Cabos USB-C Recebem Logótipos de Classificação de Energia

Os logótipos vão indicar se o cabo suporta 60W ou 240W de potência, definindo assim a sua capacidade para recarregar diferentes dispositivos.

A tecnologia USB-C tem dado que falar na última semana, principalmente a notícia sobre a possibilidade da Comissão Europeia obrigar as empresas a incluir portas USB-C nos seus dispositivos de formar a simplificar e a tornar mais homogénea a necessidade de cabos. Claro que, apesar da grande maioria dos dispositivos já utilizarem esta tecnologia, empresas como a Apple teriam, ou terão, que efetuar grandes alterações nos seus dispositivos, caso esta medida seja efetivamente aprovada.

Agora, foi anunciado pelos grupos responsáveis pelo protocolo USB a introdução de novos logótipos para os cabos USB-C que indicam claramente se suportam 60W ou 240W de potência.

O Forum USB Implementers (USB-IF) anunciou os logótipos com certificação energética depois da atualização da USB Power Delivery Specification com a revisão 3.1. Os cabos USB existentes são capazes de transferir até 100W de energia, no entanto, em maio este limite foi aumentado para 240W pela USB-IF, o que vem possibilitar o carregamento de portáteis também.

Com este aumento de potência, surgiu então uma nova necessidade, possibilitar a fácil identificação dos cabos USB-C de 240W no meio de tanta oferta disponível. A solução foi a criação de novos logótipos com informação de rápida e fácil interpretação.

Além disso, o grupo criou também novos logótipos para USB4, que disponibiliza velocidades de transferência até 40Gbps através de um cabo USB-C.

Jeff Ravencraft, presidente do USB-IF declarou num anúncio que “com os novos logótipos, os consumidores podem facilmente identificar o desempenho e capacidade de potência do protocolo USB4 dos cabos USB-C certificados, que suportam um cada vez maior ecosistema de dispositivos eletrónicos, desde portáteis a smartphones, entre muitos outros”.

A inclusão desde logótipos depende agora dos fabricantes. O USB-IF recomenda aos consumidores a aquisição de cabos com esta certificação na embalagem. O grupo conta com dezenas de empresas como membros que incluem a Anker, Samsung, Microsoft, HP e Apple.

ARTIGOS RECENTES

Qualcomm Anuncia Snapdragon 8+ Gen 1

A Qualcomm está a realizar um evento de lançamento de produtos com foco móvel onde o destaque é o anúncio do novo produto topo de gama SoC da empresa, o Snapdragon 8+ Gen 1.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *