As placas de indução surgiram como opção aos fogões e a gás, são uma excelente opção para quem pretende reduzir a conta do gás e, em substituição, gastar apenas eletricidade. São fáceis de limpar e fazem exatamente o mesmo que os tradicionais, clicando apenas num botão. Esquece o isqueiro, com as placas de indução não é necessário qualquer acessório, basta escolher o bico pretendido e selecionar o nível de cozedura (1 a 10 – sendo que o 1 é o menos potente e o 10 e o mais forte). Cozinhar nunca foi tão fácil!

Antes de escolheres a melhor opção de placa de indução para a tua cozinha e agregado familiar, fica a conhecer um pouco mais sobre os modelos que existem no mercado, bem como o intervalo de preços.
Quais as Vantagens das Placas de Indução?

Nos últimos anos as placas de indução tornaram-se um bem essencial nas cozinhas mais modernas por cozinhar rapidamente, garantir eficiência energética e total segurança. Entre estes, estão mais alguns motivos pelos quais vale a pena comprar uma placa de indução:
- Aquece Rapidamente – Aquece mais rápido do que o fogão a gás. Isto acontece pois, com a indução, o elemento de aquecimento não precisa de ser transferido para a panela. Em vez disso, a panela aquece diretamente. Permite ferver seis litros de água em menos de 15 minutos.
- Controlo de Temperatura Preciso – Com a indução, obtém um controlo de temperatura super preciso que permite cozinhar de forma controlada. Quando desligares, a transferência de calor para imediatamente. Assim, evita-se que os alimentos cozinhem demais.
- Mais Eficientes Energeticamente – O calor não é perdido no processo de transferência. Com fogões a gás, muita energia é perdida no ar à volta das panelas e frigideiras. Com a indução, apenas a panela aquece o que, em última análise, se traduz em economia de energia e custos.
- Superfície Sempre Fria – Apenas a panela fica quente, a superfície não. Assim, evita-se o risco de incêndio e o risco de queimaduras. Além disso, estas permitem uma limpeza mais rápida. Algumas pessoas afirmam que este fator torna as placas de indução mais seguras para cozinhar perto de crianças, contudo, a panela (e a comida no seu interior) permanecem muito quentes.
- Evitam-se os Gases no Ar – Ao contrário do fogão a gás, este não emite gases no ar e não incendeia objetos, como panos de cozinha, porque só aquece itens com partículas de ferro. Também desliga quando a panela é removida do elemento de aquecimento, portanto, há pouco risco de deixá-la acidentalmente ligada ao terminar de cozinhar.
E as Desvantagens?
Apesar das placas de indução serem um excelente investimento para qualquer lar, existem algumas desvantagens. Vamos explicar detalhadamente cada uma delas de seguida:
- Preço – As placas de indução são tradicionalmente mais caras do que os fogões a gás, uma vez que a tecnologia é relativamente nova. Contudo, com a normalização deste tipo de produto nas casas dos portugueses, faz com que o preço destes equipamentos diminua gradualmente. De qualquer forma, é sempre um excelente investimento, visto que se poupa a longo prazo.
- Materiais de Cozinha – Para quem vai comprar uma casa nova e necessita obter tudo novo (todo o recheio da cozinha), é fundamental comprar panelas e frigideiras que sejam adaptáveis a placas de indução. Quem pretende substituir o fogão a gás por um de indução terá que substituir os antigos materiais de cozinha.
- Limpeza – As placas de indução devem ser limpas com panos e produtos apropriados, pois arranham facilmente. O vidro liso é sensível e deve ser bem cuidado. Os fabricantes sugerem ainda o uso de panelas com fundo limpo e liso. Além disso, evita deslizar as panelas e frigideiras pela superfície.
- Falha de Eletrecidade – Ao contrário dos fogões a gás, caso a eletrecidade falhe por algum motivo, ficarás impossibilitado de utilizar placas de indução por completo.
Estas desvantagens podem ser resolvidas facilmente com algum esforço. Uma placa pode ser bastante útil na confeção de alimentos, tanto pela rapidez como pela facilidade na utilização.
Vale a Pena Comprar Placas de Indução?
As placas de indução são uma tecnologia em constante atualização e sofreram um grande impulso nos últimos anos. Cada vez mais marcas começaram a investir neste tipo de produto, o que se traduz numa oferta variada de marcas e de modelos de placas de indução. Este é um investimento bastante rentável a longo prazo e permite poupar eletricidade, visto que funciona de uma forma bastante eficaz.
Conclusões
Numa pesquisa feita recentemente sobre as tendências de design de cozinha, a National Kitchen and Bath Association revelou que as placas de indução são uma tendência: entre os designers que decoram cozinhas, preferem os fornos na parede e placas de indução. Essencialmente, a indução elimina a etapa intermediária de aquecer a base. Em seguida, transfere o calor para a panela, evitando perdas de energia desnecessárias.
2 thoughts on “Placas de Indução: Vantagens e Desvantagens”
comprei recentemente uma placa de indução marca Meireles para substituir uma de gás. Fiquei desiludido. Não mantém uma temperatura constante. Para cozinhar por exemplo arroz, ao fazer o refogado tenho que aumentar ou diminuir constantemente a potencia .Será da marca ou do modelo? Existem caraterísticas técnicas nalguns modelos de placas que corrigem esse inconveniente, ou será que são todas assim? As placas vitroceramicas convencionais também se portam da mesma forma?
Boa tarde,
Pode contactar a linha de apoio da Meireles através do número 808 200 426. Desta forma, poderá obter o melhor esclarecimento possível sobre a sua placa de indução específica.
Caso seja detetada alguma anomalia, bastará então seguir os procedimentos para ativação da garantia. Caso necessite de ajuda posterior, não hesite em contactar-nos novamente.
Cumprimentos