Steam Deck Suportará Diferentes Sistemas Operativos

A Valve atualizou os FAQs sobre a nova consola Steam Deck e esclareceu dúvidas sobre o suporte de múltiplos SOs.

A Valve publicou respostas a perguntas frequentes (FAQs) sobre a Steam Deck e abordou algumas das questões mais pertinentes. Já sabíamos que a consola vai suportar outros sistemas operativos além do que vem instalado de origem, mas agora a Valve esclareceu que o dispositivo irá exibir um menu da BIOS no arranque que nos permite escolher e arrancar com um sistema operativo diferente, ou seja, teremos suporte multi boot.

Podemos ler nos FAQs: “Suporta multi-boot – podem ter múltiplos SOs instalados e escolher o que queremos utilizar. Os utilizadores terão acesso ao menu da BIOS”.

A Steam Deck irá correr o SO da Valve de origem, o SteamOS, que tem base em Linux, no entanto, com esta possibilidade de multi-boot, poderemos instalar e correr o Windows 10, Windows 11, ou outro sistema operativo da nossa preferência.

Para isto, só é necessário ter espaço de armazenamento suficiente. A Steam Deck vai ser lançada em três versões, uma com 64GB, outra com 256GB e uma terceira com 512GB. Felizmente, a consola vem com suporte para cartão microSD, no qual podemos instalar e correr um SO. 

Embora a consola traga instalado o SteamOS com base em Linux, pode ainda assim correr jogos Windows graças à tecnologia Proton. Assim, a Valve garante que a Steam Deck consegue correr todos os jogos Steam, apesar de não ter o Windows instalado.

Além desta informação, outras dúvidas foram também esclarecidas na publicação dos FAQs. A Steam Deck pode utilizar equipamento VR de PC, no entanto, o seu hardware não foi otimizado para experiências VR, o que poderá resultar num desempenho aquém da expetativas neste tipo de utilização.

Ficamos também a saber que a consola não terá suporta para placas gráficas externas: “Não, GPUs externas não são suportadas pela Steam Deck”, pode ler-se nos FAQ.s

A Steam Deck tem lançamento previsto em dezembro para clientes que efetuaram a pré-compra na Steam Store. Devido à elevada procura, as entregas das primeiras unidades estão previstas somente a partir do segundo trimestre de 2022!

ARTIGOS RECENTES

DDR5 Não Partilha Slots de DDR4

A chegada das memórias RAM DDR5 está próxima, mas para quem ainda não sabe e está contar adquirir novas memórias para atualizar de DDR4 para DDR5, as slots de umas não são compatíveis com as outras.

Kit para Desktop AMD 4700S by PCDIGA

Grande desempenho num formato compacto é cada vez mais uma tendência quando é hora de adquirir um computador desktop, seja para trabalho ou gaming.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *