Samsung Galaxy S21 Ultra – Autêntica Máquina Ultra

O Samsung Galaxy S21 Ultra é de facto um smartphone ultra em praticamente tudo: fotografia, design, ecrã e em abundância de funcionalidades.
Se o Samsung Galaxy S20 Ultra ficou um pouco aquém das expectativas, o S21 Ultra superou-as: mais câmaras, mais zoom, design deslumbrante, especificações mais robustas e, a grande novidade, compatibilidade com a S Pen, que alarga as potencialidades do S21 Ultra para outro patamar. Na sequência desta novidade, surgiram rumores sobre o possível fim da gama Galaxy Note, mas para já ainda nada foi confirmado.
A Samsung deu tudo neste smartphone. De forma resumida, o S21 Ultra vem com cinco câmaras, cuja lente principal tem 108MP acompanhada por duas teleobjetivas, 100x zoom e câmara selfie de 40MP, conectividade 5G, versões de 12GB e 16GB de RAM, e ecrã de 6.8″ Quad HD.

Câmaras & Fotografia

Não podemos deixar de realçar a capacidade de zoom impressionante. Partilhamos aqui um teste efetuado por um utilizador onde podemos ver a mesmo paisagem com zoom de 1x a 100x. É certo que a partir dos 30x começamos a ver algumas correções aplicadas pelo algoritmo de fotografia, mas estamos a falar de um smartphone com lentes minúsculas. É simplesmente espantoso.

Para resolver uma das questões relacionadas com foco automático detetada no S20 Ultra, a Samsung incluiu um laser junto das câmaras. Além disso, a melhoria das especificações em geral permitem um processamento das fotos enormes tiradas com 108MP, ou mesmo as selfies de 40MP e os vídeos 8K, sem qualquer abrandamento.
Câmaras traseiras e frontal do S21 Ultra

Design & Cores

Desde que começaram a surgir as câmaras triplas e quadruplas que o design dos smartphones parece todo igual e um pouco tosco. As marcas recorreram a inúmeras tentativas de enquadrar as câmaras de forma a alcançar um design equilibrado e sóbrio. A Samsung consegue no S21 Ultra apresentar um design que combina e integra de uma forma visualmente agradável o módulo das câmaras no design geral. Fica, pela primeira vez uma sensação de simbiose perfeita entre o módulo e o corpo do smartphone e o resultado é um dispositivo com um aspeto bastante distinto e elegante. 

O S21 Ultra está disponível em cinco cores, embora três sejam exclusivas da Samsung e encontram-se apenas na sua loja online. Os modelos com as cores Phantom Black e Phantom Silver podem ser adquiridos na PCDIGA, enquanto que as cores exclusivas, Phantom Titanium, Phantom Navy e Phantom Brown pode então ser encontras unicamente junto da Samsung.
Cores disponíveis do Samsung Galaxy S21 Ultra

Ainda relativamente ao design, temos os botões de volume e energia na lateral direita, bastante discretos, e que também se integram perfeitamente no design geral do smartphone. Houve, inclusive, atenção à cor dos botões para combinar com a cor do smartphone.

Botões laterais de volume e energia

Um pormenor que merece referência é o facto de a Samsung ter abdicado do suporta para cartão microSD. Aqui, conseguimos compreender a decisão. O S21 Ultra está disponível em versões com 128GB, 256GB e 512GB, no entanto, atualmente temos imensas soluções gratuitas de alojamento em nuvem que nos permite aliviar a memória do nosso smartphone e este é o caminho. Por muita memória que se consiga colocar num smartphone, a verdade é que as fotos e vídeos com resoluções cada vez maiores ocupam, consequentemente, mais espaço. 

A vantagem?  Trocamos de smartphone, em média, de 2 em 2 anos e é bem mais vantajoso ter a informação toda salvaguardada num destes serviços online, que permanece connosco independentemente do dispositivo que estamos a utilizar, do que andar a fazer jogo de cintura com cartões de memória e transferência de dados. Claro que há sempre argumentos que podemos utilizar para defender a utilização do cartão de memória, mas o facto é que a evolução da tecnologia empurra o armazenamento de informação para estes serviços online, quer gostemos, quer não.

Ecrã

Se há hardware em que a Samsung brilha é na tecnologia dos ecrãs. O Samsung Galaxy S21 Ultra vem com um deslumbrante ecrã AMOLED de 6.8″ que cobre a frente quase na totalidade, ou seja, quando o seguramos, só vemos ecrã praticamente. Este é o primeiro ecrã de smartphones da Samsung com uma taxa de atualização de 120Hz e resolução Quad HD. O brilho máximo de 1500 nits torna-se bastante útil quando utilizamos o smartphone em ambientes muito luminosos, como na rua durante um dia de sol. Em modo automático, nestas situações, o brilho dispara para o valor máximo e a imagem torna-se rapidamente bastante visível.

O ecrã vem protegido com vidro Corning Gorilla Glass Victus, um material ainda mais resistente a danos e quebras. Em todo o caso, e como bem sabemos, resistência a quedas é algo a que poucos ou nenhum smartphone consegue realmente resistir, por isso, o melhor é mesmo colocar uma película e uma capa Samsung Galaxy S21 Ultra para aumentar a proteção do dispositivo.

Proteção Corning Gorilla Glass Victus
De realçar também o aumento da área do sensor de impressão digital que é agora 1,7 vezes maior que no S20 Ultra.

S Pen

Esta é a grande novidade do S21 Ultra, a compatibilidade com a caneta digital S Pen. É o primeiro dispositivo da série Galaxy S compatível com este acessório, no entanto, há algumas diferenças relativamente ao Galaxy Note. A primeira é o facto de termos de comprar a S Pen à parte uma vez que não está incluída de origem com o S21 Ultra, a segunda, o facto de não termos onde encaixar este acessório. A Samsung pensou neste último pormenor e criou uma capa que permite então guardar a S Pen juntamente com o smartphone.

Capa Samsung com suporte para S Pen

Conseguimos facilmente escrever notas e aceder a uma série de opções Air Command para controlar o smartphone através da S Pen. O S21 Ultra é compatível até mesmo com a canetas digitais mais antigas do Galaxy Note e, embora não estejam disponíveis todas as funcionalidades que obtemos no Note com a S Pen, acreditamos que será uma questão de tempo até vermos cada mais opções e interações entre o S21 Ultra e a S Pen, até porque está previsto o lançamento de uma S Pen Pro para o final do ano. Para já há poucas informações sobre este acessório.

Processador, Memória RAM & Armazenamento

Todos os modelos da série S21 vêm equipados com processador Exynos 2100 de 5 nm com 2×2.73 GHz Mongoose M5 & 2×2.50 GHz Cortex-A76 & 4×2.0 GHz Cortex-A55, um dos processadores mais rápidos da atualidade. Este novo processador topo de gama em conjunção com a OneUI 3.0 da Samsung e Android 11 conferem um desempenho excecional ao S21 Ultra.

O Exynos 2100 combinado com os 12Gb ou 16Gb de RAM é capaz de processar qualquer carga de trabalho e garantem uma suave transição entre aplicações, independentemente do número de apps abertas. É, sem dúvida, um smartphone digno do utilizador mais exigente.
Para termos uma ideia da melhoria de desempenho do Exynos 2100 para o Exynos 990, o processador do S20 Ultra, a Golden Reviews partilhou uma tabela com um teste que inclui estes e outros processadores.
A diferença é significativa. Também podemos observar que o Snapdragon 888 lidera a tabela com o melhor desempenho. Este é o processador do S21 Ultra disponibilizado nos EUA e China. A Samsung devido a restrições legais que remetem para acordos com a Qualcomm, está limitada na utilização do seu processador Exynos no mercado norte-americano, daí que seja forçada a incluir os processadores Snapdragon nesse mercado.
O S21 Ultra está então disponível em versões  de 16GB/512GB, 12GB/128GB e 12GB/256GB.

Bateria & Autonomia

O Samsung Galaxy S21 Ultra tem uma bateria de 5000mAh que durante os testes se mostrou suficiente para um dia de utilização. Há imensas variáveis, como bem sabemos, que afetam a autonomia de um smartphone, portanto, este resultado relativo à autonomia refere-se a uma utilização do smartphone com as definições de origem da Samsung. A resolução vem definida para 1080p e, honestamente, a maioria dos utilizadores não notará grande diferença entre Quad HD e Full HD.
Além disso, a taxa de atualização vem também definida com um valor variável, por isso, o smartphone ajusta automaticamente para 120Hz em situações que assim o justifiquem, como jogos, ou até mesmo para 11Hz, como em situações de leitura de texto.
O S21 Ultra suporta carregamento rápido de 25W, o que pode parecer um passo atrás relativamente à serie S20 que suporta 45W, no entanto, segundo a Samsung, o carregamento por 25W foi tão otimizado que a diferença entre ambos foi reduzida ao ponto de ser mínima.
A bateria pode ser também carregada sem fios e suporta dispositivos com potência até 15W. Há ainda a possibilidade de tornar o S21 Ultra num carregador sem fios, com a opção de reverse charging, e carregar outros dispositivos que suportem também carregamento Qi.

A Samsung optou por não incluir carregador com o smartphone, pelo que podem aproveitar qualquer carregador que tenham de outros modelos. Claro que o ideal é tirar partido da função de carregamento rápido do S21 Ultra e comprar um carregador Samsung de 25W, caso não possuam.

Galaxy S21 Ultra - O Melhor Smartphone Android?

O nosso Bruno apresenta-nos o S21 Ultra em detalhe. Espreitem o vídeo onde fazemos o seu unboxing, testamos o desempenho, as câmaras, gravação de vídeo e captura de fotos, o som, e o ecrã.

ARTIGOS RECENTES

OnePlus Nord 2 em Junho?

O sucessor de um dos smartphones mais procurados e bem sucedidos dos últimos meses poderá ser lançado muito em breve.

Como Escolher Um Microondas?

O microondas veio facilitar e poupar tempo que despendemos na cozinha. Descobre como escolher o modelo mais adequado às tuas necessidades.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *