
Se o Samsung Galaxy S20 Ultra ficou um pouco aquém das expectativas, o S21 Ultra superou-as: mais câmaras, mais zoom, design deslumbrante, especificações mais robustas e, a grande novidade, compatibilidade com a S Pen, que alarga as potencialidades do S21 Ultra para outro patamar. Na sequência desta novidade, surgiram rumores sobre o possível fim da gama Galaxy Note, mas para já ainda nada foi confirmado.
Câmaras & Fotografia
Não podemos deixar de realçar a capacidade de zoom impressionante. Partilhamos aqui um teste efetuado por um utilizador onde podemos ver a mesmo paisagem com zoom de 1x a 100x. É certo que a partir dos 30x começamos a ver algumas correções aplicadas pelo algoritmo de fotografia, mas estamos a falar de um smartphone com lentes minúsculas. É simplesmente espantoso.

Design & Cores
Desde que começaram a surgir as câmaras triplas e quadruplas que o design dos smartphones parece todo igual e um pouco tosco. As marcas recorreram a inúmeras tentativas de enquadrar as câmaras de forma a alcançar um design equilibrado e sóbrio. A Samsung consegue no S21 Ultra apresentar um design que combina e integra de uma forma visualmente agradável o módulo das câmaras no design geral. Fica, pela primeira vez uma sensação de simbiose perfeita entre o módulo e o corpo do smartphone e o resultado é um dispositivo com um aspeto bastante distinto e elegante.

Ainda relativamente ao design, temos os botões de volume e energia na lateral direita, bastante discretos, e que também se integram perfeitamente no design geral do smartphone. Houve, inclusive, atenção à cor dos botões para combinar com a cor do smartphone.

Um pormenor que merece referência é o facto de a Samsung ter abdicado do suporta para cartão microSD. Aqui, conseguimos compreender a decisão. O S21 Ultra está disponível em versões com 128GB, 256GB e 512GB, no entanto, atualmente temos imensas soluções gratuitas de alojamento em nuvem que nos permite aliviar a memória do nosso smartphone e este é o caminho. Por muita memória que se consiga colocar num smartphone, a verdade é que as fotos e vídeos com resoluções cada vez maiores ocupam, consequentemente, mais espaço.
A vantagem? Trocamos de smartphone, em média, de 2 em 2 anos e é bem mais vantajoso ter a informação toda salvaguardada num destes serviços online, que permanece connosco independentemente do dispositivo que estamos a utilizar, do que andar a fazer jogo de cintura com cartões de memória e transferência de dados. Claro que há sempre argumentos que podemos utilizar para defender a utilização do cartão de memória, mas o facto é que a evolução da tecnologia empurra o armazenamento de informação para estes serviços online, quer gostemos, quer não.




Ecrã
O ecrã vem protegido com vidro Corning Gorilla Glass Victus, um material ainda mais resistente a danos e quebras. Em todo o caso, e como bem sabemos, resistência a quedas é algo a que poucos ou nenhum smartphone consegue realmente resistir, por isso, o melhor é mesmo colocar uma película e uma capa Samsung Galaxy S21 Ultra para aumentar a proteção do dispositivo.

S Pen
Esta é a grande novidade do S21 Ultra, a compatibilidade com a caneta digital S Pen. É o primeiro dispositivo da série Galaxy S compatível com este acessório, no entanto, há algumas diferenças relativamente ao Galaxy Note. A primeira é o facto de termos de comprar a S Pen à parte uma vez que não está incluída de origem com o S21 Ultra, a segunda, o facto de não termos onde encaixar este acessório. A Samsung pensou neste último pormenor e criou uma capa que permite então guardar a S Pen juntamente com o smartphone.

Conseguimos facilmente escrever notas e aceder a uma série de opções Air Command para controlar o smartphone através da S Pen. O S21 Ultra é compatível até mesmo com a canetas digitais mais antigas do Galaxy Note e, embora não estejam disponíveis todas as funcionalidades que obtemos no Note com a S Pen, acreditamos que será uma questão de tempo até vermos cada mais opções e interações entre o S21 Ultra e a S Pen, até porque está previsto o lançamento de uma S Pen Pro para o final do ano. Para já há poucas informações sobre este acessório.
Processador, Memória RAM & Armazenamento
Todos os modelos da série S21 vêm equipados com processador Exynos 2100 de 5 nm com 2×2.73 GHz Mongoose M5 & 2×2.50 GHz Cortex-A76 & 4×2.0 GHz Cortex-A55, um dos processadores mais rápidos da atualidade. Este novo processador topo de gama em conjunção com a OneUI 3.0 da Samsung e Android 11 conferem um desempenho excecional ao S21 Ultra.


Bateria & Autonomia

A Samsung optou por não incluir carregador com o smartphone, pelo que podem aproveitar qualquer carregador que tenham de outros modelos. Claro que o ideal é tirar partido da função de carregamento rápido do S21 Ultra e comprar um carregador Samsung de 25W, caso não possuam.