A AMD e a Qualcomm, que comercializam chips para grande parte das maiores empresas de eletrónica, demonstraram também a mesma escassez recentemente. A Sony culpabiliza este problema de escassez de chips pela dificuldade de criar stock de PlayStations 5 para satisfazer a procura.
É bastante provável que este problema se mantenha durante os próximos meses, o que fará com que a procura continue a atingir os valores mais altos de sempre. A SIA (Semiconductor Industry Association) anunciou em dezembro que as vendas globais de chips cresceram 8.4% de 2020 para 2021, num total de 433 mil milhões de dólares. De 2019 para 2020 foi registado um crescimento de 5.1%. Pode parecer um crescimento ligeiro, mas temos que considerar que este valor envolve quantias absolutamente titânicas.
Parece que o problema irá manter-se ainda durante algum tempo. Numa altura em que todos queremos comprar aquele componente, computador, gadget, ou uma novidade eletrónica que nos deixa entusiasmados e ansiosos por experimentar, esta escassez de produtos pode ser um verdadeiro atentado à nossa paciência. Resta-nos aguardar pelo aumento de produção de chips e estar atentos aos stocks para conseguirmos ser os mais rápidos a comprar, se tivermos sorte.