Com moldura mínima e chassi incrivelmente fino, o Surface Pro X do ano passado tinha um dos designs mais impressionantes em computadores 2-em-1 e agora, a Microsoft está a renovar o seu modelo, baseado em ARM com um novo processador e uma pintura brilhante platinum.
Apresenta um novo chip SQ2 que a Microsoft diz que foi criado graças à parceria com a Qualcomm (certamente baseado no Snapdragon 8cx Gen 2), a Microsoft diz que o novo Surface Pro X deve ter um desempenho ainda melhor, embora não esteja confirmado ainda.
Além da nova versão em platinum o modelo também está disponível em preto, a Microsoft também está a introduzir novas cores para o teclado, tais como platinium, azul gelo e vermelho papoila. Até ao momento, ainda não foram comunicados updates do Surface Pro X relativamente ao ecrã, RAM ou armazenamento.
Os utilizadores podem estar a interrogar-se se as atualizações da Microsoft serão suficientes, apenas a nova CPU e a pintura. Contudo, note-se que o Surface Pro X já não precisava de muita ajuda em termos de hardware ou design. A única fragilidade deste computador era, sem dúvida, a dificuldade de portar novas aplicações para ARM64 ou fazer com que as antigas aplicações do Windows fossem executadas.
No ano passado, a Microsoft lançou alguns desenvolvimentos importantes, incluindo uma nova versão do Edge e Teams projetada para funcionar nativamente em processadores x86 e baseados em ARM. Notavelmente, a Microsoft diz que devido a essas mudanças e uma série de outras otimizações, os modelos novos e antigos do Surface Pro X devem dispor de uma bateria com carga até 15 horas.
Tentar fazer a transição do Windows para ARM será sempre um desafio, e a Microsoft precisava lançar o Surface Pro X apenas para que a empresa pudesse ter um dispositivo original. Assim Microsoft está a demonstrar que a atualização 2020 do Surface Pro X é um compromisso com o Windows na própria plataforma ARM. E com a Apple já há planos de mudar toda a sua divisão de PC para chips baseados em ARM personalizados. Para que a Microsoft tenha o Windows no ARM com sucesso tem que continuar a atulizar-se.