Como Escolher a Fonte de Alimentação Certa?

Comprar fonte de alimentação é, provavelmente,  o momento mais negligenciado quando queremos montar um novo computador, no entanto, as consequências podem dar muitas dores de cabeça.

Porque é Que A Negligenciamos?

A escolha deste componente acaba sempre por ser relegada para último e isto deve-se ao facto de, simplesmente, ser… pouco interessante. Enquanto que, quando escolhemos um processador ou uma placa gráfica nova temos imediatamente características que nos conferem e acrescentam desempenho à máquina, quando falamos de fontes de alimentação, falamos de watts, volts e amperes que são características que não associamos, ou convertemos, imediatamente naqueles ganhos que desejamos na busca por rapidez de execução e qualidade gráfica.

As fontes de alimentação são tão negligenciadas que chegam mesmo a ser esquecidas quando estamos a montar um novo PC.
Parece exagero? Vejam aqui o exemplo do xQc, um streamer do Twitch e ex-jogador profissional de Overwatch que estava a fazer o stream da montagem da sua máquina, até ao momento em que se apercebeu que faltava alguma coisa:

A negligência é real!

As Consequências de Uma Fraca Escolha

A tentação de poupar alguns euros é grande, principalmente depois de termos investido a maior parte do orçamento no processador. E na placa gráfica. E na motherboard. E na memória RAM. E nos discos de armazenamento. E numa torre XPTO. Muito provavelmente, começamos com um orçamento bem definido, vamos esticando para comprarmos aqueles componentes que custam só mais alguns euros para lá do nosso orçamento inicial e quando chegamos ao final, lembrámo-nos que ainda falta a fonte de alimentação. Quem nunca, certo?

Então, depois de tudo isto, decidimos finalmente começar a conter os custos e escolhemos uma fonte barata, mas as consequências podem trazer algumas dores de cabeça e, no final de contas, pode sair bem caro.

Uma fonte de alimentação que não seja capaz de fornecer energia de forma fiável e segura pode causar inúmeros problemas, tais como levar o computador a reiniciar constante e inesperadamente sem aviso, pode causar “congelamentos”, e instabilidade na sua utilização. Este tipo de situações pode levar-nos ao desespero na procura pela sua origem.

comprar fonte de alimentação negligencia

Como Escolher a Fonte de Alimentação Certa Para o Meu PC?

Há vários aspectos a considerar antes de comprar este componente, tal como sucede com os outros elementos que deverão fazer parte de um computador.

  1. Potência

Aqui a resposta é relativamente simples. A resposta é uma pergunta: qual a potência que o teu PC exige? Felizmente, para descobrirmos a potência necessária para alimentar a nossa máquina não temos que fazer grandes pesquisas, temos ferramentas que fazem o cálculo por nós, como é o caso da Power Supply Calculator da OuterVision. Esta ferramenta permite adicionar todos os componentes que compõem o nosso PC e até escolher o tipo de utilização, como o número de horas que jogamos/trabalhamos, e dá-nos o resultado exacto da potência que este consome. Com este valor já conseguimos começar a filtrar algumas opções. Por exemplo, no site da PCDIGA, podemos filtrar fontes de alimentação pela sua potência.
comprar fonte de alimentação filtrar potência

O nosso conselho é, no caso de obteres um valor de 350W, por exemplo, opta por uma fonte de alimentação de 500W. Convém teres sempre alguma margem de potência.

  1. Peso

Sim, isso mesmo, o peso. Os modelos mais pesados e maiores são sempre preferíveis aos modelos mais leves. Fontes de alimentação de alta qualidade têm quase sempre condensadores maiores e melhores, assim como outras peças, e vêm com dissipadores de calor também de maior dimensão. Tudo isto converte-se em mais peso. Para além disso, ventoinhas maiores conseguem deslocar volumes mais consideráveis de ar, logo, maior dissipação de calor e produzem menos ruído, o que é outra vantagem ainda.

comprar fonte de alimentação peso
  1. Eficiência

A classificação de eficiência é importante porque os modelos de maior eficiência tendem a ter melhores componentes, a desperdiçar menos energia e a aquecer menos, tudo isto contribui para minimização do ruído da ventoinha. Uma fonte de alimentação com uma taxa de eficiência de 80% fornece 80% da sua potência nominal como energia para o teu sistema, enquanto perde, ou desperdiça, os outros 20% noutras formas, como em calor.

comprar fonte de alimentação eficiência

Aconselhamos-te a optar por modelos com a certificação energética 80 Plus. É verdade que o processo de certificação pode não ser especialmente rigoroso, no entanto, confirma-se que as unidades com certificação 80 Plus têm, pelo menos, uma eficiência energética de 80%. Esta categoria de 80 Plus possui ainda outros níveis de classificação para modelos ainda mais eficientes, incluindo as certificações 80 Plus Bronze, Prata, Ouro, Platina e Titânio. Claro que, as fontes de alimentação nos níveis mais altos de certificação tendem a ter preços mais elevados. Os utilizadores com necessidades energéticas medianas podem perfeitamente optar pelo nível mais simples 80 Plus ou 80 Plus Bronze, a não ser que encontrem um bom negócio para um modelo com certificação Silver ou Gold.

  1. Modular ou Não-Modular?​

Outro aspecto a considerar é o da cablagem. As fontes de alimentação estão disponíveis com ligações fixas, com ligações parcialmente modulares ou com ligações totalmente modulares. Nas modulares, podemos adicionar ou remover cabos conforme a necessidade, de modo a mantermos o interior da torre mais arrumada e com melhor aspecto.

Tecnicamente, uma fonte de alimentação com ligações fixas é ideal porque não requer conexões adicionais entre o circuito interno da unidade e os conectores que serão ligados aos componentes. Neste caso, uma extremidade do cabo é soldada no próprio circuito interno do elemento e a outra extremidade é um cabo padrão contínuo, sem qualquer interrupção, que se divide em vários conectores. Sempre que inserimos uma conexão adicional entre a fonte e os componentes – como acontece com as fontes de alimentação modulares – é adicionada mais resistência e outro possível ponto de falha e qualquer aumento na resistência traduz-se em perda de eficiência.

comprar fonte de alimentação modular

Dito isto, esta resistência adicional é geralmente mínima e não é motivo de preocupação para a maioria dos utilizadores. Em relação aos modelos modulares, estes simplificam bastante a manutenção e limpeza do interior torre. A maioria das pessoas prefere fontes de alimentação modulares, apesar de custarem um pouco mais do que os modelos não modulares.

  1. Uma Escolha a Pensar no Futuro​​​

Outro fator a ter em conta antes de comprares a fonte de alimentação é um eventual upgrade a um ou mais componentes, como o processador ou placa gráfica. Uma placa gráfica pode facilmente exigir mais 50 ou 80 watts e se optares por uma fonte de alimentação com potência à justa para a tua atual configuração, o investimento do upgrade pode rapidamente agravar-se com a necessidade de atualizar mais um componente. Por isso, como recomendamos no ponto anterior, garante sempre alguma margem de potência, não só para a tua máquina atual, como para eventuais upgrades.

  1. A Marca É Importante?​

Como é nosso apanágio, recomendamos sempre optar por produtos de marcas fiáveis.
Infelizmente, o mercado está inundado de marcas manhosas e de qualidade dúbia. Estas marcas utilizam peças de baixa fiabilidade e exageram largamente a capacidade dos seus produtos.
Optem sempre por  uma fonte de alimentação de marcas com boa reputação. Pesquisem ou peçam aconselhamento a especialistas se estiverem incertos sobre a vossa escolha.

Deixámo-vos aqui algumas das melhores marcas de fontes de alimentação no mercado:

Mais Potência Significa Maior Consumo de Eletricidade?

A resposta é não. Uma fonte de alimentação topo de gama e potente não vai necessariamente consumir mais energia. A fonte vai consumir e fornecer somente a energia exigida pelos componentes do PC.

É Complicado Escolher?

Com tanta escolha disponível no mercado, sim, esta pode ser uma escolha bastante complicada. O nosso melhor conselho é, em caso de dúvida,  consultem e peçam opiniões a especialistas, como os da PCDIGA. Não, não vão recomendar a solução mais barata, mas vão recomendar, garantida e seguramente, uma fonte de alimentação fiável, capaz, perfeitamente ajustada às tuas necessidades e que nunca vai comprometer a segurança e o desempenho da tua máquina.

FONTES DE ALIMENTAÇÃO

ARTIGOS RECENTES

Smartwatch Xiaomi

Qual o Melhor Smartwatch Xiaomi?

A oferta é imensa e qualidade não falta. Neste artigo espreitamos a enorme oferta da marca e tentamos descobrir qual o melhor smartwatch Xiaomi.

AMD Vai Anunciar Nova Placa Gráfica

A AMD prepara-se para anunciar nova placa gráfica a 3 de março num evento online. Esta gráfica fará parte da família das Radeon RX 6000.

20 thoughts on “Como Escolher a Fonte de Alimentação Certa?”

  1. Boa tarde.

    Comprei um GPU Gigabyte GeForce GTX 1660 SUPER 6 GB OC Video Card.

    Mas a minha fonte de alimentação não tem conector para PCIe, algo que só reparei agora.

    Gostaria de saber qual é a fonte de alimentação com a melhor relação preço/qualidade que têm para poder conseguir usar o GPU.

    Atualmente o meu setup é o seguinte:
    Processador – AMD Ryzen 5 3600 3.6 GHz 6-Core Processor
    Motherboard – MSI B450M-A PRO MAX Micro ATX AM4 Motherboard
    RAM – Crucial Ballistix Sport AT 16 GB (1 x 16 GB) DDR4-2666 CL16 Memory
    SSHD – Toshiba HDWM110 1TB
    HDD – Samsung HD103SI 1TB
    Fonte de alimentação – 1life 450W120.

    1. Boa tarde Daniel.

      Deverá verificar se a caixa da HP na sua configuração, suporta a instalação de uma fonte de tamanho “normal” e não se trata de algo proprietário da HP. Segundo o link que envia, a sua configuração possui uma fonte de 500W com eficiência 80 Plus Bronze.

      Se pretende utilizar a nova fonte em uma caixa diferente Micro ATX da que menciona no link, deverá verificar qual a potência que necessita para a configuração. Sendo o hardware da máquina HP, basta cumprir os iguais requisitos 500W 80+ Bronze. Deixo aqui várias soluções:
      https://bit.ly/2SFVx7f

      Abraço.

  2. Boa tarde, vou comprar um computador em breve com os seguintes componentes:

    – Processador AMD Ryzen 7 2700X 8-Core (3.7GHz-4.35GHz) 20MB AM4
    – Motherboard MSI B450M MORTAR MAX
    – Gráfica MSI GeForce® GTX 1660 SUPER VENTUS XS 6G OC
    – G.Skill Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3000MHz Aegis CL16
    – Disco Western Digital Blue 1TB 7200rpm 64MB SATA III
    – Disco SSD Kingston A2000 250GB M.2 NVMe 2280

    Sendo assim, que fonte de alimentação recomendam?
    É importante realçar que algum tempo depois gostaria de dar upgrade na gráfica nomeadamente para uma 2060 super.

    1. Bom dia Eduardo,
      Um fonte de média gama de 550W, 650W, chegará perfeitamente mesmo com upgrade. Porém a fonte é um dos componentes que mais tempo se manterá intocável. Isto é ao comprar uma boa fonte agora, no futuro não precisa de se preocupar com upgrades.

      Dito isto poderei recomendar os seguintes modelos:
      https://www.pcdiga.com/fonte-de-alimentac-o-corsair-tx650m-semi-modular
      https://www.pcdiga.com/fonte-de-alimentac-o-seasonic-core-gc-650w-gold
      https://www.pcdiga.com/fonte-de-alimentac-o-seasonic-core-gm-650w-semi-modular-80plus-gold
      https://www.pcdiga.com/fonte-de-alimentac-o-corsair-rm-series-rm650-2019-80-gold-full-modular

  3. Boa Tarde, tenho um computador com 6 anos ao qual gostaria de fazer um upgrade de placa grafica, processador e motherboard, mas nao percebo assim tanto do assunto portanto deixo aqui os meus componentes para saber se posso substituir a minha atual placa grafica processador e motherboard por estes novos componentes sem ter problemas de compatibilidade
    specs atuais:
    processador:CPU Intel core i3 4150 3.5Ghz 3MB
    motherboard: Asus H97M -PLUS Intel H97
    grafica: Asus GTX760 2GB
    fonte alimentação: LC-Power Fonte LC6550 550W 2.2 120mm
    memória: Kingston 4GB DDR3 1600MHz SRX8 CL11
    disco rigido: Toshiba 1TB SATA 3 7200rpm 32MB 3.5
    caixa do pc: NOX Zen

    novo processador, motherboard e grafica:
    processador: AMD RYZEN 5 3600 Hexa-Core 3.6GHz com Turbo 4.2GHz 36 MB
    motherboard:ATX MSI B450 Tomahawk Max
    grafica: MSI GTX 1660 super ventus XS OC 6G

    Gostaria de saber se comprar estes novos componentes se nao irei ter problemas de compatibilidade tanto no caixa como noutros componentes e se sim quais é que tenho que mudar e se possivel uma referencia.
    Obrigado!

    1. Boa tarde Tomás.
      Na lista de componentes que indica, não deverá esquecer que necessita de memórias RAM DDR4, não pode reutilizar a as memórias do seu sistema.
      Os restantes componentes são compatíveis entre si. Recomendo a aquisição de um disco SSD para acelerar todo o seu sistema:
      https://www.pcdiga.com/ssd-m-2-2280-western-digital-blue-sn550-500gb-3d-nand-nvme
      https://www.pcdiga.com/ssd-m-2-2280-silicon-power-p34a60-512gb-3d-tlc-nvme
      https://www.pcdiga.com/ssd-m-2-2280-kingston-a2000-500gb-3d-tlc-nvme

      Abraço.

