Apple WWDC 2020: As 18 Maiores Divulgações

O evento WWDC 2020 da Apple era único antes mesmo de começar. É a primeira vez que a conferência de desenvolvedores da Apple é transmitida exclusivamente on-line. Independentemente disso, houve algumas grandes revelações, incluindo algumas de que já estávamos à espera e outras que foram uma total surpresa.

APPLE APRESENTA O IOS 14, A SUA PRÓXIMA GRANDE ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE

A Apple deu um primeiro vislumbre do iOS 14, a nova atualização que chegará aos iPhones ainda este ano. A mudança mais notável ocorre na forma de widgets que poderão ser colocados no ecrã inicial. É como se as aplicações do Apple Watch invadissem o iPhone – é provavelmente a maior alteração ao iOS desde sempre, pelo menos esteticamente. A Apple vai disponibilizar estes novos widgets em diferentes formas e tamanhos, e o seu propósito é o utilizador poder ter mais informações logo no ecrã inicial.

Será também adicionada a App Library, um novo recurso que organiza as aplicações automaticamente com base nas suas categorias. Parece ser um excelente recurso para aceder rapidamente a aplicações que normalmente ficam fora da primeira ou da segunda página do ecrã.

O recurso PiP (picture-in-picture) estará também disponível no iOS 14. Se deslizar o dedo enquanto assiste a um vídeo ecrã inteiro, a janela flutua no ecrã inicial e permite redimensionar e mover o vídeo. O PiP não é um recurso super exclusivo, mas a Apple está a adaptar-se ao permitir que o PiP seja minimizado até ao tamanho de um pequeno botão na lateral do ecrã. Desta forma, não temos que sair ou fechar o vídeo se precisarmos de ver o ecrã inteiro por um instante.

MEMOJIS MAIS VARIADOS NO IOS 14

Os Memoji vão ser melhorados na próxima grande atualização de software, incluindo mais opções de idade, acessórios para Memoji, como máscaras faciais e emoções, como corar. Pode parecer uma pequena adição, mas é ótimo para quem adora comunicar através de Memojis.

O APPLE MAPS TERÁ UMA VISTA DE MAPA DEDICADA PARA CICLISTAS E UTILIZADORES DE VE

O iOS 14 traz uma grande atualização para o Apple Maps que inclui uma nova navegação específica para ciclismo, entre outras coisas. Pode alertá-lo sobre aumentos de altitude, bem como uma notifica-lo se precisar de subir escadas para chegar ao seu destino. A Apple diz que isso acontecerá primeiro em Nova York, Los Angeles, São Francisco, Xangai e Pequim, embora mais virão nos meses seguintes ao lançamento do iOS 14.

Terá ainda um modo que permitirá aos utilizadores de VE saber onde estão os carregadores ao longo dos seus percursos.

A APPLE VAI ESTREAR A SUA CHAVE DIGITAL PARA CARROS NO IOS 13 E IOS 14

A Apple apresentou uma nova maneira de desbloquear e ligar o seu carro. Para já estará disponível apenas na série 5 da BMW. Pode registar uma chave na Apple Wallet e, quando chegar a um carro suportado, desbloqueá-lo-á via NFC e, em seguida, liga o motor quando o smartphone estiver apoiado num dispositivo específico. As chaves são armazenadas no dispositivo e podem ser excluídas da nuvem, se necessário. O que é interessante também sobre esse recurso é que permite criar perfis de condução exclusivos para outros utilizadores do iPhone, concedendo permissões específicas para, por exemplo, o seu filho, ou nenhuma restrição para outra pessoa, como um cônjuge ou outra pessoa de confiança.

APP CLIPS NO IOS 14

A Apple estreou os App Clips, que são como uma versão das aplicações instantâneas do Android. O essencial é que não precisará de fazer o download de uma aplicação completa para ter acesso ao que esta oferece. Parece ser uma boa opção para quem não deseja instalar mais aplicações do que realmente precisa.

ALGUMAS MUDANÇAS A CAMINHO DO IPADOS 14

À semelhança do iOS 14, os widgets vão chegar também à próxima versão do iPadOS.
A Apple está divulgando uma nova barra lateral como forma de facilitar a navegação entre aplicações. Foi demonstrado o seu funcionamento na Apple Music e noutras aplicações. Se estiver a utilizar o iPad como um substituto de portátil, a barra lateral deverá facilitar mais o trabalho sem precisar tocar de tocar no ecrã.

A Apple redesenhou também a pesquisa no iPad e parece quase exatamente o Spotlight no macOS. Esta ferramenta pode ajudá-lo a encontrar contatos, pesquisar na Web ou servir como uma função semelhante ao Launchpad para iniciar aplicações.

ESCREVER COM O APPLE PENCIL VAI SER MELHORAR COM IPADOS 14

A Apple lançou um novo recurso chamado Scribble que permite escrever em qualquer campo de texto com o Apple Pencil e será automaticamente convertido em texto. Este recurso pode detectar automaticamente o contexto das informações que escrevemos, como um número de telefone ou endereço, e direcioná-lo para a aplicação correcta quando pressionado.

Esse recurso também pode renderizar caligrafia em vários idiomas em texto no iPad.

OS AIRPODS IRÃO ALTERNAR ENTRE DISPOSITIVOS DE FORMA IMPERCEPTÍVEL

A Apple está a actualizar o software em execução nos AirPods para permitir que se conectem automaticamente a qualquer dispositivo emparelhado que comece a reproduzir áudio. Não vamos precisar de selecionar manualmente a fonte a que nos pretendemos conectar.

O AIRPODS PRO TERÃO ÁUDIO ESPACIAL

A Apple está a utilizar o acelerómetro no AirPods Pro para fornecer áudio espacial que rastreia a localização da sua cabeça (e do seu dispositivo). O áudio espacial pode proporcionar uma experiência de som mais envolvente, fazendo-nos sentir dentro da mistura de áudio.

O RECURSO DE TROCA DE MOSTRADOR DO WATCHOS 7 TORNA FÁCIL PARTILHAR E OBTER NOVOS MOSTRADORES

Viu um mostrador de que gosta, mas não sabe como obtê-lo? A Apple está a facilitar a partilha de mostradores com um novo recurso chamado Face Swapping. Pode adicionar um mostrador ao seu Apple Watch a partir do site de um desenvolvedor ou através das redes sociais.

O APPLE WATCH IRÁ MONITORIZAR DANÇA NO WATCHOS 7

A aplicação de exercício utiliza o giroscópio e o acelerómetro do Apple Watch, combinados com dados da frequência cardíaca, para rastrear uma variedade de tipos de dança. Este é um tipo de treino que nenhuma outra empresa desenvolveu ainda. Será que nos avisa se dançarmos mal?

A MONITORIZAÇÃO DO SONO VAI SER ADICIONADA AO WATCHOS 7

A Apple utiliza o sensor do Apple Watch para monitorizar os seus movimentos. A aplicação complementar no iPhone não requer a utilização do Apple Watch, mas as suas métricas provavelmente serão um pouco mais detalhadas com a sua utilização. A Apple não aprofundou muito as especificidades de como o sono é monitorizado.

WATCHOS 7 PODE MONITORIZAR LAVAGEM DAS MÃOS

A lavagem das mãos é foco de maior importância agora, devido à pandemia de coronavírus. Com isto, o watchOS 7 terá um recurso que determina quando começamos a lavar as mãos. Os microfones do relógio escutam o som de salpicos de água para confirmar que realmente estamos a lavar as mãos e, em seguida, inicia uma contagem regressiva no mostrador do relógio.

A APPLE DESENVOLVE UM NOVO PADRÃO SMART HOME JUNTAMENTE COM A GOOGLE, AMAZON E OUTROS

A Apple quer ampliar o tipo de tecnologia doméstica inteligente que seus utilizadores podem usar, além dos dispositivos compatíveis com o HomeKit, para formar uma nova aliança com empresas como Google, Amazon, Zigbee e outras empresas para fazer exatamente isso. Este tema foi abordado de forma muito leve e rápida sem muitas informações.

APPLE TV OBTÉM SUPORTE MULTIUTILIZADOR PARA APPLE ARCADE

Se já alguma vez desejou mudar facilmente de perfil para que alguém possa jogar um título do Apple Arcade sem perder o seu progresso, poderá fazer isso facilmente com uma atualização futura. A Apple também vai adicionar suporte para o comando sem fios Xbox Elite 2 e o Xbox Adaptive.

APPLE TV VAI TER PIP NO TVOS 14

Qualquer aplicação de vídeo no tvOS 14 poderá ser exibido em PiP na Apple TV, ou seja, poderemos assistir a mais coisas na TV sem precisar trocar de aplicação. Para dar um exemplo, podemos acompanhar as notícias enquanto trabalhamos.

O NOVO SOFTWARE MACIG BIG SUR DA APPLE É MUITO PARECIDO COM O IOS

A Apple apresentou a sua próxima grande atualização de software para desktop, chamada macOS Big Sur. Esta apresenta uma grande revisão no design que o alinha mais com o desenvolvimento que o iOS e o iPadOS têm seguido nos últimos anos. O macOS Big Sure vai incluir vários recursos do iOS 14 e iPadOS 14, como widgets, melhorias nas mensagens, como grupos e fixar conversas, e a capacidade de editar o seu Memoji.

A APPLE ANUNCIOU O SEU NOVO PROCESSADOR PARA OS SEUS FUTUROS COMPUTADORES

A Apple usa processadores baseados em Intel há anos, mas vai trocá-los pelos seus próprios processadores, como já se suspeitava há algum tempo.
É uma grande mudança, enorme para o hardware, desencadeando os próprios esforços da Apple na produção de componentes em vez de ficar dependente da evolução da Intel, mas também traz implicações no software. A Apple vai possibilitar a execução de aplicações criadas com base em Intel nos novos Macs, além de aplicações com base noutros ambientes, como o Linux. Além disso, graças à utilização de hardware personalizado, pode até executar aplicações para iPhone e iPad, o que é algo muito significativo!

ARTIGOS RECENTES

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *