A Microsoft está a preparar-se para ativar o Copilot no OneNote para ler e analisar notas escritas à mão. A funcionalidade entrou em testes beta no final de junho e permitirá aos utilizadores do OneNote escrever notas manuscritas utilizando uma caneta e depois resumi-las, fazer perguntas ou mesmo gerar listas de tarefas com base nas notas.
A funcionalidade Copilot alimentada por IA no OneNote poderá até converter as suas notas manuscritas em texto para facilitar a edição e a partilha. A Microsoft lançou pela primeira vez o Copilot dentro do OneNote em novembro, e esta atualização estará disponível para os subscritores do Copilot para Microsoft 365 e para os utilizadores do Copilot Pro assim que for lançada de forma mais abrangente.
Um teste feito à capacidade do Copilot para ler uma caligrafia mais complexa demonstra que é possível decifrá-la. A sumarização funciona bem em notas manuscritas pequenas e mesmo em notas maiores. Ao pedir ao Copilot para reescrever um parágrafo inteiro de notas manuscritas, conseguiu formatar num texto fácil de ler, fiel ao original, mas também um pouco mais jovial. Isto é impressionante, uma vez que os modelos de IA generativa têm tendência para inventar coisas na maioria das vezes.
Listas de Tarefas
Se utilizas o OneNote para listas de tarefas escritas à mão, esta funcionalidade facilita definitivamente a conversão em texto numa fase posterior. Criei uma lista manuscrita e o Copilot conseguiu convertê-la com precisão numa lista de texto em segundos.
O Galaxy AI da Samsung tem uma função semelhante que pode formatar automaticamente listas manuscritas, contudo tem dificuldades com algumas das caligrafias piores.
Se quiseres testar o reconhecimento de notas manuscritas do Copilot, terá de ser um Microsoft 365 Insider a executar a versão mais recente do OneNote no Windows e ter uma subscrição do Copilot Pro ou do Copilot para Microsoft 365.