O Galaxy S21 Ultra do ano passado foi o primeiro smartphone sem pertencer à gama Note da Samsung a suportar a S Pen e a compatibilidade foi expandida para o Z Fold 3 em Agosto. É natural esperar que o próximo Samsung Galaxy Z Fold 4 também suporte a stylus. Um leaker revelou recentemente uma atualização sobre este assunto.

Um leaker já frequente no que diz respeito a revelar informação antecipadamente, Mukul Sharma, com o username @stufflistings no Twitter, diz que a Samsung iniciou a produção da S Pen para o Galaxy Z Fold 4 em vários países eurasiáticos.
[Exclusive] Serial production of the S-Pen for the upcoming Galaxy Fold (Z Fold 4) has begun in several Eurasian countries.#Samsung #SamsungGalaxyZFold4
— Mukul Sharma (@stufflistings) April 18, 2022
O tweet é escasso em detalhes, por isso é difícil dizer que melhorias esta S Pen oferecerá em relação à edição S Pen Fold Edition e S Pen Pro do ano passado.
Ao contrário do S21 Ultra e do Fold 3, o Galaxy S22 Ultra deste ano tem um espaço para a S Pen e rumores indicam que o Galaxy Z Fold 4 também terá um área incorporada para a stylus, o que seria muito mais conveniente do que manter o acessório numa capa especial, tal como a capa Flip Cover da Samsung com S Pen.
Vale a pena referir que as duas metades do Galaxy Z Fold 3 são mais finas do que as do Galaxy S22 Ultra e como a S Pen é quase tão espessa como o próprio aparelho, a Samsung terá provavelmente de tornar o Z Fold 4 um pouco mais espesso para criar espaço para o a stylus. Isto seria um pouco problemático, uma vez que o Z Fold 3 já é bastante espesso. Caso contrário, a Samsung poderia reduzir a capacidade da bateria – algo que não está nos previsto de acordo com os rumores – para acomodar a S Pen.
Além disso, diz-se que o Fold 4 é na realidade mais fino que o Fold 3, resultado de um novo design de uma só dobradiça. Um relatório de Novembro de 2021 tinha sugerido que o smartphone pode não disponibilizar um espaço para a S Pen, pelo que teremos de esperar para ver como as coisas correm.
Espera-se então que o Z Fold 4 seja mais durável do que o seu predecessor e que matenha um sensor físico de impressões digitais. É também provável que o smartphone seja o primeiro dispositivo da Samsung a vir com um conjunto de câmaras topo de gama com uma câmara principal de alta resolução e um sensor de telefoto de 10MP 3x para ampliar o alcance do zoom. Isto poderá torná-lo num dos smartphones com melhor câmara de 2022.
O smartphone será, alegadamente, alimentado pelo Snapdragon 8 Gen 1 Plus e poderá custar um pouco menos do que o Z Fold 3 que custa entre 1700 e 1800 euros, dependendo da versão.