Como escolher Máquinas de Lavar Loiça?

As máquinas de lavar loiça vieram descomplicar o nosso tempo passado na cozinha. Além de lavarem a loiça por nós, ainda nos permitem reduzir o consumo de água. Escolher uma máquina de lavar loiça pode não parecer uma tarefa fácil, devido à vasta oferta. Contudo, este artigo irá ajudar-te a conhecer todos os modelos existentes no mercado, para encontrares uma que se adapte melhor às tuas necessidades, bem como ao teu agregado familiar.

As necessidades do teu agregado familiar vão influenciar a escolha deste eletrodoméstico

Cada vez mais eficazes energeticamente, e quando cheias de loiça suja, as máquinas de lavar loiça podem gastar muito menos água, em comparação a lavar a loiça à mão. Além de facilitar a lida da casa, optar por máquinas de lavar loiça não representa um aumento da conta da luz e água. Aliás, muitas vezes até acaba por ser um aliado na poupança de água. Lava por ti a loiça, gastando o mínimo de recursos, há melhor que isso? 

Quais os fatores a considerar nas Máquinas de Lavar Loiça?

1. Eficiência Energética

Todos os modelos de máquinas de lavar loiça disponibilizam toda a informação necessária para a sua compra. Na etiqueta energética, disponível em cada modelo, podes encontrar vários detalhes. Fica a conhecer ao detalhe na imagem seguinte.

Eitqueta Energética das Máquinas de Lavar Loiça

Este rótulo, além da eficiência energética do produto, cada icon refere uma determinada especificação da máquina de lavar loiça. Desta forma, podes comparar a classe de eficiência energética, o consumo de energia, a capacidade de conjuntos, a duração do programa e o consumo de água do programa Eco. Também o nível de ruído em decíbeis é indicado, para fins de comparação entre modelos.

2. Espaço Disponível na Cozinha

O espaço na cozinha é um dos principais fatores a considerar

Antes de mais, verifica o espaço disponível na tua cozinha, mede o espaço destinado à máquina de lavar louça. A maioria das cozinhas dispõe de uma medida standard destinada a este tipo de eletrodoméstico. Contudo, é melhor verificares todas as medidas disponíveis: largura,  profundidade e altura. Anota as medidas e confirma se a máquina de lavar louça que queres comprar servirá para essas medidas. 

3. Performance de Lavagem

Consulta os programas de lavagem disponíveis e opta pelo mais eficiente

Hoje em dia, existem muitas máquinas de lavar loiça para todos os preços, contudo, é necessário teres em atenção os programas de limpeza disponíveis e procurar os de maior confiança e eficiência. Certifica-te de que possui todos os ciclos de limpeza desejados. Geralmente, as máquinas de lavar loiça modernas têm mais ciclos, em vez de outra lavagem e secagem. 

Apesar dos programas disponíveis, grande parte dw sua eficácia depende de como cuidas da tua máquina. Tudo começa com a instalação adequada, e partir daí, é importante estar atento a quaisquer problemas e corrigi-los o quanto antes. Também a colocação dos pratos na máquina afetarão a qualidade de limpeza. 

4. Performance de Secagem

Máquinas de lavar loiça com o interior em aço inoxidável são energeticamente mais eficientes

A eficiência na secagem é fundamental na compra de qualquer máquina de lavar loiça.  A técnica de secagem mais eficiente em termos de energia são as máquinas de lavar loiça com o interior em aço inoxidável. As paredes deste material permitem a secagem à base de condensação que não derrete plásticos e funciona muito bem a remover a humidade dos pratos no final de cada ciclo.

Dá valor à capacidade de secagem quando comprares a tua máquina de lavar louça. Este fator pode fazer uma grande diferença na sua satisfação geral com a máquina. Usar abrilhantador ou a solução alternativa natural de vinagre a 5% poderá ajudar neste processo. Além disso, procura uma máquina de lavar louça com porta de abertura automática quando o ciclo de lavagem terminar.

5. Interior

A forma como a loiça é organizada no interior da máquina tem impacto no rigor da limpeza

O design de interiores eficiente e o revestimento em aço inoxidável deverá ser pensado de forma ergonómica para caber mais pratos no mesmo espaço.  Verifica o manual do eletrodoméstico para saber como colocar a loiça da forma mais apropriada. Este procedimento pode fazer uma grande diferença na qualidade e no rigor da limpeza, principalmente quando se leva em consideração a posição e orientação dos bicos e dos braços pulverizadores.

A maioria das máquinas de lavar loiça de qualidade também possui duas opções de posicionamento, permitindo colocar itens grandes na prateleira inferior ou superior, mediante necessidade.  Algumas incluem ainda uma terceira prateleira para colocar utensílios e tigelas mais planos. Em relação aos talheres, podem ter a cesta comum ou uma zona própria que garante a separação para uma limpeza completa. 

É hora de escolheres a tua Máquina de Lavar Loiça

Depois de teres conhecimento de todas estas dicas e fatores importantes a ter em consideração na compra de uma máquina de lavar loiça, já estás mais informado sobre o assunto. Contudo, o mais importante é que escolhas uma máquina que esteja dentro do teu orçamento e, ao mesmo tempo, atenda a todos os critérios que necessitas para o teu dia a dia.  Se perderes algum tempo a pesquisar os vários modelos disponíveis no nosso site irás encontrar uma máquina de lavar loiça perfeitamente adequada para a tua casa.

ARTIGOS RECENTES

Xiaomi Sugere Nova Mi TV OLED

A Xiaomi tem abordado a possibilidade de estar a desenvolver um novo modelo de Mi TV, desta vez com ecrã OLED. Não foram partilhados quaisquer detalhes, mas um utilizador (tipster) sugere que pode tratar-se da próxima geração de televisores OLED. 

Os Novos Recursos Que Chegam Com o iOS 15

Ainda há relativamente pouco tempo foi anunciado o iOS 14.5, que trouxe várias novidades, e a Apple já anunciou nova versão do seu sistema operativo móvel, o iOS 15.

Kingston Substitui HyperX Por Fury

Depois da HP ter adquirido a HyperX (a divisão de periféricos gaming), a Kingston, que manteve posse da divisão de memórias, altera o nome da HyperX para Fury.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *