A Sega Sammy Holdings Incorporated declarou a sua intenção de adquirir totalmente o estúdio finlandês de desenvolvimento Rovio Entertainment Oyj num negócio avaliado em $776 milhões.
A empresa com sede em Helsínquia, responsável pela criação da franquia de videojogos Angry Birds, aceitou os termos da Sega – e os valores das ações da Rovio aumentaram como resultado deste anúncio. Espera-se que o acordo seja finalizado no final do verão ou início do outono deste ano e sinaliza a ambição da Sega em ganhar destaque no mundo dos jogos móveis. A Rovio havia anteriormente recusado uma proposta de aquisição da Playtika – uma empresa israelense especializada em entretenimento digital – por $735 milhões, no final do mês passado.
Segundo a Rovio, Angry Birds foi o primeiro jogo móvel a ser descarregado mil milhões de vezes, pelo que a Sega adquiriu uma propriedade intelectual sólida que também se expandiu para o mundo dos filmes (duas longas-metragens animadas) e para muitas outras áreas de merchandising (roupa e outros acessórios). Comentando a aquisição, Haruki Satomi, presidente e CEO do grupo, representante diretor da Sega Sammy Holdings Inc., afirmou: “No mercado de jogos global em rápida expansão, o mercado de jogos móveis tem um potencial especialmente elevado, e tem sido o objetivo de longo prazo da Sega acelerar a sua expansão neste campo.”
Satomi acrescentou: “Sinto-me abençoado por poder anunciar uma transação com a Rovio, uma empresa que possui Angry Birds, que é amado em todo o mundo e é a casa de muitos funcionários habilidosos que apoiam as capacidades líderes da indústria da empresa em desenvolvimento e operação de jogos móveis. Historicamente, como representado pela série “Sonic the Hedgehog”, a Sega lançou inúmeros títulos de jogos para várias plataformas de jogos. Estou confiante de que, através da combinação das marcas, personagens, base de fãs, bem como da cultura e funcionalidade corporativas de ambas as empresas, haverá sinergias significativas criadas no futuro.”
Analistas do setor antecipam que as equipas de desenvolvimento da Rovio começarão a trabalhar ainda este ano em propriedades intelectuais existentes da Sega para o espaço de jogos móveis, dado que se estima que o mercado crescerá mais 56% em três anos. A Sega expandiu o seu império de estúdios de jogos através de uma ampla gama de aquisições internacionais ao longo dos anos – mais notavelmente na forma da Creative Assembly (série Total War), Sports Interactive (Football Manager), Atlas (Persona) e Relic Entertainment (Company of Heroes).
O CEO da Rovio, Alexandre Pelletier-Normand, mostrou-se bastante entusiasmado com a oferta feita pela Sega. Alexandre refere que cresceu a jogar Sonic the Hedgehog, ficando fascinado pelo seu design inovador. Mais tarde, quando jogou Angry Birds pela primeira vez, percebeu que os videojogos se tinham tornado num verdadeiro fenómeno de cultura popular, capazes de moldar a cultura moderna. Juntar-se à Rovio foi uma honra e está orgulhoso de ter visto a franquia Angry Birds continuar a crescer com novos jogos, séries e filmes. Pelletier-Normand destacou ainda a plataforma de tecnologia proprietária da Rovio, Beacon, que tem 20 anos de experiência e permite que equipas coesas desenvolvam produtos de jogos como serviço de classe mundial. A missão da empresa é “Craft Joy” e estão entusiasmados com a ideia de usar sua experiência e ferramentas para trazer ainda mais alegria aos jogadores, melhorando e expandindo as IPs vibrantes da Rovio e da Sega. Red e Sonic são dois personagens globalmente reconhecidos e icónicos criados por duas empresas notavelmente complementares, com alcance mundial que abrange plataformas móveis, PC/console e além. Combinar as forças da Rovio e da Sega apresenta um futuro incrivelmente empolgante.








