Steam Deck a 4K60?

Um utilizador conseguiu um output a 4K60 com uma placa gráfica externa. A experiência é bastante elaborada e pouco prática, mas mostra que tal façanha é possível.

Um utilizador de uma Steam Deck conseguiu conectar com sucesso uma placa gráfica externa à consola portátil, de modo a reproduzir jogos a 4K e 60fps ou mais.

O YouTuber ETA Prime publicou um vídeo de 10 minutos onde mostra os passos que tomou para pôr tudo a funcionar, salientando que não é uma solução muito prática e que foi simplesmente realizada só para ver se era possível.

Ao abrir a consola e ao remover o seu armazenamento SSD da sua slot de expansão M.2, ETA Prime conseguiu substituí-lo por uma GPU Radeon RX 6900 XT.

Para tal, teve também de ligar a GPU a um adaptador para esta caber, prendê-la com fita adesiva, e ligá-la a uma fonte de alimentação externa.

Como o próprio ETA Prime explica, “é definitivamente um exagero, e com a GPU ligada à Steam Deck já não é um sistema portátil. A primeira pergunta vai ser ‘porquê’. Na verdade, resume-se a ‘porque nós podemos'”.

Com o SSD removido, ETA Prime teve então de fazer a consola arrancar usando uma cópia do Windows 11 guardada num cartão Micro SD, enquanto os seus jogos eram armazenados num SSD externo com uma ligação USB-C.

Após ligar a Steam Deck a um monitor e arrancar, conseguiu pôr The Witcher III a funcionar com uma resolução de 4K em definições Ultra, e atingir uma taxa de cerca de 108fps.

Conseguiu também pôr o Grand Theft Auto V a funcionar a cerca de 70fps em configurações de 4K  Very High.

No entanto, assinala também que os resultados acabam por ser limitados pelo CPU interno da Steam Deck e que os jogos mais recentes serão estrangulados até certo ponto, por mais poderosa que seja a GPU anexada.

Para demonstrar isto, mostrou o Elden Ring a rodar em definições máximas na resolução de 1080p e a atingir apenas cerca de 46fps, enquanto a taxa de frames do Cyberpunk 2077 varia muito entre 40-80fps.

Em última análise, a natureza intrincada da experiência significa que  ETA Prime considera que mais ninguém deveria reproduzi-la: “”Isto não é algo que eu recomendasse fazer”, diz ele. “a Steam Deck destina-se a ser portátil. Isto foi apenas um teste para ver se funcionaria e, sim, definitivamente funciona”.

ARTIGOS RECENTES

Logitech MX Keypad: O Controlador Multi-App Personalizável para Programadores

A forma como se programa está a mudar rapidamente, com cada vez mais ferramentas de inteligência artificial a entrar no dia a dia de quem desenvolve software. A Logitech apresentou o MX Keypad, um dispositivo físico pensado para organizar e agilizar esse tipo de fluxo de trabalho, permitindo alternar entre múltiplas aplicações e agentes de IA sem sair do teclado.

Intel Prepara Nova Subida de Preços nos Processadores a Partir de Outubro

Comprar um processador Intel pode voltar a ficar mais caro dentro de poucas semanas. Segundo o site taiwanês DIGITIMES, a fabricante está a preparar mais um aumento de preços de aproximadamente 10% nos seus CPUs para PC, com entrada em vigor prevista para 5 de outubro. Trata-se de mais uma etapa numa sequência de subidas que já dura há cerca de um ano.

Razer Clio X Transforma Qualquer Cadeira Gaming Numa Experiência de Som Surround

O som envolvente deixou de estar reservado a quem investe num headset ou num sistema de colunas completo. A Razer apresentou na PAX West 2026 o Razer Clio X, uma almofada de cabeça com colunas sem fios integradas que promete trazer canais traseiros de som surround a praticamente qualquer cadeira gaming de encosto alto.

Fractal Design Renova a Gama Gaming com Caixas , Cadeira e Watercooling Novos

O design escandinavo continua a ser a assinatura da Fractal Design, e os quatro produtos agora revelados mostram como essa linguagem visual se estende a praticamente todas as áreas de uma configuração gaming. Entre uma nova caixa de topo, uma reinterpretação da icónica série Define, uma cadeira mais ergonómica e uma nova geração de watercooling AIO, a marca sueca cobre desde a estrutura do sistema até ao conforto de quem joga.

Alienware Renova a Gama OLED com Dois Monitores Feitos para Extremos Diferentes

A Alienware está a preparar dois lançamentos que mostram bem os dois caminhos que o mercado de monitores gaming tem seguido nos últimos tempos: por um lado, resolução e fidelidade de cor ao mais alto nível; por outro, velocidade pura para quem joga a nível competitivo. O AW3226Q aposta tudo na definição 4K com painel OLED, enquanto o AW2527HX chega para reivindicar o título de monitor mais rápido já construído pela marca, com uma taxa de atualização de 560 Hz.

Acer Predator Atlas 7: A Potência Do Atlas 8 Num Formato Mais Compacto

O mercado das consolas portáteis para PC continua a crescer, e a Acer decidiu não se limitar a um único formato dentro da gama Predator. Depois do lançamento do modelo de 8 polegadas, a marca apresentou agora o Predator Atlas 7, uma versão mais compacta que promete manter o mesmo nível de desempenho de topo num corpo mais pequeno e portátil.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *