Embora não vá ser lançado a nível mundial durante algum tempo, a série 13 da Xiaomi acaba de ser anunciada como um dos primeiros dispositivos com o Snapdragon 8 Gen 2.

A série 13 da Xiaomi consiste nas versões standard do Xiaomi 13 e do Xiaomi 13 Pro.
O modelo de entrada de gama é um estandarte por direito próprio, com um Snapdragon 8 Gen 2, novas câmaras da Leica e muito mais. Tem também um aspeto distinto inspirado no iPhone para as suas molduras laterais, com uma borda plana e polida em torno da totalidade do dispositivo. Mesmo nos materiais de marketing de Xiaomi, parece-se muito com o iPhone 14, mas a Xiaomi nunca teve problemas em seguir essa abordagem.
Contudo, o que é muito mais interessante é o que compõe o conjunto em geral. O Xiaomi 13 tem, como mencionado, o Snapdragon 8 Gen 2 no seu núcleo combinado com até 12GB de RAM e 512GB de armazenamento, mas começa com 8GB/128GB. Depois, oferece um ecrã FHD+ AMOLED de 6,36 polegadas a 120Hz. É um painel OLED melhorado que suporta também um pico de luminosidade de 1.900 nits. Há uma bateria de 4.500 mAh com carregamento com fios de 67W e 50W sem fios. Encontrará também resistência à água IP68 e suporte para Dolby Atmos e Dolby Head Tracking.

A configuração da câmara no Xiaomi 13 consiste numa câmara primária de 50MP com dois sensores secundários. Uma é uma câmara de 10MP com uma teleobjetiva com 3x zoom óptico. A outra é uma câmara de 12MP ultrawide. As lentes Leica são utilizadas através dos três sensores.
As cores para o Xiaomi 13 incluem preto, branco, verde claro e azul claro, bem como algumas opções vibrantes de edição limitada em vermelho, amarelo, verde, cinzento e azul.

Entretanto, o Xiaomi 13 Pro é o verdadeiro porta-estandarte da empresa. Tem um visor de 6,73 polegadas QHD+ 120Hz LTPO AMOLED que, tal como o outro modelo, pode atingir um pico de luminosidade de 1.900 nits. A capacidade da bateria é de 4.820 mAh com carregamento rápido até 120W e carregamento sem fios a 50W. E, claro, tem o Snapdragon 8 Gen 2 debaixo do capô com armazenamento UFS 4.0 e memória LPDDRX5. As opções de RAM vão até 12GB com até 512GB de armazenamento, mas o modelo base ainda se encontra com 8GB/128GB.
No que diz respeito às câmaras, o Xiaomi 13 Pro dispõe de um trio de sensores de 50MP. A câmara principal tem um sensor de 1 polegada Sony IMX989, que apareceu pela primeira vez no Xiaomi 12S no ano passado, embora agora com uma lente Leica em cima. As câmaras secundárias incluem uma câmara telefoto de 50MP 3x e uma ultrawide de 50MP com suporte macro.

O design do Xiaomi 13 Pro é bastante diferente do smartphone standard, com um chassis estreito que se funde com os lados curvos do telefone. A parte traseira também está disponível nas versões em cerâmica e couro, com quatro opções de cor que incluem branco, preto, verde e azul claro, sendo a última a opção em couro.
Tal como o modelo inferior, há também a resistência à água IP68, Dolby Atmos, e Head Tracking.

A série Xiaomi 13 está hoje disponível para pré-encomenda na China e deverá chegar ao resto do mundo nos próximos meses. O preço do modelo base começa nos 575 dólares (540€), enquanto que o modelo Pro começa nos 720 dólares (677€).