Estamos numa altura de crise devido à pandemia do Covid 19 e, por isso, todos os cuidados de higiene são fundamentais para prevenir o contágio desta doença. Estudos demonstram que os nossos equipamentos eletrónicos possuem mais do dobro das bactérias que se encontram na casa-de-banho, este é um fator bastante importante e a ter em conta no momento em que vivemos. Assim, além de ser aconselhado lavar as mãos com bastante frequência, é fundamental higienizar TODOS os seus equipamentos eletrónicos de forma a que estes fiquem longe de germes e bactérias.

Sabias que...
O vírus do Covid 19 é super resistente e consegue sobreviver em certas superfícies durante algumas horas e até dias? Pois é, no plástico aguenta até 5 dias, no papel de 4 a 5 dias, no vidro 4 dias, no aço 48 horas e no alumínio 2 a 8 horas. Desta forma é fundamental uma higienização correta e freuente dos equipamentos eletrónicos a fim de evitar possíveis contaminações.

Limpeza de Ecrãs
Nesta categoria podemos considerar os smartphones, computadores e televisões, ao desinfetá-los não está só a evitar a propagação de micróbios como está a contribuir para que o prolongamento da vida destes equipamentos. É IMPORTANTE desligar os equipamentos antes de proceder à sua limpeza, assim está a zelar não só pela sua segurança como evita um possível curto de circuito em sua casa. De seguida, utilize um pano suave limpo e um spray de limpeza de ecrãs próprio. Se tiver alguma sujidade que não teime em sair poderá passar de novo com um cotonete.

ATENÇÃO!
- Antes de iniciar o processo sopre na superfície para garantir que não tem grãos de poeira ou sujidade;
- Não aplique o produto diretamente na superfície de ecrãs;
- Utilize sempre um pano limpo (pode ser um pano de limpar os óculos ou de microfibra);
- Não utilize o álcool/ álcool gel para limpeza do ecrã
- O produto de limpeza NUNCA deverá escorregar para a entrada do carregador e auscultadores,

Ecrãs limpos em 3 simples passos
- Borrifar o produto de limpeza para o pano;
- Soprar a superfície a fim de confirmar que não tem nenhuma sujidade – evitando fazer riscos;
- Passar o pano pela superfície e aguardar que o produto seque completamente.
Limpeza de Periféricos
Podemos não dar conta, mas no nosso dia-a-dia estamos constantemente a levar as mãos à cara, visto que não é aconselhado o uso de máscara a quem não tem sintomas é fundamental manter os periféricos limpos e desinfetados, bem como lavar as mãs com bastante frequência. Ao contrário dos ecrãs limpar periféricos requer um pouco mais de tempo e de trabalho. Antes de iniciar a limpeza os periféricos devem estar desligados
IMAGINAS A QUANTIDADE DE SUJIDADE QUE SE ACUMULA NOS TEUS PERIFÉRICOS?

Teclado
- Virar o teclado para baixo e sacudir de modo a remover toda a sujidade;
- Virado para cima limpar para eliminar a sujidade entre teclas;
- No final passar um pano embebido de alcool ou utilizar uma toalhita de limpeza própria.
Rato e Comandos
- Desligar o rato ou retirar as pilhas se for o caso;
- Com ajuda de um palito retirar a sujidade nas reentrâncias;
- Limpar com um pano de microfibra embebido em alcool ou com uma toalhita própria;
- Para retirar a sujidade mais teimosa podes usar um cotonete embebido em álcool.
Que produtos devo utilizar?



Com que frequência devo desinfetar os equipamentos?
Nesta altura em que todos os cuidados são poucos no combate desta doença, é aconselhado a limpeza e desinfeção dos equipamentos de 2 em 2 dias. Pode ser um pouco chato, mas é fundamental prevenir possíveis contaminações! Quando este surto passar poderá passar a limpar uma vez por mês.