As versões públicas beta do iOS 14 e iPadOS 14 estão a ser disponibilizadas hoje com vários novos recursos, inclusive a maior alteração de sempre no ecrã inicial.
Esta será a primeira oportunidade para os utilizadores experimentarem a nova versão deste sistema operativo da Apple. A versão final deverá ser disponibilizada no final do verão, por isso, os utilizadores deverão ter em conta que esta versão beta está sujeita a bugs e a eventuais problemas inesperados. Antes de instalar e testar esta versão beta, lembre-se de fazer o backup do seu dispositivo. Caso algo corra mal, tem sempre essa salvaguarda.
Novidades e Melhorias do iOS 14 e iPadOS 14
Na primeira abordagem somos imediatamente expostos ao ecrã inicial redesenhado. Agora, é possível adicionar e personalizar vários widgets, para além das habituais aplicações. Foi acrescentada também uma vista, ou visualização, “App Library” que automaticamente organiza as aplicações em grupos e listas.
Consulta aqui a lista com algumas das maiores novidades:
- A Siri sofre também algumas alterações em ambos os sistemas. Tem agora um novo ícone que surge no fundo do ecrã (em vez de ocupar o ecrã inteiro) e é possível ditar mensagens aúdio.
- Foram adicionadas também várias melhorias para tornar o sistema mais acessível para pessoas com deficiência, incluindo um novo recurso de reconhecimento de som, através do qual é possível pedir ao smartphone para escutar sons diferentes (sirenes, campainhas, etc.) e emitir notificações caso estes sejam detectados.
- A Apple adicionou também a funcionalidade picture-in-picture em todo o sistema aos vídeos do iOS e às chamadas do FaceTime.
- Há ainda um novo recurso “App Clip” que permitirá instalar uma versão snippet de uma aplicação para quem precisar de aceder a apenas algumas das funções.
- Os utilizadores podem, finalmente, definir serviços de email e navegadores de internet de terceiros como padrão.
- Há também uma outra nova aplicação Translate semelhante ao Google Translate, e alguns novos recursos no Messages, incluindo Memojis com máscaras faciais.
- A aplicação Maps disponibiliza direcções ajustadas a ciclismo e recursos de roteamento dedicados a veículos elétricos.
- A aplicação Home agora suporta reconhecimento facial para câmaras de segurança compatíveis com Homekit e iluminação adaptável para lâmpadas inteligentes.
- O Safari tem agora uma versão da funcionalidade de alerta de senhas do Chrome.
- O iPadOS não sofreu grandes mudanças drásticas. As suas novidades focam-se, principalmente na melhoria em geral da experiência do utilizador e na melhoria do design de aplicações para um ecrã maior. Algumas aplicações, como Photos e Music, têm novas barras laterais, enquanto o Calendário tem mais controlos na parte superior do ecrã.
- A Apple adicionou ainda um novo mecanismo de pesquisa chamado Universal Search para aceder rapidamente a aplicações, contactos ou documentos.
- Foi acrescentado um recurso, de nome Scribble, que converterá a escrita manual feita com o Apple Pencil em texto digitado.
- O iPadOS leva também alguns dos recursos do iOS 14, incluindo aplicações padrão de terceiros, grupos no iMessage e direcções indicadas para ciclismo. É possível também definir aplicações de terceiros como padrão nos iPads.
Como já se percebe, existem várias novidades diferentes e as mais significativas para cada utilizador varia, claro, com a forma como cada um utiliza o seu smartphone.
Partilhamos aqui um vídeo do canal de YouTube EverythingApplePro com todas as novidades e comparação entre o iOS 13 e iOS14.
Obter o iOS 14 e IpadOS 14
Para obter estas versões beta, basta entrar no site do Apple Beta Software Program e inscreveres-te para participar na iniciativa.
Dispositivos Suportados
- iPhone 11, 11 Pro, 11 Pro Max
- iPhone XS and XS Max
- iPhone XR
- iPhone X
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- iPhone 7
- iPhone 7 Plus
- iPhone 6S
- iPhone 6S Plus
- iPhone SE (2020)
- iPhone SE (2016)
- iPod Touch (7ª ger)
- iPad Pro 12.9"
- iPad Pro 11"
- iPad Pro 10.5"
- iPad Pro 9.7"
- iPad (6ª ger)
- iPad (5ª ger)
- iPad Mini 4
- iPad Air (3ª ger)
- iPad Air 2
Se já estás a experimentar o iOS 14 ou planeias fazê-lo, partilha connosco a tua experiência, diz-nos quais as novidades que mais gostas e as que menos te surpreendem!