  4. Gostaria de saber se os componentes são compatíveis e não haverá conflito na caixa pois estou para comprar.

    caixa: Caixa ATX MSI MPG GUNGNIR 110R
    fonte: Fonte de Alimentação Corsair RM Series RM750 (2019) 80+ Gold Full Modular
    motherboard: Motherboard ATX MSI MPG Z390 Gaming Edge AC
    Processador: Processador Intel Core i9-9900K Octa-Core 3.6GHz c/ Turbo 5.0GHz 16MB Skt1151
    cooler: Water Cooler CPU Corsair Hydro Series H100x 240mm
    memoria_ram: Memória RAM G.SKILL Trident Z RGB 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL18 Preta
    placa_grafica: Placa Gráfica Zotac Gaming GeForce RTX 3070 8GB GDDR6 Twin Edge OC
    SSD: SSD M.2 2280 Kingston A2000 1TB 3D TLC NVMe

  5. Boa noite,
    Gostaria de saber qual será a fonte de alimentação indicada para uma torre com as seguintes especificações:

    – Processador AMD Ryzen 5 2600X
    – placa gráfica XFX Radeon RX 590 Fatboy Core Edition 8GB
    – disco ssd 250gb samsung
    – Caixa ATX Nox Hummer TGF RGB
    – Motherboard ATX MSI B450-A Pro Max
    – Ram 16gb G.SKILL Aegis 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16
    – Fonte de alimentação – ?

    Desde já muito obrigado.

  6. Bom dia,

    Tenciono comprar a nova gráfica NVIDIA 3080 , e estou na duvida se a minha fonte aguenta..
    O meu set up é :

    – Processador AMD Ryzen 5 3600X Hexa-Core 3.8GHz c/ Turbo 4.4GHZ 36MB SktAM4
    – placa gráfica a comprar 3080
    – disco M.2 ssd 500gb samsung / disco ssd 500gb samsung / disco ssd 1TB samsung
    – Caixa ATX Corsair iCUE 220T
    – Motherboard ATX Gigabyte X570 Aorus Elite
    – Ram 16gb G.SKILL Ripjaws 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16
    – Fonte de alimentação Seasonic Focus Plus Gold &50W Full Modular

    1. Bom dia Hugo,

      Seasonic Focus Gold de 650W? O sistema em full load vai ficar próximo do limite. O consumo geral dessa configuração poderá rondar, na casa dos 500W +. Teoricamente, sim chegará.
      A NVIDIA recomenda 850W porém trata-se de uma recomendação para existir “espaço” de manobra em toda a configuração. Uma boa fonte de 650W Gold, fará o trabalho.

      Abraço.

  7. Boa tarde:
    Rams: Corsair 32Gb ddr4 3000 cl 15 Vengeance Lpx (4×8)
    Cooler : artic easports duo vermelho
    CPU: Intel I5 10500
    GPU: 1660 Super OC da Gigabyte
    Mobo: ASUS TUF B460-PRO (wif)i
    PSU : estou a pensar encomendar a Seasonic 850w 80 gold + (porque mais tarde poderei fazer upgrade ao pc). Será watts a mais ou isso não tem problema?

    1. Olá João,
      Não há qualquer problema ao optares por essa fonte de alimentação, ficas servido praticamente para qualquer configuração. O teu sistema atual deverá consumir, no máximo e em picos, até 400W, talvez nem isso. Caso faças um upgrade no futuro, essa fonte garante-te alimentação suficiente.
      Podes considerar eventualmente fontes de 650W, também ficas bem servido para a tua atual configuração e futuras: https://www.pcdiga.com/fonte-de-alimentac-o-corsair-cv-series-cv650-80-plus-bronze-cp-9020211-eu#/embedded/query=650w%2080%20gold%2B&page=1&query_name=match_and
      Abraço!

  8. Olá Bom Dia.
    Eu queria saber se este cooler (Water Cooler CPU Corsair Hydro Series H100i RGB Platinum 240mm) é compativel c esta caixa (Caixa ATX MSI MPG GUNGNIR 110R)

    1. Olá Gonçalo,

      Sim, é compatível, pode ser instalado à frente, suporta aqui até 360mm, ou em cima, suporta até 240mm. No entanto, convém ter em atenção a dimensão dos outros componentes, como memórias RAM e board.

      Abraço.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *