Tal como o nome diz, uma mesa digitalizadora é uma mesa onde se pode escrever ou desenhar com uma caneta própria, a stylus, e tudo passa automaticamente para o ecrã do computador. Este é o gadget ideal para qualquer profissão que exija mostrar o lado mais artístico, pois permite desenhar diretamente na mesa, evitando o uso excessivo do rato. Assim, comprar uma mesa digitalizadora é uma excelente solução para quem pretende desenhar, editar fotos, ilustrar, pintar, entre outras tarefas.


Já ouviram falar da lesão por esforço repetitivo (LER)? Esta lesão deve-se ao uso abusivo do rato e é comum nas profissões que envolvem a área criativa. Para evitar este tipo de lesões, que podem mesmo agravar-se ao longo do tempo e dar origem a problemas mais graves, uma mesa digitalizadora poderá contribuir para aumentar a produtividade e diminuir os danos físicos do esforço causado.
O Que é Uma Mesa Digitalizadora?
Também conhecida como mesa gráfica ou tablet gráfico, a mesa digitalizadora assemelha-se fisicamente a um tablet, traz uma caneta especial, a stylus, e permite desenhar diretamente no computador. Para utilizar é obrigatório instalar um software próprio, por exemplo, o Photoshop ou o Illustrator. Hoje em dia há uma grande variedade de modelos, até alguns que não necessitam da caneta e funcionam apenas com o toque.
Que Mesa Digitalizadora Devo Escolher?

No momento de escolher qual a melhor mesa digitalizadora para ti, deverás ter em conta vários aspetos. Se é a primeira vez que estás a experimentar um tablet deste tipo deverás começar pelo modelo mais simples e barato, até para te habituares. Se és profissional e já sabes trabalhar com este equipamento na perfeição, então aí, sem dúvida, que recomendamos um modelo mais sofisticado até para facilitar o teu trabalho diário.
Tal como qualquer aparelho eletrónico, quanto mais funcionalidades tem, mais caro fica. A marca especializada neste tipo de produto é a Wacom, esta disponibiliza vários modelos e tamanhos de mesas digitalizadoras para todos os orçamentos. A escolha da mesa digitalizadora vai depender se é para uso profissional ou apenas para entretenimento.
Quais os modelos disponíveis?
Um dos equipamentos mais vendidos corresponde à mesa digitalizadora Wacom. Esta marca disponibiliza uma série de modelos:
Wacom Intuos

Este modelo está disponível no tamanho S com a área ativa de 152 x 95 mm e no M com 216 x 135 mm e tem uma versão com ligação via cabo USB e outro com ligação via Bluetooth. De forma a personalizar melhor este gadget poderá escolher entre preto e pistachio. Todas as versões trazem caneta (sem bateria) com 4.096 níveis de sensibilidade à pressão que oferece uma experiência de desenho natural. A caneta possui dois botões personalizáveis e inclui uma variedade de pontas de feltro e de pontas flexíveis (armazenadas dentro da própria caneta). Também as quatro teclas ExpressKey™ da mesa digitalizadora vão se adaptar ao seu processo criativo.
Wacom Touch Intuos Pro

Este modelo está disponível nos tamanhos S com 160 x 100 mm de área ativa, no M com 224 x 148 mm e no L com 311 x 216 mm todos com ligação USB e Bluetooth integrados. A nova mesa digitalizadora Wacom Pro Pen 2 proporciona uma excecional sensibilidade e capacidade de resposta, também o novo porta caneta, com base de aço, armazena as pontas de reposição e tem uma ferramenta integrada para tornar a substituição das pontas muito mais simples.
No tamanho S encontrará 6 ExpressKeys™, já no M e L são 8. Apesar das diferentes dimensões o Wacom Touch Intuos Pro tem apenas 8 mm de espessura sendo construído com materiais de alta qualidade, como o alumínio anodizado preto e a resina composta de fibra de vidro. Este modelo é o ideal para os profissionais que põem à prova diariamente o seu lado mais artístico.
Wacom Intuos Pro S - Análise
Fizemos análise a esta mesa digitalizadora e partilhamos o resultado no canal YouTube da PCDIGA.
O nosso artista Tiago teve a oportunidade de apresentar os seus dotes de artista gráfico e também aproveitou para convidar alguém especial para participar neste vídeo PCDIGA.
Vale a Pena Comprar Uma Mesa Digitalizadora?
No momento de escolher qual a melhor mesa digitalizadora para ti, deverás ter em conta vários aspetos. Se é a primeira vez que estás a experimentar um tablet deste tipo, deverás começar pelo modelo mais simples e barato, até para te habituar. Se és profissional e já sabes trabalhar com este equipamento na perfeição, então aí, sem dúvida, que recomendamos um modelo mais sofisticado até para facilitar o teu trabalho diário. O trabalho artístico é bastante desafiante, por isso, não te esqueças que a mesa digitalizadora é uma excelente ferramenta para minimizar possíveis lesões no seu pulso/mão.
2 thoughts on “Vale a Pena Comprar Uma Mesa Digitalizadora?”
Eu uso uma mesa digitalizadora XP-Pen Star G640 e acho interessante pra editar umas fotos, tem uma sensibilidade absurdamente maior que o mouse, ainda mais usando no Mac (onde a resposta do mouse não presta) mas não da pra substituir o mouse não, pelo menos pra mim, claro.
Hj não ficaria sem o Tablet pra trabalhar, mas tb não fico sem o mouse…rs
Realmente a vantagem da mesa digitalizadora é pra quem desenha bem. Não só tratar imagens, mas pra poder levar o “gesto” direto pro digital em programas de ilustração.
as mesas da Wacom são as melhores, Única mesa que tive foi uma XP-Pen Star G640 e não era entusiasta, fazia apenas alguns rabiscos.