Repetidor de Sinal, Extensor ou Access Point?

Sabias que é possível fazer com que a rede wireless chegue a toda a casa? Seja através de um repetidor de sinal wifi, extensor de sinal ou access point, difícil será escolher a solução mais adequada às tuas necessidades. Descobre neste artigo cada uma das possíveis formas de aumentar a cobertura da tua rede wireless e qual o dispositivo mais adequado.

Se consideras que a tua rede wireless não está a ser eficiente na sua cobertura e não chega a todas as divisões da casa ou estabelecimento comercial, conhece aqui os três tipos de dispositivos de forma detalhada. Faz uma compra informada e inteligente! E já sabes, se restarem dúvidas, deixa nos comentários, iremos responder com maior brevidade possível.

Repetidor Wifi: solução para a internet de casa

Repetidor de Sinal Wifi

Tal como o nome indica, este dispositivo repete o sinal wireless da tua rede. É uma das opções mais em conta e indicada para meios domésticos. Para funcionar este aparelho conecta-se via wifi ao router/modem da tua internet e distribui o sinal sem fios para outros dispositivos. A oferta deste tipo de dispositivos é bastante vasta no mercado sendo que o comprador deverá saber à partida que terá uma perda de desempenho notável na rede.

Uma das marcas que oferece diversos modelos de repetidor de sinal é a TP-Link, poderás consultar no nosso site várias soluções a preços bastante acessíveis. Este aparelho tem como desvantagem prejudicar o desempenho da tua rede, isto acontece pois o repetidor de sinal wifi acaba por dividir a banda larga pelos aparelhos conectados, diminuindo a velocidade drasticamente. Também o constante tráfego wireless acaba por congestionar o ambiente, tornando a rede ainda mais lenta.

Como se instala um repetidor Wifi

Ao comprar um repetidor Wifi deverá ler todas as indicações de instalação, pois estas podem variar de produto para produto. Ao instalar deverá ter em conta os seguintes fatores:Escolher o modelo adequado de repetidor de sinal Wifi para as tuas necessidades:

  1. É melhor colocar em tomadas elevadas
  2. Coloca o repetidor não muito longe do Router (verifica a intensidade do sinal através deste site)
  3. Evita ter muitos obstáculos, por exemplo, paredes ou espelhos podem afetar a conectividade
  4. Confirma a rede e senha padrão originais, estes dados serão pedidos na primeira utilização

Qual o melhor repetidor Wifi?

São vários os fatores que determinam qual o melhor repetidor wifi para ti, antes de mais tens que ter claras as tuas reais necessidades, para não comprares o repetidor errado. Fica a conhecer algumas das características importantes a ter em conta na compra do repetidor de sinal wifi.

Frequência – Suporte para 2,4 GHz simples ou Dual Band de 2,4 GHz e 5 GHz. A maioria dos repetidores funcionam no espectro de frequência único de 2,4 GHz, já os mais caros suportam 2,4 GHz e 5 GHz. 

Compatibilidade – compatível com IEEE 802.11 a / b / g / n ou IEEE 802.11 b / g / n ou IEEE 802.11 a / b / g / n / ac. A compatibilidade de padrões está ligada tanto à frequência como à idade do teu router. Verifica quais os padrões que o teu router suporta. Em caso de dúvida, opta por um repetidor universal que é compatível com qualquer router 802.11 a / b / n / ac.

Segurança – todos os repetidores atuais suportam o protocolo de segurança WPA2-PSK, um dos mais altos níveis de segurança disponíveis para redes domésticas. Mas vale sempre a pena verificar esta especificação.

Portas – disponibilidade de porta ethernet para conexões com fio. A maioria dos repetidores têm uma ou duas portas ethernet. Os baseados em desktop podem ter até cinco portas ethernet, ideais para dispositivos que não possuem conectividade WiFi, como um desktop antigo, impressora ou câmara IP.

Desempenho – Além do alcance, o desempenho é muito importante para definir qual é o melhor repetidor wifi e pode ser facilmente identificado pela largura de banda. Embora o desempenho esteja bastante limitado pelo router,  é possível verificar a taxa de transferência máxima e a largura de banda que é capaz de suportar. Para confirmar esta características, podes ter em conta a seguinte informação:

  • N300 – 802.11 bgn compatível com banda única oferece até 300 MBps
  • AC750 – compatível com 802.11ac com banda dupla em simultâneo oferece 300 Mbps (2,4 GHz) e 433 Mbps (5 GHz)
  • AC1200 – 802.11 compatível com banda dupla em simultâneo até 1167 Mbps
  • AC1750 – 802.11 com banda dupla em simultâneo até 1750 Mbps (450 Mbps em 2,4 GHz e 1300 Mbps em 5 GHz)
  • AC1900 – 802.11 com banda dupla em simultâneo oferece até 1900 Mbps
  • AC2200 – 802.11 com banda dupla em simultâneo oferece até 2200 Mbps

Depois de analisares todas estas características, poderás encontrar o melhor repetidor wifi para ti. Consulta abaixo algumas das nossas sugestões disponíveis para compra no nosso site da PCDIGA.

Extensor de Alcance

Esta é uma solução muito semelhante ao repetidor de sinal wifi, pelo que se repetem as características de ser barato e fácil de utilizar. Contudo, prejudica o alcance da área de cobertura da internet wireless.

A única vantagem deste tipo de dispositivos é que pode adicionar um extensor do tipo powerline, este pode ser vendido em conjunto com o extensor de alcance. Para funcionar, basta ligar à tomada.

A desvantagem deste método é, sem dúvida, a instalação complexa que requer. São necessários cabos de ligação que ficam visíveis e podem perturbar a decoração da tua casa. Além disso, ao contrário do repetidor, se precisas cobrir uma maior área, terás que comprar um kit com 2 powerlines, sendo mais dispendioso. O facto de estar ligado à eletricidade representa um aumento da conta da luz garantido.

Como funciona o Powerline?

Se pretendes comprar o extensor de alcance, normalmente este dispositivo é vendido em conjunto com o powerline. Deverás ligar o powerline ao router e o extensor de alcance no local onde deseja ter mais cobertura de internet.

Access Point

O access point ou o ponto de acesso, em português, é a única opção que garante que o sinal wifi não será afetado. É ligado ao router através de um cabo de rede e pode ser configurado mediante as tuas necessidades de cobertura wireless. Regra geral, o access point tem mais potência, visto não prejudicar diretamente a velocidade da rede, garantindo uma cobertura maior.

Difícil é mesmo falar das desvantagens do access point, em comparação com as restantes soluções, este acaba por ser a solução mais adequada para aumentar o teu sinal de internet. Contudo, é sempre importante referir que esta opção é mesmo a mais dispendiosa.

Conclusão

Depois de conheceres as três soluções possíveis para alargar a rede wifi da tua casa ou estabelecimento, poderás tomar a melhor decisão. Confirma a tua necessidade de velocidade wifi, áreas que pretendes cobrir e quanto pretendes gastar anualmente em energia. Confirma a velocidade da tua rede neste link e verifica se o dispositivo que compraste é o ideal para ti.

ARTIGOS RECENTES

10 thoughts on “Repetidor de Sinal, Extensor ou Access Point?”

  1. Tenho acesso a um hotspot wifi da MEO, que funciona numa divisão e noutra não.
    Não existe mais nenhuma rede instalada.
    Soluções possíveis?
    Obrigado

    1. Bom dia Jorge. Se apenas possui na sua residência o serviço de internet via Hotspot, o ideal será a aquisição de um Router 3/4g.
      Exemplos:
      https://www.pcdiga.com/catalogo-pcdiga/redes-comunicac-o/routers-modems?network_type=6158

      Pode adquirir como outra solução, um repetidor de sinal, porém tendo em conta que trata-se de um hotspot, aqui estará sempre limitado à força de sinal que apanha na sua residência ou neste caso na zona principal onde está “fixo” o hotspot.
      Se possui ligação fixa de internet, por favor responda ao comentário.

      Abraço.

  2. Boa Tarde
    no caso de querer aplicar um wifi extender noutra divisão mas que tem um quadro electrico separado, o wifi extender vai funcionar?

    1. Olá João,

      Creio que te referes aos adaptadores Powerline. Estes dispositivos deverão funcionar mesmo quando ligados a circuitos elétricos diferentes, desde que se partilhem o mesmo quadro de distribuição, no entanto, não funcionarão tão bem como se estivessem ligados ao mesmo circuito.

      Basicamente, os adaptadores powerline funcionam em circuitos diferentes, mas poderá haver redução do desempenho.

      Abraço.

    1. Olá José,

      Considerando que a garagem encontra-se dois níveis abaixo do solo, é extremamente difícil fazer chegar um sinal sem fios nessas condições. Resta a solução powerline que, neste caso, apesar de não haver partilha do mesmo quadro elétrico, o teu apartamento e a garagem estão de certa forma no mesmo circuito, mas mesmo assim não conseguimos garantir que funcione, só testando.
      Abraço.

  3. Cecilio Vicente

    Boa tarde,
    tenho um router fixo da operadora com uma net de 500 Mbps (moro numa moradia com 3 pisos), tenho net muito boa e rápida no piso 0, net boa em metade do piso 1, mas na outra metade do piso 1 e piso 2 (escritório no sótão), não chega sinal por wifi. Estou a pensar comprar um repetidor de wifi para colocar no piso 1 a ver se consigo ter net decente no piso 2. Será que vai funcionar?

    1. Filipe Teixeira

      Olá Cecilio,
      É provável que funcione, no entanto, sugiro colocar o repetidor num local onde o sinal chegue com boa qualidade para que possa ser repetido nas mesmas condições em que é detetado pelo próprio repetidor. Convém ressalvar que, tratando-se de uma moradia relativamente grande, é difícil garantir que o sinal chegue ao último piso com a potência desejada, pelo que, caso a primeira solução não seja satisfatória, o ideal será optar por uma powerline.
      Abraço.

      1. Cecilio Vicente

        Obrigado Filipe, vou experimentar.
        Qual um bom repetidor no mercado que me aconselhe para o efeito?
        obrigado

        1. Olá novamente,
          Considerando que é uma moradia com três pisos, recomendo uma solução como esta: https://www.pcdiga.com/redes-comunicac-o/powerlines/powerlines/powerline-tp-link-av600-wifi-kit-tl-wpa4220tkit
          Consegue distribuir o sinal através do circuito elétrico, permite ligação por cabo de rede para uma ligação mais estável, mas possibilita também distribuição e acesso do sinal sem fios nos outros pisos. É a solução mais prática e versátil.

          Abraço.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *