A Microsoft disponibilizou a sua primeira versão de teste do Windows 11. Os membros do programa Windows Insider podem descarregar esta versão imediatamente (build 22000.51) que inclui quase várias das funcionalidades já anunciadas como novidade neste novo Windows. Nesta versão é possível aceder ao novo menu Iniciar, recursos de multi tarefa e Microsoft Store.

Estão também disponíveis quase todas as novidades visuais que a Microsoft tem vindo a revelar. O menu Iniciar está agora centrado no ecrã, os cantos das janelas em execução são agora arredondados, há melhorias relativas ao centro de notificações, e muito mais. Se o Windows 11 estiver instalado num dispositivo com acelerómetro, o ecrã de bloqueio terá efeitos de movimento parallax.

Além disto, estão incluídos novos temas, widgets e um modo de visualização claro e escuro, uma opção que tem vindo a tornar-se padrão noutros sistemas operativos e aplicações. Todos os novos temas (Glow, Flow, Sunrise e Captured Motion) foram desenhados com o menu Iniciar centrado e incluem novos sons de utilização.
Há ferramentas que estão ainda em desenvolvimento e, como tal, não incluídas nesta versão do Windows 11. Falamos da integração do Microsoft Teams e aplicações Android.

Estão ainda incluídas duas ferramentas que visam melhorar o trabalho multi tarefa em vários ecrãs, as ferramentas Snap Groups e Snap Layouts, algo muito necessário atualmente e muito bem-vindo.
Outro aspeto que está a ser revisto pela Microsoft é a área das Desfinições. Nesta versão do Windows 11 podemos ver alterações que melhoram a navegação e facilitam encontrar o ajuste que procuramos.

Quem quiser testar o Windows 11 terá que subscrever o programa Windows Insider. Depois disso, basta entrar nas Definições>Atualizações & Segurança>Windows Insider Program, isto num dispositivo com Windows 10.
Para todos os efeitos, fica um aviso, esta é uma versão de teste com vários bugs e recursos inacabados, portanto, o ideal será não instalar esta versão numa máquina primária em casa.