Atualmente, é habitual em qualquer site de tecnologia ou redes sociais, um youtuber ou até um gamer publicar e/ou analisar um novo lançamento na família de teclados mecânicos.
Seja com ou sem RGB, TKL, 65% ou simplesmente um teclado de tamanho normal. A oferta é imensa, mas muitos utilizadores e também os nossos clientes ainda se questionam. É assim uma experiência tão significativa? Devo fazer upgrade ao meu atual teclado?
Em primeiro lugar deves conhecer as tuas necessidades e esclarecer algumas dúvidas. É um teclado puramente para gaming? Apenas para trabalho editorial ou ambos os cenários? O barulho *click, clack* é incomodativo? Teclas rápidas, lineares ou mais pesadas? São várias as questões que podem surgir.
Basta o mínimo de esforço para encontrarmos centenas de excelentes explicações sobre a diferença entre um teclado membrana e um teclado mecânico no mundo online. Contudo, uma sucinta explicação não faz mal a ninguém:
- Por um lado, temos os teclados membrana. Entre as teclas de plástico e a PCB (placa principal), existe um “tapete” de borracha, a membrana. Ao pressionarmos as teclas, a membrana entra em contacto com a placa e fechando assim a comunicação. Prontamente, no computador, é registado o toque.
- Já os teclados mecânicos, a própria tecla incorpora peças mecânicas como a mola, para nos dar a sensação de click e o próprio switch. Este último faz o contacto com a placa principal mais ou menos a meio do caminho da tecla quando a pressionamos. Tempo/distância de registo muda consoante o tipo de switch e tecnologia.
Podem perceber como funcionam as duas tecnologias, mas qual a diferença, a experiência, o toque e sensação de escrever em mecânico e membrana? Para alguns pode ser algo do género: “comer uma francesinha no Porto ou Algarve sabe ao mesmo”; para outros, “é um crime comparar Naruto a Dragon Ball”.
Brincadeiras à parte, não tem mal algum se consideram mais confortável o teclar num teclado de membrana, como indicado. Tudo depende do utilizador, necessidades e preferência. Na nossa opinião, não existe melhor experiência em trabalho ou em gaming, que a de um teclado mecânico.
Durabilidade dos Teclados Mecânicos
Um teclado mecânico, irá durar bastante tempo, bem mais do que um teclado membrana. Se já notaram que o vosso teclado membrana está a registar erradamente algumas teclas, deve-se ao desgaste da membrana. Algo que não acontece num teclado mecânico. Apesar de resistente, devem sim, ter sempre o cuidado mínimo de efetuar a limpeza e manutenção dos vossos periféricos. Maltratados, será normal não sobreviverem muito tempo.

Sabias Que Podes Personalizar o Teu Teclado Mecânico?
Teclas alternativas, é algo que não é possível num teclado normal devido a cada empresa construir à sua medida, não sendo assim de todo possível a troca e personalização das mesmas.
Num teclado mecânico, salvo alteração do encaixe ou switch proprietário (exemplo: Logitech Romer Switch), é possível adquirirem conjuntos de teclas até com plástico mais resistente, com cores e texturas diferentes e com material de qualidade superior.
Anti-Ghosting ou Key Rollover, uma característica presente nos teclados mecânicos, a possibilidade de poderem pressionar várias teclas em simultâneo existindo registo em todas. Já partilharam um teclado com um amigo e verificaram que não conseguiam jogar em simultâneo? Deve-se à falta desta característica num teclado de membrana. Esta funcionalidade é essencial, principalmente para um gamer que necessita de rapidamente efetuar um conjunto de teclas em simultâneo. Consegue-o facilmente sem notar qualquer erro num teclado mecânico.
Dito isto, chegou a hora de escolheres a melhor solução para ti. O novo teclado mecânico serve as vossas preferências. Teclado com ou sem numérico, com ou sem RGB, com ou sem Macros e qual o switch que necessitam.
Teclado com teclas rápidas e com a sensação de click e não se importam de um pouco de mais barulho? A escolha passa por switch Cherry MX Blue (ou switches comparáveis, Outemu, Kailh ou Razer Switch). Um teclado que possua um toque linear como o teclado que tanto adoravam de membrana? Então opta por um teclado com switch Cherry MX Red ou Speed Silent.
Para finalizar, voltamos à questão, devem ou não efetuar upgrade de teclado? A nossa opinião é afirmativa. O valor de um teclado mecânico deixou de ser, hoje em dia, um entrave. É certo que são mais caros, mas devido à oferta de vários switches e marcas principalmente no mercado gaming, dão a todos a possibilidade de levar para casa um teclado com teclas Cherry Mx (ou outras), com um budget mais reduzido.
Visita a secção de teclados membrana e mecânicos da PCDIGA em Periféricos. Basta clicar no botão da imagem em baixo.
Em caso de dúvidas, por favor, não hesites em deixar em escrever-nos na caixa de comentários em baixo.