Processador AMD Ryzen 9000 “Granite Ridge” Zen 5 Revelado?

Uma alegada imagem de um processador de desktop da série AMD Ryzen 9000 “Granite Ridge”, ainda não lançado, acabou de surgir.

Este processador, conhecido como “Granite Ridge”, representa a implementação desktop da microarquitetura “Zen 5” da AMD, sucedendo ao atual Ryzen 7000 “Raphael” baseado na arquitetura “Zen 4”. As informações indicam que o número de núcleos da CPU do “Granite Ridge” continua a ser de até 16. Estes processadores serão compatíveis com o socket AM5 existente da AMD e poderão funcionar nas placas-mãe com chipset da série 600 da AMD, embora a empresa esteja a desenvolver um novo chipset para acompanhar estes novos processadores.

A imagem da suposta amostra de engenharia da AMD exibe um código de produto OPN 100-000001290-11, ainda não lançado. Este código também foi identificado numa base de dados online do Einstein@Home, onde a plataforma de computação distribuída o reconheceu como tendo 16 threads, sugerindo a possibilidade de ser um SKU de 8 núcleos/16 threads. A microarquitetura “Zen 5” é esperada não só para trazer um aumento no IPC em relação ao “Zen 4”, mas também para oferecer um significativo aumento de desempenho em cargas de trabalho AVX-512 devido a uma FPU atualizada. A AMD planeia revelar oficialmente os seus processadores da série Ryzen 9000 “Zen 5” na Computex de 2024.

PROCESSADORES AMD

PCDIGA

ARTIGOS RECENTES

Lian Li Revela Nova Colaboração com DAN Cases: A3 Micro-ATX

A Lian Li, em parceria com a DAN Cases, acaba de lançar a A3-mATX, um novo chassis micro-ATX que promete revolucionar o mercado de sistemas compactos. Com painéis de malha de alto desempenho no topo e nas laterais, a A3-mATX garante um fluxo de ar e arrefecimento ótimos para o sistema.

Jogos Gratuitos PS Plus de Maio 2024

A PlayStation revelou a lista de jogos gratuitos deste mês para os membros do PS Plus, e há algumas pérolas na seleção. A partir de 7 de maio, todos os membros do PS Plus poderão adicionar estes quatro jogos à sua biblioteca.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *