Lâmpadas LED: Tudo o Que Precisa de Saber

Luzes LED

A preocupação pelo meio ambiente é um assunto cada vez mais discutido, seja pelos líderes parlamentares ou pelos portugueses que vêm nos pequenos gestos, toda a diferença. Mudar para lâmpadas LED é uma tarefa rápida, simples e que irá originar uma poupança gigante na fatura de energia. Descubra neste artigo tudo sobre luzes LED.

O que é uma Lâmpada LED?

Lâmpada LED

Sabia que a palavra LED é uma sigla em inglês que significa Light Emitting Diode, a tradução para este termo é Diodo Emissor de Luz. Os diodos são componentes do mundo eletrónico em que a sua principal funcionalidade é a emissão de luz em diferentes tipos de equipamentos eletrónicos. Quando ligamos uma lâmpada LED o diodo é um semicondutor,  capaz de conduzir a corrente elétrica. Normalmente encontramos um material condutor chamado arseneto de alumínio e gálio (AlGaAs) . A luz emitida é monocromática, portanto, dependente do cristal e da impureza de dopagem (fósforo ou nitrogénio) com que o componente é fabricado.

Lâmpadas LED vs Lâmpadas Incandescentes

Lâmpada LED

Poupança e durabilidade são as duas palavras de ordem nas lâmpadas LED, além de contribuir positivamente para o meio ambiente está a também a poupar, há conjunção melhor que esta? Face às as lâmpadas incandescentes as Led não precisam de qualquer manutenção, têm um custo muito mais baixo, contudo, o mesmo valor de lumens / Watts, cerca de 50.  Estes são alguns dos fatores que levam à escolha de luzes Led:

  • Poupa na conta da luz
  • Não contêm mercúrio na sua composição
  • Não emitem calor 
  • Duram até 10 anos
  • A produção de lâmpadas incandescentes está proibida
  • Ideais para usar em espaços comerciais: lojas, restauração entre outros estabelecimentos comerciais 

Na imagem abaixo pode ver a comparação entre lâmpadas incandescentes e as lâmpadas Led tendo em conta os parâmetros: Eficiência, Custo e Tempo estimado de utilização.

Lâmpadas Incandescentes versus Lâmpadas LED

Como poupar com Energia com Lâmpadas LED?

  • Sabia que a iluminação da sua casa representa cerca de 14% da totalidade da sua conta da luz? Pois é, as luzes LED pela sua durabilidade eficiência são, sem dúvida, a melhor opção para poupar energia.  Além  deste tipo de lâmpada pode ainda :
  • Utilize luz natural sempre que possível
  • Prefira cores claras nas paredes e tetos da sua casa, assim aproveita melhor a iluminação natural e poderá reduzir a artificial
  • Não deixe luzes acesas em divisões que não estão a ser utilizadas
  • Adapte a iluminação às suas necessidades , através de inturruptores inteligentes
  • Coloque sensores de movimento nos halls, garagens ou zonas comuns, assim as luzes se acendam e apaguem automaticamente; No exterior, sempre que possível, opte pela iluminação solar.

Concluíndo, a preocupação pelo meio ambiente é responsabilidade de todos, por isso nada melhor que começarmos já hoje a poupar, isto é bom tanto para o nosso bolso como para a atmosfera. 

ARTIGOS RECENTES

Qualcomm Anuncia Novos Processadores Mobile

A Qualcomm anunciou quatro novos processadores que deveremos começar a ver nos dispositivos mobile em breve: Snapdragon 480 Plus, Snapdragon 680, Snapdragon 695 e Snapdragon 778G Plus.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *