Fractal Design Meshify 2 & XL – Primeiras impressões

Uma caixa de computador é algo essencial e que todos nós precisamos de incluir no nosso orçamento. Existem inúmeras marcas, modelos , feitios, com e sem RGB, umas mais bonitas, outras nem tanto porém e felizmente, o que não está em falta é a variedade e oferta para o cliente final.

Hoje trazemos-te duas caixas da Fractal Design, marca sueca e qual já nos habituou a um design bastante sóbrio e com acabamentos de topo. Apresentamos-te os modelos Fractal Design Meshify 2 e a  Fractal Design Meshify 2 XL.

FRACTAL DESIGN – MESHIFY 2 & MESHIFY 2 XL

Exteriormente ambas partilham o mesmo design, apesar de tamanhos diferentes. No seu topo, na zona frontal, ambas possuem botão de Power e Reset, duas portas USB 3.0, uma USB-C e as tradicionais ligações de Headphone e microfone.

Vamos lá então começar por falar da Meshify 2, esta com dimensões mais tradicionais mas não é por isso que não vos vai permitir por em prática a montagem mais audaciosa. Temos presente, tal como na Meshify C, esta frontal icônica, permitindo assim através desta furação, airflow sem restrições. Desta vez ao contrário da Meshify S2, encontramos um filtro removível, presente na frontal, temos assim a certeza que o pó será limitado ao máximo possível e acima de tudo uma fácil limpeza/manutenção.

A Fractal Meshify 2 que hoje trazemos é o modelo de cor branca no seu exterior, preta no interior e lateral em vidro transparente. Existem ainda diversas variantes deste modelo, na cor preto, com vidro escurecido ou mesmo sem o vidro lateral. Caso optem por um sistema tradicional, sem a loucura dos 14 discos, podem contar com espaço de sobra mesmo para as novas placas gráficas, de tamanho bastante generoso.

De origem possui 3 ventoinhas de 140mm, duas na frente e uma na traseira, fazendo assim com que o Airflow seja o mais correto possível. Permite um total de até 9 ventoinhas, e possui de origem filtros incluídos no topo, frente, como já mencionamos anteriormente e no fundo da caixa.

3 x 140mm Dynamic X2 GP-14 incluídas – duas frente e uma na traseira

Se planeias colocar um sistema de watercooling, seja ele personalizado ou AIO (All in One), esta caixa terá com certeza a resposta a todos os problemas que possam a vir a surgir na montagem da tua máquina. Na frente podes colocar radiador de 280mm (2 x 140mm) até 360mm (3 x 120mm). No topo da caixa, poderás colocar radiador de 360mm (3 x 120mm) até 420mm (3 x 140mm). Caso não gostem de watercooling, e optem por usar sistema de refrigeração a ar, podem contar com espaço de até 185mm, ou seja, praticamente compatível com a maioria dos coolers a ar do mercado.

Tal como indicado anteriormente, esta caixa, permite a todos os aficionados por sistemas NAS uma solução para isso mesmo, permitindo assim a colocação de um total de até 14 discos e com as ventoinhas presentes na frontal da caixa, airflow direto, garantindo assim total ventilação.

6 Baías incluídas para discos HDD de 3.5″, 14 posições totais

Para todos os que querem controlar as ventoinhas apenas com um cabo, na secção traseira da caixa (por detrás da zona da motherboard), muito bem escondido, vem um controlador de ventoinhas, para um controlo de até 9 ventoinhas, das quais 6 de 3-pin e 3 PWM, bastando depois ligar o cabo de controlo (4 Pins) a uma ligação disponível na motherboard.

HUB controlo ventoinhas – 6 ventoinhas 3-pin + 3 ventoinhas PWM

Na arrumação de cabos, a Meshify 2 possui na traseira canais próprios para o efeito, bem como tiras de velcro para segurar aqueles fios mais teimosos, permitindo assim uma perfeita organização e arrumação.

Arrumação perfeita para os cabos com tiras de velcro e bastantes pontos de fixação para as cintas / zip

Passando para a sua irmã maior, a Fractal Meshify 2 XL, temos aqui um monstro para as builds mais ambiciosas. Temos tudo o que está presente na Meshify 2 mas ainda mais.

Tal como na Meshify 2, esta Meshify 2 XL permite ter motherboards E-ATX (Extended ATX), mas vai um passo à frente, graças ao seu maior tamanho, pois permite motherboards SSI-EEB (motherboards para servidores e sistemas empresariais). Caso seja esse o caso, a mesma possui tampas para que os cabos passem no sitio correto na caixa.

Esta caixa permite 4 discos a mais face sua irmã mais pequena, num total de 18 discos elevando a fasquia do servidor NAS lá em casa.

Se queres ter espaço para os teus discos HDD , e sistema de watercooling personalizado, isto tudo apenas numa caixa só, sabemos que muitas vezes isto não é possível. Aqui a Fractal Meshify 2 XL permite ter o sistema de watercooling e na câmara inferior junto da fonte de alimentação, um total de até 4 discos 3.5″.

Possibilidade de ter 4 discos HDD de 3.5″ sem perder a possibilidade de Watercooling

Mas é no seu espaço interior, que a Meshify 2 XL se destaca da demais concorrências, pois o seu duplo layout interno permite a instalação de todo o tipo de hardware e configurações que possam ter para a caixa. No que diz respeito ao seu tamanho, podemos ver que uma RTX 3080 parece pequena e perdida dentro desta caixa gigante, o que também se irá traduzir numa caixa de ar maior e por consequência componentes mais frescos.

As possibilidades na instalação de ventoinhas, contamos com um total de até 11 de 120mm ou 9 de 140mm. Na frente podem ser instaladas 4 x 120mm ou 3 x 140mm (2x 140mm de fábrica incluídas – Dynamic X2 GP-14). No topo, novamente 4 x 120mm ou 3 x 140mm e na traseira 1 x 120mm ou 1 x 140mm (1x Dynamic X2 GP-14 incluída). No fundo da caixa (sem os dois suportes dos discos HDD), podemos instalar até 2 x 120mm ou 2 x 140mm.

Uma vez mais, tal como também presente na Meshify 2 a caixa possui filtros na base, topo e frente da caixa, minimizando assim o pó acumulado na caixa. Para arrumação dos cabos na parte traseira, contamos com bastante espaço, e caminhos próprios com tiras de velcro para deixar tudo no seu sitio correto.

A Fractal já nos habitou a uma ideologia muito prática no pensamento e construção das suas caixas e é nos pequenos pormenores que vemos que tudo está pensado ao mais pequeno detalhe.

Seja na Meshify 2 ou na Meshify 2 XL, temos aqui duas excelentes opções para quem procura uma caixa com armazenamento quase ilimitado, bastante airflow, e design arrojado. A Meshify 2 é uma caixa de medidas tradicionais, mas a Meshify 2 XL veio para redefinir este segmento. Podes encontrar estas duas novas caixas ou a gama toda da Fractal Design no nosso site em: Caixas Fractal Design – PCDIGA

Não te esqueças de subscrever ao nosso canal do Youtube, onde podes ver o Tiago a perder a cabeça para montar o servidor lá em casa.

ARTIGOS RECENTES

4 thoughts on “Fractal Design Meshify 2 & XL – Primeiras impressões”

    1. Bom dia,

      Nesta fase não existe qualquer feedback sobre as datas de reposição de novos stocks. Tivemos várias unidades na data de lançamento e após o vídeo no nosso canal do Youtube, porém esgotaram rapidamente.
      Obrigado.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *