Aspiradores Verticais: Quais as Vantagens?

Os aspiradores são um eletrodoméstico indispensável e fazem parte de praticamente todas as casas do mundo. Existem em vários formatos, mas os aspiradores verticais têm conquistado cada vez mais as preferências dos consumidores devido às vantagens que oferecem.

Os aspiradores verticais são mais versáteis que os outros modelos
Longe vão os tempos em que os aspiradores eram aparelhos grandes, pesados, ruidosos e com um design pouco apelativo. Ao longo dos anos os aspiradores tornaram-se mais convenientes, mais fáceis de usar e de transportar e menos ruidosos.
Os aspiradores verticais são uma evolução natural à resposta das necessidades dos consumidores, são mais leves, mais compactos, mais fáceis de arrumar e mais versáteis. Neste artigo vamos abordar as suas vantagens e, claro, algumas desvantagens, até porque nenhum eletrodoméstico é totalmente perfeito. Há circunstâncias em que um aspirador vertical pode não ser a melhor resposta para as nossas exigências de limpeza. Aqui, vamos partilhar toda a informação necessária para perceberem se um aspirador vertical é apropriado para as tuas necessidades.

Vantagens dos Aspiradores Verticais

Tamanho e Peso

Os aspiradores verticais são comparativamente mais leves e menores em tamanho que os aspiradores tradicionais. O peso médio de um aspirador vertical é de apenas 3kg, já um aspirador mais tradicional tem o dobro do peso médio, com cerca de 7kg. São fáceis de transportar pela casa e perfeitos para limpar aqueles pequenos acidentes que temos em casa como migalhas, pó e outros inconvenientes que ocorrem no nosso dia a dia. Devido ao seu peso mais leve, qualquer pessoa pode utilizá-lo muito facilmente e sem a inconveniência de ter que carregar um aspirador tradicional pesado para fazer uma limpeza rápida.
Aspirador Vertical Rowenta Air Force 360​
Aspirador Rowenta X-Trem Power Cyclonic​

Ruído

Uma das maiores preocupações que os utilizadores têm com os aspiradores são o ruído que produzem. Muitos deles são tão ruidosos que a sua utilização torna-se desconfortável após alguns minutos. Os aspiradores verticais não produzem um nível de ruído muito inferior ao de um aspirador tradicional, mas pelo facto de ser um aparelho mais compacto, o ruído concentra-se num motor menor, o que acaba por limitar a sua propagação. Como tal, podemos fazer as nossas limpezas sem incomodar os restantes membros da família, os nossos animais domésticos, e claro, os nossos vizinhos.

Versátil

Outra grande vantagem dos aspiradores verticais é a sua versatilidade. Os aspiradores verticais podem ser facilmente convertidos em aparelhos leves e de manuseamento fácil, uma vez que não têm fios e funcionam a bateria. Este recurso torna muito mais fácil limpar áreas de difícil acesso e dispensa a necessidade de fazermos malabarismos com os fios. Alguns aspiradores verticais vêm com filtros e pá que limpam o ar da nossa casa e removem pequenas partículas de superfícies planas.

Aspirador Vertical Bosch Serie | 8 Recarregável Unlimited ProAnimal 18V

Por exemplo, com este aspirador vertical Bosch, o ar de exaustão é filtrado três vezes, resultando em 99,9% de filtragem. Na prática, o ar de exaustão é mais limpo que o ar que respiramos.

Excelente Para Interiores

A sua leveza e adaptabilidade tornam-nos ideias para limpeza de interiores. Com isto, referimo-nos a recolher o pó e outra sujidade de locais de acesso mais difícil, como migalhas, os espaços entre almofadas do sofá, pó nos cantos entre os móveis e a parede, pelos dos animais que se espalham por todo o lado, ou até mesmo para limpeza dos estofos do nosso carro. Graças à possibilidade de destacar o aspirador/motor central cujo tamanho é bastante compacto e com a conjugação de alguns acessórios de aspiração, o aspirador vertical dá-nos mais soluções de limpeza.

Aspirador Vertical Xiaomi Deerma VC20 Plus

Limpeza Fácil

O seu design vertical e o facto de ser tão compacto, torna o processo de limpeza também mais conveniente e prático. Não é necessário desviar aqueles móveis pesados, ou recorrer a acrobacias para chegar aos pontos mais elevados em casa, dado que são concebidos para chegar mesmo aos locais mais apertados e afastados.

Arrumação Prática

Os aspiradores verticais são ideais para quem vive em pequenos apartamentos ou dispõe de pouco espaço de arrumação. Comparativamente aos aspiradores tradicionais, ocupam muito menos espaço. Algumas versões trazem mesmo um acessório que permite pendurá-los na parede. Graças ao seu compacto design e peso reduzido podemos facilmente arrumá-lo em qualquer armário ou despensa.

Aspirador Vertical Xiaomi Roborock H6

Desvantagens dos Aspiradores Verticais

Autonomia da Bateria

Alguns dos modelos iniciais dos aspiradores verticais tinham uma autonomia de apenas 20 minutos, mas felizmente as versões mais recentes apresentam uma autonomia bem mais longa. Atualmente, os aspiradores verticais têm uma autonomia entre 20 a 45 minutos de aspiração. Alguns modelos têm mesmo a opção de trocar de baterias que podem ir até 60 minutos de utilização, embora sejam opções mais dispendiosas. Aqui, a desvantagem é o facto de estarmos dependentes da sua carga para utilização. Quando a bateria tem pouca carga, a sua capacidade de aspiração também diminui, o que o torna praticamente inutilizável até voltarmos a recarregar.

Capacidade de Aspiração

Os aspiradores verticais, devido ao seu tamanho mais compacto, têm uma capacidade de aspiração mais limitada comparativamente aos aspiradores tradicionais. A capacidade de aspiração de um aspirador vertical é de cerca de 0,7 l comparativamente aos 2,3 l do aspirador tradicional. É verdade que o aspirador vertical pode poupar-nos imenso tempo devido à sua versatilidade, mas também nos vai consumir mais tempo a limpar os filtros, dado que a sua menor dimensão comporta menos capacidade de armazenamento de pó. Se não o fizermos a sua capacidade de aspiração tornar-se-á menos eficiente.

Conclusão

Como podemos observar, os aspiradores verticais trazem de facto vários benefícios que tornam a tarefa de limpeza do dia a dia mais fácil. No entanto, não substituem por completo a necessidade de um aspirador tradicional. O aspirador vertical é mais versátil e permite-nos fazer uma limpeza mais rápida, sem necessidade de procurar uma tomada elétrica, permite-nos também arrumá-lo muito de forma muito mais conveniente depois da sua utilização e é indispensável para quem tem animais domésticos, principalmente do género que liberta muito pelo.

O facto de funcionarem a bateria implica que estejam limitados na sua potência de aspiração, ou seja, não têm a capacidade para limpezas mais profundas, nomeadamente na aspiração de tapetes e alcatifas. Em resumo, o aspirador vertical não substitui o aspirador tradicional, contudo, é um complemento imprescindível que facilita imenso a tarefa de mantermos a casa limpa.

ARTIGOS RECENTES

Xiaomi Sugere Nova Mi TV OLED

A Xiaomi tem abordado a possibilidade de estar a desenvolver um novo modelo de Mi TV, desta vez com ecrã OLED. Não foram partilhados quaisquer detalhes, mas um utilizador (tipster) sugere que pode tratar-se da próxima geração de televisores OLED. 

Os Novos Recursos Que Chegam Com o iOS 15

Ainda há relativamente pouco tempo foi anunciado o iOS 14.5, que trouxe várias novidades, e a Apple já anunciou nova versão do seu sistema operativo móvel, o iOS 15.

Kingston Substitui HyperX Por Fury

Depois da HP ter adquirido a HyperX (a divisão de periféricos gaming), a Kingston, que manteve posse da divisão de memórias, altera o nome da HyperX para Fury.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *