Os eventos de lançamento de jogos da PlayStation 5 e Call of Duty foram adiados nos EUA. Em declaração nas suas redes sociais oficiais ambas as empresas não mencionam diretamente a agitação civil que se vive nos EUA, contudo, referem que este não é o momento oportuno para comemorações e acrescenta que “vozes mais importantes deverão ser ouvidas”.
Call of Duty
— Call of Duty (@CallofDuty) June 2, 2020
A empresa refere no seu comunicado que “agora não é a hora” de lançar novas temporadas Modern Warfare: Warzone e da app para smartphone Call of Duty: Mobile. Estes jogos iriam ser lançados esta semana, o que daria à empresa uma nova oportunidade de vender merchandise do jogo.
Play Station
— PlayStation (@PlayStation) June 1, 2020
A ação da Sony evita os riscos inerentes à tentativa de promover jogos que provavelmente envolvam combates violentos no momento em que ocorrem impasses e confrontos nos EUA. A decisão do adiamento foi bem aceite por quem iria fazer a cobertura o lançamento.
Samit Sarkar, editor de primeira página do site de notícias de jogos Polygon, revelou a sua opinião no Twitter:
“Bom – têm que me desculpar por não estar com disposição para o hype da próxima geração esta semana”
Já Rachel Weber, diretora administrativa da GamesRadar, elogiou a ação:
“Muito bem, Sony”
A Sony divulgou num post no Twitter o seguinte: “Denunciamos o racismo e a violência frequente contra a comunidade negra. Continuaremos a trabalhar em direção de um futuro marcado pela empatia e pela inclusão e permaneceremos com os nossos criadores, jogadores, funcionários, famílias e amigos negros. #BlackLivesMatter”. Nos seus estúdios de jogos, Naughty Dog, também divulgou que está a fazer doações a várias organizações nacionais e locais dos EUA a fim de ajudar a combater o racismo e a injustiça.
A decisão de adiar os lançamentos previstos surge logo após o presidente Trump ameaçar mobilizar “soldados fortemente armados e militares” para acabar com a agitação nos EUA. Várias empresas tecnológicas vão preferem adiar os lançamentos até a situação do país normalizar de novo:
- Electronic Arts – adiou o evento de revelação do seu título desportivo mais recente, Madden NFL 21. No comunicado refere que “estamos com a nossa comunidade afro-americana / negra … encontraremos outro momento para conversar”
- Google – adia o evento online para a próxima versão do Android.
- AirBnB – retirou uma mensagem de vídeo planeada pelo chefe executivo sobre o futuro das viagens, informou a Bloomberg.
Ainda sem previsão de datas para os lançamentos, as empresas de jogos irão aguardar que a agitação civil nos EUA diminua e a situação normalize.