Climatizador: O Que é e Para Que Serve?

O climatizador é muitas vezes referido como uma boa alternativa ao ar condicionado, mas será que é? Descobre aqui tudo o que precisas de saber.

Somos, hoje mais que nunca, conscientes sobre o impacto energético dos aparelhos de aquecimento e arrefecimento que utilizamos em casa, tanto a nível ecológico, como a nível económico, claro.

Procuramos constantemente alternativas mais limpas e eficientes e todos os anos vamos espreitando as novas tecnologias que saem para o mercado com esperança de algo revolucionário. Infelizmente, essa revolução tecnológica ainda não foi inventada, mas há cada vez mais boas alternativas aos equipamentos tradicionais.

Uma dessas alternativas é o climatizador de ar. É um termo relativamente recente. Por isso, vamos explorar e descobrir para que serve e se é uma boa alternativa ao ar condicionado tradicional.

O Que É Um Climatizador?

Um climatizador funciona como um ventilador e pode ser útil tanto para dias quentes como frios, no entanto, não é um aquecedor nem um aparelho de refrigeração. É um aparelho que pode arrefecer o ar um ou dois graus, mas o seu objetivo principal é tornar o ar que respiramos mais agradável, pois possui funções de humidificação e de filtragem, reduzindo assim o nível de poeiras, ácaros e elimina até fumos e maus odores. Com um climatizador evaporativo, é possível arrefecer mais o ar, pois permite a utilização de água gelado e, além desta versão, existem também modelos hibrídos, como é o caso do climatizador Rowenta Air Force Intense 2-In-1 2600W que tem a função de climatizador e aquecedor, o que permite obter o melhor de dois mundos.

Esquema de funcionamento básico de um climatizador evaporativo
Climatizador Rowenta Air Force Intense 2-In-1 2600W

O Air Force Intense é uma solução 2 em 1: aquecedor e climatizador num só aparelho. Combina um aquecedor de elevado desempenho com uma ventoinha potente e silenciosa. Devido às suas características híbridas, torna-se numa boa solução para usar durante todo o ano. 

Com um climatizador estás a investir no teu conforto e na tua saúde, uma vez que vai aumentar consideravelmente a qualidade do ar que respiras em casa.

Salientamos que nem todos os climatizadores possuem função de aquecimento, por isso, caso seja uma função que procures, certifica-te que escolhes um modelo com essa capacidade.

O Climatizador É Mais Ecológico e Económico?

As estatísticas indicam que um climatizador consome até 15 vezes menos energia comparativamente a um ar condicionado, o que permite uma poupança energética até 80%! Além disso, são dispositivos que não utilizam, nem produzem, materiais ou gases prejudiciais, pelo que são também ecologicamente bastante eficientes.

Como são aparelhos relativamente simples e portáteis, não exigem também qualquer custo de instalação e a sua manutenção resume-se a uma simples limpeza periódica do reservatório de água. Resumindo, a poupança é tremenda.

Vantagens & Desvantagens do Climatizador

  • Melhora consideravelmente a qualidade do ar
  • Ideal para pessoas suscetíveis a problemas respiratórios devido às alterações climáticas causado pelas estações do ano
  • Consumo energético eficiente e extremamente reduzido
  • Solução ecológica
  • Custos de instalação e manutenção inexistentes
  • Portabilidade
  • Custo de aquisição baixo
  • O efeito na alteração da temperatura do espaço onde atua é baixa
  • Principal função é ventilição e humidificação
  • Não substitui um ar condicionado em locais com temperaturas mais extremas
Climatizador

Vantagens & Desvantagens do Ar-Condicionado

  • Resultados rápidos e eficientes
  • Permite maior controlo da temperatura ambiente
  • Alguns aparelhos incluem já funções de filtragem de ar
  • Maior flexibilidade de temperatura (mais graus de aquecimento ou arrefecimento)
  • Preço de aquisição mais elevado
  • Requer instalação profissional e obras (mais custos)
  • Maior consumo energético, o que implica contas de eletricidade mais elevadas
  • Exigência de maior manutenção
  • Não humidifica o ar
Ar Condicionado

Climatizador ou Ar Condicionado?

Ao observamos as vantagens e desvantagens de cada um, percebemos rapidamente que ambos os aparelhos não são propriamente concorrentes ou substitutos um do outro. Podemos antes dizer que se complementam.

Por um lado, um ar condicionado tem um maior consumo energético, mas é também verdade que nos possibilita um maior ajuste e controlo de temperatura e, nesta função, é provavelmente o melhor aparelho do mercado.

Por outro, o climatizador providencia-nos um ambiente mais respirável e mais limpo, contribuindo assim para um aumento do nosso bem-estar, enquanto consome apenas uma fração da energia que um ar condicionado.

 

ARTIGOS RECENTES

Smartwatch Xiaomi

Qual o Melhor Smartwatch Xiaomi?

A oferta é imensa e qualidade não falta. Neste artigo espreitamos a enorme oferta da marca e tentamos descobrir qual o melhor smartwatch Xiaomi.

AMD Vai Anunciar Nova Placa Gráfica

A AMD prepara-se para anunciar nova placa gráfica a 3 de março num evento online. Esta gráfica fará parte da família das Radeon RX 6000.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *