Trabalho Remoto: 7 Ferramentas Úteis

Listamos 7 ferramentas, com foco na relação de simplicidade e utilidade, úteis para ajudar a executar as suas tarefas em trabalho remoto.

trabalho remoto

O número de trabalhadores a recorrer a trabalho remoto tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos. 
Maioritariamente utilizado por freelancers e visto como um método de trabalho mais dedicado à prestação de serviços, é agora, (infelizmente) por imposição e consequência da situação actual, umas das melhores soluções para que milhares de empresas mantenham a sua força trabalhadora activa.

Provavelmente, o paradigma de trabalho irá sofrer mudanças, mesmo após sairmos deste panorama causado pelo surto de coronavirus, e o trabalho remoto será, muito certamente, cada vez mais  comum e recorrente. 

Graças à tecnologia, somos capazes de fazer o nosso trabalho a partir de qualquer ponto no mundo. As pessoas adaptam-se às ferramentas que são cada vez mais e facilitam esta tarefa, e as ferramentas evoluem a adaptam-se às pessoas numa espécie de sinergia de aprendizagem mútua.

A vantagem que actualmente estamos a retirar do trabalho remoto é, obviamente, o factor ligado à saúde e higiene no sentido em que o isolamento em casa por parte dos trabalhadores reduz a possibilidade de propagação de doenças.

Mas há outras vantagens, não só para os trabalhadores, como também para os empregadores.

Vantagens do Trabalho Remoto

  1. Maior produtividade

Sempre que temos ao nosso dispor as ferramentas certas, os níveis de produtividade aumentam.

Todas as soluções que iremos apresentar de seguida, ajudam a concluir mais trabalho em menos tempo. Desde ferramentas que facilitam a comunicação com todos os colegas de trabalho, a outras que permitem a rápida partilha de documentos, imagens e vídeos, há soluções excelentes para acelerar estes processos.

Com pouco ou nenhum investimento, rapidamente se adicionam ferramentas que tornam o fluxo de trabalho mais eficiente, logo, mais produtivo.

  1. Eleva a Moral da Equipa

Por um lado, o trabalho remoto pode ser bastante solitário e levar rapidamente o trabalhador a uma sensação de solidão devido à falta de contacto e socialização com outras pessoas.
Felizmente, muitas das ferramentas que sugerimos, ajudam e promovem a interacção humana que todos necessitamos sem termos que ir ao escritório da empresa.

As ferramentas de chat e vídeo permitem-nos conversar e interagir com os nossos colegas sempre que seja necessário.
O Slack, por exemplo, não só permite a conversação entre todos os colegas, como a partilha de ficheiros e criação de canais simplesmente para conviverem e trocarem ideias entre si.

Quando isto acontece, contribui para o aumento da boa disposição dos trabalhadores e, consequentemente, melhora produtividade.

  1. O Conforto de Trabalhar em Casa

Esta vantagem não necessita de grandes explicações. 
Ao trabalhar de casa, evitamos os custos de deslocações e o tempo gasto nessas mesmas deslocações.

Para além disso, trabalha num ambiente mais controlado, com menos distrações, menos stress e, consequentemente, torna-se mais focado e mais produtivo.

A empresa, por outro lado, necessita de menos um posto de trabalho físico e consegue até reduzir custos.

Optamos por dividir as ferramentas por categorias.

Comunicação

  1. Slack

O Slack é ferramenta de comunicação já bastante conhecida que combina texto, áudio e vídeo numa só aplicação.

As conversas podem ser organizadas em canais baseadas em equipas, projectos, ou outro tema qualquer que considerem útil. Os membros podem entrar e sair a qualquer momento, ao contrário de outras ferramentas do género.

Possui também um historial pesquisável que permite aos utilizadores encontrar facilmente informação partilhada no passado. Essa informação, pode ser uma imagem, texto, um vídeo ou mesmo um ficheiro pdf.

Em resumo, o Slack é uma poderosa ferramenta de comunicação e justifica completamente a fama que tem.

  1. Microsoft Teams

O Microsft Teams pode ser visto como uma alternativa ao Slack. Disponibiliza um chat e opções de partilha similares e permite que equipas organizem conversações remotamente de forma bastante fácil.

Tem outras vantagens, no entanto. Permite criar reuniões por áudio e vídeo, conferências web e, até mesmo, eventos ao vivo até 10000 utilizadores. De salientar que é possível a gravação de cada uma destas opções para utilizações posteriores.

Um dos melhores aspectos do Microsoft Teams é a compatibilidade com o Office 365. Se a sua empresa utiliza o Microsoft Office com regularidade, vai adorar o quão simples é a integração destas ferramentas.

  1. Skype

Praticamente todos conhecemos o Skype. Esta ferramenta de troca de mensagens por texto, áudio e vídeo, existe há já 16 anos.

Apesar de haver já muitas alternativas, esta continua a ser a aplicação mais utilizada pela maior parte das empresas. Porquê? Pela sua facilidade de utilização.

É possível criar conversas de grupo, tanto em texto como vídeo e permite também partilha de ecrã mesmo durante uma chamada de vídeo, o que torna a comunicação muito mais eficiente, uma vez que não necessita de estar a enviar ficheiros enquanto conversa e permite que continue focado no que interessa.

Gestão de Projectos

  1. Trello

Baseado na metodologia Kanban, o Trello é uma aplicação visual de gestão de projectos que é, ao mesmo tempo, uma ferramenta poderosa e fácil de utilizar.

Todo o trabalho no Trello é desenvolvido em tabelas que, por sua vez, estão divididas em listas. Cada lista representa uma fase diferente do projecto e estão preenchidas com cartões. Cada cartão representa uma determinada tarefa com a data de conclusão, chat, anexos, e mais.

Vale a pena experimentar.

  1. Todoist

O Todoist é mais uma lista inteligente de coisas-a-fazer do que propriamente um gestor de projectos, no entanto, para trabalhadores remotos que procuram simplicidade, pode ser utilizada para este fim facilmente.

Esta aplicação permite adicionar as tarefas a executar, datas de conclusão, níveis de prioridade, comentários e é possível atribuir cada uma dessas tarefas a cada trabalhador.

Funciona perfeitamente como gestor de projectos, mas as suas funcionalidades destacam-se também como organizador pessoal. Pode utilizá-la para gerir, tanto a sua vida profissional como pessoal!

Partilha de Ficheiros

  1. Google Drive

O Google Drive é uma plataforma de armazenamento em cloud que mantém os seus ficheiros num local seguro e facilmente partilhável.

Aqui, é possível partilhar praticamente tudo, documentos, imagens, vídeos e pode, inclusive, criar os seus próprios documentos ao estilo do Office da Microsoft com as ferramentas Google Docs (Word), Google Sheets (Excell) e Google Slides (Powerpoint). Vários utilizadores podem facilmente aceder e trabalhar em simultâneo nestes documentos. Pode partilhar estes ficheiros e definir o tipo de acesso, como apenas visualização ou também edição.

O Google Drive atribui-lhe  gratuitamente 15GB de espaço para armazenar os seus ficheiros.

  1. Dropbox

Este é um dos serviços de partilha de ficheiros mais populares do mundo. 
Tudo o que tem de fazer é, enviar o ficheiro para a sua conta da Dropbox e partilhar o acesso através de link com os seus colegas. 
Esta ferramenta é excelente para quem precisa de organizar a sua informação e partilhar ficheiros de grandes dimensões.

A conta gratuita permite-lhe utilizar 2GB de armazenamento. 

Há centenas de aplicações úteis para facilitar o trabalho à distância. Uma lista de 100 aplicações não seria suficiente, provavelmente. Optamos por apontar um número reduzido, mas focado na simplicidade e facilidade de utilização, eficiência, e relação custo/benefício, uma vez que as versões gratuitas disponibilizam já bastantes recursos.

As ferramentas certas para trabalho remoto, vão torná-lo, a si e aos seus colegas, mais produtivos enquanto possibilitam o tão necessário contacto humano, mesmo fora do escritório, onde quer que esteja.

Já utiliza algumas destas soluções? Partilhe connosco as suas ferramentas de trabalho remoto, podem ajudar e ser úteis para outros trabalhadores à distância!

ARTIGOS RECENTES

Kit para Desktop AMD 4700S by PCDIGA

Grande desempenho num formato compacto é cada vez mais uma tendência quando é hora de adquirir um computador desktop, seja para trabalho ou gaming.

3 thoughts on “Trabalho Remoto: 7 Ferramentas Úteis”

  1. Olá,
    Meu nome é Rafael e eu gostaria de fazer uma sugestão para vocês.
    Qual seria a melhor forma de contato?
    Agradeço desde já.

  2. Obrigada pelo artigo. Conheco mais uma ferramenta bem fixe. kanbantool.com/ sempre ajuda me ter tudo bem organizado e bem arranjado. Nao tenho muito trabalho, utilizando Kanban e consigo compeltar todas terafs de forma mais produtiva.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *