Qualcomm Apresenta as Capacidades de IA do Novo Snapdragon 7 Gen 3

A Qualcomm revelou oficialmente o seu mais recente processador, o Snapdragon 7 Gen 3, destacando-se pelas suas poderosas capacidades de inteligência artificial (IA). Este sistema em chip (SoC) promete revolucionar a experiência do utilizador nos dispositivos que o adotarem, com previsão de chegada aos primeiros dispositivos até ao final de novembro.

IA Incorporada para Experiências Mais Inteligentes

A verdadeira estrela deste novo SoC é a inteligência artificial integrada. A Qualcomm destaca a capacidade do Snapdragon 7 Gen 3 de reconhecer atividades para proporcionar experiências mais úteis. Por exemplo, o SoC poderá identificar automaticamente que estás a fazer exercício e perguntar se desejas ativar o rastreamento de fitness.

Além disso, este SoC utilizará truques de IA para melhorar a fotografia e o vídeo. A funcionalidade AI Remosiac poderá remover descolorações granuladas em imagens, enquanto a Redução de Ruído de IA ajuda a limpar imagens mesmo em condições de pouca luz. O Snapdragon 7 Gen 3 possui três processadores de sinal de imagem (ISPs), permitindo a captura de dados de imagem de três câmaras simultaneamente. A Qualcomm afirma que o SoC pode produzir vídeo 4K HDR com nitidez e contraste aprimorados.

A tradução offline de vários idiomas e transcrições também é possível com o Snapdragon 7 Gen 3, uma funcionalidade que tem brilhado nos chips Tensor da Google. Resta-nos ver como o Snapdragon 7 Gen 3 se compara neste aspeto.

Desempenho de Poder

O Snapdragon 7 Gen 3 atinge uma velocidade de CPU máxima de 2,63 GHz, representando um aumento de quase 15% em comparação com o Snapdragon 7 Gen 1. O Gen 3 possui 8 núcleos: um núcleo principal até 2,63 GHz, três núcleos de desempenho até 2,4 GHz e quatro núcleos de eficiência até 1,8 GHz.

Apesar da comparação com o Gen 1, é importante notar que a Qualcomm também oferece o Snapdragon 7+ Gen 2, que atinge 2,91 GHz, tornando a velocidade máxima do Gen 3 ligeiramente inferior à do Gen 2.

Quanto à GPU, o Snapdragon 7 Gen 3 possui uma GPU que é mais de 50% mais rápida do que a do Gen 1 e deve suportar gráficos HDR. Pode alimentar ecrãs capazes de exibir até 144 fps.

Este SoC incorpora também um modem 5G que suporta 5G mmWave, sub-6 GHz e pode lidar com velocidades de download até 5 Gbps. Quanto ao Wi-Fi, o Gen 3 suporta Wi-Fi 6E até 2,9 Gbps. A Qualcomm afirma que o Gen 3 é 20% mais eficiente em termos energéticos do que o Gen 1 e a tecnologia Quick Charge 5 permite que um dispositivo vá de 0% a 50% de carga em apenas cinco minutos.

Melhorias de Áudio e Recursos Inovadores

No domínio do áudio, o LE Audio com suporte Auracast está presente no Gen 3, permitindo que dispositivos transmitam áudio para um número ilimitado de recetores (colunas, auriculares, aparelhos auditivos). Isso significa que, ao partilhar uma música com um amigo, não será necessário emprestar-lhe os auriculares. Em vez disso, o dispositivo alimentado pelo Snapdragon 7 Gen 3 pode permitir que vários conjuntos de auscultadores sintonizem (desde que sejam compatíveis).

Com o suporte a áudio espacial e rastreamento de cabeça, o Gen 3 proporciona uma experiência mais envolvente para aqueles que gostam de se sentir parte da ação.

Considerando que o Snapdragon 8 Gen 3 alimentará muitos dos topos de gama de 2024, espera-se que o Snapdragon 7 Gen 3 esteja presente em dispositivos mais acessíveis em comparação com os modelos mais potentes que utilizarão o 8 Gen 3.

ARTIGOS RECENTES

Lian Li Revela Nova Colaboração com DAN Cases: A3 Micro-ATX

A Lian Li, em parceria com a DAN Cases, acaba de lançar a A3-mATX, um novo chassis micro-ATX que promete revolucionar o mercado de sistemas compactos. Com painéis de malha de alto desempenho no topo e nas laterais, a A3-mATX garante um fluxo de ar e arrefecimento ótimos para o sistema.

Jogos Gratuitos PS Plus de Maio 2024

A PlayStation revelou a lista de jogos gratuitos deste mês para os membros do PS Plus, e há algumas pérolas na seleção. A partir de 7 de maio, todos os membros do PS Plus poderão adicionar estes quatro jogos à sua biblioteca.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *