Resposta rápida: tendo em conta o preço da actual, 128GB e a frequência mais alta disponível. Caso encerrado… 😎 Mas será mesmo assim?

É claro que não. Tudo vai depender da máquina que escolherem e qual a sua finalidade, mas claro, faz sentido colocarem a mais rápida, dentro do orçamento que possuem. O melhor balanço possível entre custo / performance em todos os componentes do vosso Pc Gaming, vai ser a regra de ouro, permitindo assim uma maior longevidade da mesma.
DICA: Na escolha da Memória RAM , devem ter em atenção que a memória que escolherem está na lista QVL (Qualified Vendor List) da motherboard, pois deste modo evitam problemas de compatibilidade e é garantido que vai funcionar sem grandes dores de cabeça.

De forma a explicar sem muitos termos técnicos, as memórias RAM não são todas iguais, pelo que devem ter alguns cuidados na hora de as escolher. Tem de ter em atenção alguns pontos principais, sendo estes alguns exemplos: Tipo de Memória (ex: DDR3/DDR4), Frequência (MHz) e a Latência (CL).

Antes de avançar, convém terem o cuidado de não misturar as memórias de desktop (DIMM / UDIMM) e as memórias de portátil (SO-DIMM) na vossa pesquisa, pois são fisicamente diferentes. As memórias para computadores de secretária (DIMM / UDIMM), por norma são maiores e alguns modelos tem dissipadores que ajudam a retirar o calor dos chips. As memórias de portáteis (SO-DIMM), por norma não tem dissipador, e são mais pequenas, para serem instaladas em espaços mais pequenos nos portáteis.
A cada lançamento dos novos sockets e chipset, as marcas vão tentando elevar este patamar das frequências o mais longe possível e já temos testes em que as RAMs estão a chegar a valores astronómicos, como 6 GHz ou superiores. Claro está, que ao falarmos destes números, entramos no campo de experimentação, que é apenas de interesse para utilizadores avançados. No entanto, esse não é o objetivo deste artigo.


Ao nível de testes optamos por usar 16GB com diferentes frequências (2133MHz, 3200MHz, 3600MHz e 4000MHz). Utilizamos para simular produtividade o CineBench R20, para Gaming, Counter Strike: GO, e o PassMark que testa a máquina por um todo.

Finalmente um pc Gaming, usamos o Benchmark do CS:GO (workshop FPS Benchmark), para de forma rápida perceber se as diferentes frequências afetam os FPS.

Como podemos constatar, frequências mais altas ajudam a que a nossa máquina tenha um desempenho maior, no entanto, tudo irá depender da disponibilidade financeira para o investimento que tenham para fazer. As memórias com maior frequência tendem a ser as mais caras, o que nem sempre dá para encaixar num orçamento mais apertado, pois temos de orquestrar muito bem onde e como gastar todo o nosso budget.
Como recomendação final, acima de tudo mantenham uma máquina equilibrada, e que vos garanta uma longevidade maior, pois o investimento inicial poderá ser maior, mas não vão sentir necessidade de alterações tão cedo.
Podes encontrar toda a gama de memórias na ligação abaixo.