Intel Apresenta os Novos Processadores Intel Xeon de 5ª Geração “Emerald Rapids” com Aceleração de IA em Todos os Núcleos

Hoje, no evento “AI Everywhere”, a Intel apresentou os seus processadores Intel Xeon de 5ª Geração, também conhecidos como “Emerald Rapids”.

Estes processadores representam uma evolução significativa, proporcionando um aumento no desempenho por watt e redução do custo total de propriedade (TCO) em diversas cargas de trabalho críticas, como inteligência artificial, computação de alto desempenho (HPC), redes, armazenamento, bases de dados e segurança. Esta iniciativa marca a segunda atualização da família Xeon em menos de um ano, oferecendo aos utilizadores mais capacidade de computação e memória mais rápida dentro do mesmo envelope de potência da geração anterior. A compatibilidade de software e plataforma com os processadores Intel Xeon de 4ª Geração permite que os utilizadores atualizem e maximizem o retorno dos investimentos em infraestrutura, reduzindo simultaneamente custos e emissões de carbono.

“Sintonizados para a IA, os nossos processadores Intel Xeon de 5ª Geração proporcionam um desempenho excecional para clientes que implementam capacidades de IA em cenários de utilização na cloud, redes e edge. Resultado de um trabalho de longa data com clientes, parceiros e o ecossistema de desenvolvedores, o lançamento dos processadores Intel Xeon de 5ª Geração assenta numa base comprovada que permitirá rápida adoção e escalabilidade a um TCO mais baixo.” – Sandra Rivera, vice-presidente executiva e diretora geral do Grupo de Data Center e AI da Intel.

Dotados de aceleração de IA em cada núcleo, os processadores Xeon de 5ª Geração abordam as exigentes cargas de trabalho de IA de ponta a ponta, proporcionando até 42% mais desempenho de inferência e menos de 100 milissegundos de latência em modelos de linguagem grandes (LLMs) com menos de 20 biliões de parâmetros.

Comparativamente à geração anterior de processadores Xeon, estes novos processadores apresentam um ganho médio de desempenho de 21% para tarefas de computação geral e possibilitam um aumento de 36% no desempenho médio por watt em várias cargas de trabalho dos clientes. Os utilizadores que seguem um ciclo típico de atualização de cinco anos e fazem upgrade a partir de gerações ainda mais antigas podem reduzir o TCO em até 77%.

Construindo sobre as inovações das gerações anteriores, os processadores Xeon de 5ª Geração trazem novas funcionalidades para proporcionar benefícios de desempenho e eficiência aos utilizadores. Suportam até 64 núcleos por CPU e quase 3 vezes o cache de último nível em comparação com a geração anterior. Oferecem oito canais de memória DDR5 por CPU, suportando DDR5 a até 5600 megatransferências por segundo (MT/s), e aumentam a largura de banda entre soquetes com o Intel UPI 2.0, oferecendo até 20 gigatransferências por segundo (GT/s). Algumas instâncias baseadas nos processadores Xeon de 5ª Geração suportarão fluxos de trabalho CXL Type 3 através dos principais fornecedores de serviços cloud (CSPs).

Os processadores Xeon de 5ª Geração são compatíveis com a geração anterior, e os principais fabricantes de equipamentos originais (OEMs), incluindo Cisco, Dell, HPE, IEIT Systems, Lenovo, Super Micro Computer, entre outros, oferecerão uma ampla seleção de sistemas de um ou dois soquetes a partir do primeiro trimestre de 2024. Os principais fornecedores de serviços cloud anunciarão a disponibilidade de instâncias baseadas nos processadores Xeon de 5ª Geração ao longo do ano.

As Extensões de Domínio de Confiança da Intel (Intel TDX) oferecem maior confidencialidade e segurança ao nível da máquina virtual (VM), melhorando a privacidade e o controlo sobre os dados. Introduzido no início deste ano com os processadores Intel Xeon de 4ª Geração e disponível em alguns CSPs, com o lançamento dos processadores Xeon de 5ª Geração, o Intel TDX estará geralmente disponível para todos os fornecedores de soluções OEM e CSP. Dentro de uma VM confidencial do Intel TDX, os sistemas operativos convidados e as aplicações VM estão isolados do acesso pelo anfitrião cloud, hipervisor e outras VMs na plataforma.

Estes novos processadores da Intel proporcionam aumentos impressionantes de desempenho e benefícios gerais para os clientes e parceiros da empresa, possibilitando o crescimento do desempenho otimizado em cargas de trabalho-chave.

Com o lançamento dos processadores Intel Xeon de 4ª Geração em janeiro de 2023 e dos processadores Xeon de 5ª Geração hoje, a Intel continua a cumprir os seus compromissos de roadmap com os clientes. Olhando para o futuro, os futuros processadores Intel Xeon, previstos para o próximo ano, trarão avanços significativos em eficiência energética e desempenho. Sierra Forest, com eficiência E-core e até 288 núcleos, chegará na primeira metade de 2024, e Granite Rapids, com desempenho P-core, seguirá de perto.

ARTIGOS RECENTES

Lian Li Revela Nova Colaboração com DAN Cases: A3 Micro-ATX

A Lian Li, em parceria com a DAN Cases, acaba de lançar a A3-mATX, um novo chassis micro-ATX que promete revolucionar o mercado de sistemas compactos. Com painéis de malha de alto desempenho no topo e nas laterais, a A3-mATX garante um fluxo de ar e arrefecimento ótimos para o sistema.

Jogos Gratuitos PS Plus de Maio 2024

A PlayStation revelou a lista de jogos gratuitos deste mês para os membros do PS Plus, e há algumas pérolas na seleção. A partir de 7 de maio, todos os membros do PS Plus poderão adicionar estes quatro jogos à sua biblioteca.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *