A Google está a lançar algumas novas atualizações para a sua Experiência Generativa de Pesquisa (SGE), com quase três meses de existência, o modo de conversação da empresa baseado em IA na Pesquisa, com o objetivo de ajudar os utilizadores a aprender melhor e a dar sentido às informações que descobrem na Internet. As funcionalidades incluem ferramentas para ver definições de termos desconhecidos, ferramentas que ajudam a melhorar a compreensão e a codificação de informações em vários idiomas e uma funcionalidade interessante que permite explorar o poder da IA da SGE enquanto navega.
A empresa explica que estas melhorias têm como objetivo ajudar as pessoas a compreender melhor conceitos complicados ou tópicos complexos, aumentar as suas capacidades de codificação e muito mais.
Uma das novas funcionalidades permite passar o rato sobre determinadas palavras para pré-visualizar as suas definições e ver imagens ou diagramas relacionados com o tópico, nos quais se pode tocar para saber mais. Esta funcionalidade estará disponível nas respostas geradas pela IA da Google a tópicos ou perguntas relacionadas com determinados assuntos, como STEM, economia, história e outros, onde o utilizador pode encontrar termos que não compreende ou conceitos que pretende aprofundar para uma melhor compreensão.
Esta nova funcionalidade ajudará quem utiliza o SGE para assistência à programação. As novas capacidades tornarão mais fácil a compreensão e a depuração do código gerado, afirma a Google.
Atualmente, o SGE fornece visões gerais geradas por IA que ajudam em tarefas relacionadas com linguagens e ferramentas de programação, permitindo aos utilizadores encontrar respostas às suas perguntas de “como fazer” ou ver exemplos de código gerados. A nova atualização irá agora codificar por cores os segmentos de código com destaques de sintaxe, facilitando a identificação de diferentes elementos como palavras-chave, comentários e cadeias de caracteres.
A funcionalidade foi concebida para ajudar os utilizadores da Web a interagir com conteúdos longos de editores e criadores, para que seja mais fácil encontrar o que procuram.
Por exemplo, em algumas páginas Web, pode tocar para ver uma lista gerada por IA dos pontos-chave que um artigo abrange, com ligações que o levam diretamente para a parte que procurava.
A página também incluirá uma opção “Explorar na página”, na qual pode ver as perguntas a que um artigo responde e depois saltar para a seção relevante.
A funcionalidade é uma reminiscência da funcionalidade de pesquisa de realce de conteúdo existente, que o levará para o texto relevante quando pesquisar termos específicos e for encontrado um resultado correspondente. No entanto, desta vez, é alimentada por IA.
A Google refere ainda que esta funcionalidade não funcionará para artigos com acesso pago, e os editores podem optar por bloquear a funcionalidade, designando o seu conteúdo como com acesso pago no Centro de Ajuda.
A Bing Também Oferece Soluções AI
O Bing Chat também oferece uma funcionalidade semelhante a esta, que permite realçar o texto em questão numa página e, em seguida iniciar uma conversa onde pode aprender mais sobre o tópico.
O rival Bing Chat também já oferece uma funcionalidade semelhante à da Google, em que lhe permite resumir o conteúdo para si, enquanto lê um artigo ou documento online – por isso, mais uma vez, esta novidade da Google já chega um pouco tarde.
Conclusão
- A Google e o Bing não são os únicos e pioneiros a pensar como a IA pode ser aliada ao resumo de textos.
- O aplicativo de leitura de notícias Artifact, dos fundadores do Instagram, também começou a oferecer um recurso de resumo de IA a partir da sua atualização de abril de 2023.
- O SGE durante a navegação está disponível como uma experiência independente no Search Labs e será implementado automaticamente para aqueles que já optaram pelo SGE.
- As funcionalidades vêm na sequência de outras novas adições ao SGE, incluindo uma funcionalidade lançada no início deste mês que mostra vídeos e imagens relacionados com as consultas de pesquisa dos utilizadores.
- O Search Labs está disponível na aplicação Google para Android e iOS e no Chrome para computador.