Comissão Europeia Quer Carregamento Por USB-C em Todos os Dispositivos

A CE propõe a uniformização do cabo de carregamento dos dispositivos eletrónicos para USB-C, incluindo iPhones.

A Comissão Europeia veio hoje dar um abanão à Apple com a sua proposta de tornar a ligação USB-C obrigatória em todos os dispositivos.

A proposta apresentada hoje pela CE irá atualizar a diretiva RED (Radio Equipment Directive) com o objetivo de tornar homogénea a tecnologia das portas de carregamento e carregamento rápido. Isto significa que a norma USB-C tornar-se-á numa porta obrigatória em todos os dispositivos comercializados na União Europeia, tais como smartphones, tablets, câmaras, auscultadores, entre muitos outros.

A maioria dos fabricantes de dispositivos Android já utiliza a norma USB-C ou planeia a curto prazo atualizar as portas Micro USB já praticamente ultrapassadas. Já a Apple, por sua vez, teria que alterar todas as portas Lightning nos seus dispositivos. Nesta fase parece inviável que a Apple proceda a tal operação.

De qualquer das formas, a revisão da RED terá que ser adotada numa primeira instância pelo Parlamento e Conselho Europeus. Após a sua aprovação, há ainda um período transitório de 24 meses para permitir que toda a indústria tome as providências necessárias para cumprir com a nova norma. 

Há uma forma de a Apple conseguir escapar a esta imposição. A inclusão de uma porta USB-C é obrigatória apenas se o dispositivo recarregar através de um cabo, ou seja, se um dispositivo recarregar apenas através de tecnologia sem fios, não necessitaria de possuir uma porta USB-C, pois não estaria a entrar em incumprimento com a nova regra.

Assim, mesmo que a nova regra avance, a Apple tem pelo menos 2 anos para adotar a norma USB-C em todos os seus dispositivos, ou então, para remover a porta Lightning e tornar os seus equipamentos recarregáveis por tecnologia sem fios. De acordo com rumores sobre as próximas inovações da Apple, é mais provável que vejamos as portas Lightning desaparecer e a tecnologia de carregamentos sem fios tornar-se comum em todos os dispositivos da marca.

A CE propõe ainda outra alteração que consiste em remover os carregadores de novos dispositivos, ou seja, o utilizador apenas terá que comprar o carregador caso não possua.

ARTIGOS RECENTES

DDR5 Não Partilha Slots de DDR4

A chegada das memórias RAM DDR5 está próxima, mas para quem ainda não sabe e está contar adquirir novas memórias para atualizar de DDR4 para DDR5, as slots de umas não são compatíveis com as outras.

Kit para Desktop AMD 4700S by PCDIGA

Grande desempenho num formato compacto é cada vez mais uma tendência quando é hora de adquirir um computador desktop, seja para trabalho ou gaming.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *