Literalmente Um PC na Palma da Tua Mão

Olá Pcdiguianos. Mini computadores não são de todo uma novidade no mercado, uns mais poderosos que outros, com designs / chassis e características completamente diferentes. Neste artigo apresentamos os NUC GMK  ficaram reconhecidos após uma campanha de crowdfunding na plataforma IndieGogo e atingiram com sucesso o valor solicitado para poderem produzir este artigo e comercializar o mesmo. Desta forma e após recebermos e disponibilizarmos para todos os nossos clientes este pequenito artigo, tivemos que o testar. 

Após a aquisição deste computador vão receber uma pequena caixa de cor preto, semelhante a uma caixa de um smartwatch. No seu interior encontramos bem acondicionado um nosso GMK Nuc, em baixo o manual de utilizador (onde explica se sentirem essa necessidade em como alterar o idioma do Sistema Operativo de origem de Inglês para Português) e por fim um carregador de 24W com ligação Type-C. Esta ligação existe no equipamento porém apenas e só para carregar / alimentar o mesmo. 

A nível de acessórios extra, terás que tratar este NUC como um computador, desktop. Necessitas de um monitor / televisor, teclado, rato e cabo HDMI. No que diz respeito a características e todo o hardware que se encontra dentro desta caixinha de 62x62mm temos:

  • Processador: Intel Celeron J4125 Quad-Core 2.00 GHz com um Turbo máximo até 2.70 GHz, com 8MB de Cache
  • Memória Ram: 8GB LPDDR4
  • Placa gráfica: Integrada Intel HD 600 (4K até 60Hz)
  • Armazenamento: Desde 128GB até 512GB
  • Sistema Operativo: Incluído Windows 10 Home em idioma Inglês
  • Wireless Intel AC 867MB/s 2×2 e BLuetooth 4.2
  • 2x USB-A 3.0
  • 1x USB-C – Apenas para carregamento
  • 1x HDMI
  • 1x 3.5mm Headphone Jack
  • 1x Micro SD Slot
  • Peso: 125g

Todo o processo de ligar o equipamento é super simples, devem efectuar a primeira configuração do sistema operativo Windows 10 , realizar as recomendadas actualizações de segurança e estará pronto a funcionar. Se Windows não é do vosso gosto, qualquer distribuição gratuita Linux, será possível instalar nesta máquina, aliás e uma vez mais, não nos podemos esquecer que apesar do seu tamanho, continua a ser um PC. 

Decidimos stressar um pouco este Quad-Core Intel e a sua placa gráfica integrada, de forma a verificarmos se existe thermal-throttling. Seja em gaming ou este testes de stress verificamos temperaturas máximas 69/70º e mínimas de 46/49º quando em utilização normal, como edição de texto ou navegar no browser. 

O GPU, Intel HD 600 cumpre além da velocidade estipulada máxima de 650 mhz, até um boost máximo de 750 mhz, sem verificarmos perda de performance após 1h de stress teste. Contudo o processador J4125, não conseguimos ultrapassar a barreira dos 2.59 Ghz, estimado clock máximo de 2.7 Ghz. Aproveitamos claro para experimentar alguns videojogos e estamos como seria de esperar muito limitados. Jogos retro, emuladores, correm perfeitamente. Em outros títulos mais “pesados” instalamos o clássico Counter Strike e até conseguimos bons resultados apesar de efectuarmos alguns sacrifícios como aplicar uma resolução bastante baixa em 4:3 – 1024×768, com médias de 85fps, máximos de 100fps o que não é nada mau.  

Temos portanto aqui um computador simples e acima de tudo eficaz para o que se propõe. Não será de todo a escolha ideal para quem é um power user e necessita de realizar trabalhos mais pesados com edição de fotografia e/ou lidar com software 3D, porém para quem necessita de correr aplicações de edição de texto, ver vídeos (cinema e séries) através de serviços de streaming, um pequeno negócio para lidar com sistema de facturação online, encontra aqui com certeza uma excelente solução.  Gaming pode ser uma opção mas para títulos simples, retro ou jogos antigos que não requerem poucos recursos gráficos e de processamento. 

Por fim gostaríamos apenas de vos convidar a assistir ao nosso vídeo no canal Youtube da PCDIGA, com o nosso Bruno onde apresentamos este GMK Nuc. Subscrevam ao canal, partilhem amigos e familiares e para qualquer dúvida, não hesitem em participar na secção de comentários. Fiquem bem, protejam-se. 

NUCBOX - GMK

ARTIGOS RECENTES

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *