Novidade: USB-C Será Obrigatório Para Telefones vendidos na UE Até ao Outono de 2024

Os legisladores da União Europeia chegaram a um acordo sobre legislação que obrigará todos os futuros smartphones vendidos na UE – incluindo o iPhone da Apple – a serem equipados com a porta universal USB-C para carregamento por cabo até ao outono de 2024. A regra aplicar-se-á também a outros dispositivos eletrónicos, incluindo tablets, câmaras digitais, auscultadores, consolas de videojogos portáteis, e leitores eletrónicos. Os computadores portáteis terão que cumprir a regra numa data posterior.

A legislação está em desenvolvimento há mais de uma década, mas foi alcançado um acordo sobre o seu âmbito esta manhã, na sequência de negociações entre diferentes órgãos da UE.

“Hoje fizemos do carregador comum uma realidade na Europa”, disse o relator do Parlamento Europeu, Alex Agius Saliba, num comunicado de imprensa. “Os consumidores europeus ficaram frustrados durante muito tempo com múltiplos carregadores empilhados com cada novo dispositivo. Agora poderão utilizar um único carregador para toda a sua electrónica portátil”. A legislação também inclui disposições destinadas a abordar os carregadores sem fios no futuro, bem como a harmonizar as normas de carregamento rápido.

A legislação ainda precisa de ser aprovada pelo Parlamento e Conselho da UE no final deste ano, mas isso  é apenas uma formalidade. Num comunicado de imprensa, o Parlamento Europeu afirmou claramente que a lei estará em vigor “até ao outono de 2024”. Até esta data, todos os dispositivos abrangidos pela lei e vendidos na UE terão de utilizar USB-C para carregamento por cabo.

ARTIGOS RECENTES

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *