Steam Deck Suportará Diferentes Sistemas Operativos

A Valve atualizou os FAQs sobre a nova consola Steam Deck e esclareceu dúvidas sobre o suporte de múltiplos SOs.

A Valve publicou respostas a perguntas frequentes (FAQs) sobre a Steam Deck e abordou algumas das questões mais pertinentes. Já sabíamos que a consola vai suportar outros sistemas operativos além do que vem instalado de origem, mas agora a Valve esclareceu que o dispositivo irá exibir um menu da BIOS no arranque que nos permite escolher e arrancar com um sistema operativo diferente, ou seja, teremos suporte multi boot.

Podemos ler nos FAQs: “Suporta multi-boot – podem ter múltiplos SOs instalados e escolher o que queremos utilizar. Os utilizadores terão acesso ao menu da BIOS”.

A Steam Deck irá correr o SO da Valve de origem, o SteamOS, que tem base em Linux, no entanto, com esta possibilidade de multi-boot, poderemos instalar e correr o Windows 10, Windows 11, ou outro sistema operativo da nossa preferência.

Para isto, só é necessário ter espaço de armazenamento suficiente. A Steam Deck vai ser lançada em três versões, uma com 64GB, outra com 256GB e uma terceira com 512GB. Felizmente, a consola vem com suporte para cartão microSD, no qual podemos instalar e correr um SO. 

Embora a consola traga instalado o SteamOS com base em Linux, pode ainda assim correr jogos Windows graças à tecnologia Proton. Assim, a Valve garante que a Steam Deck consegue correr todos os jogos Steam, apesar de não ter o Windows instalado.

Além desta informação, outras dúvidas foram também esclarecidas na publicação dos FAQs. A Steam Deck pode utilizar equipamento VR de PC, no entanto, o seu hardware não foi otimizado para experiências VR, o que poderá resultar num desempenho aquém da expetativas neste tipo de utilização.

Ficamos também a saber que a consola não terá suporta para placas gráficas externas: “Não, GPUs externas não são suportadas pela Steam Deck”, pode ler-se nos FAQ.s

A Steam Deck tem lançamento previsto em dezembro para clientes que efetuaram a pré-compra na Steam Store. Devido à elevada procura, as entregas das primeiras unidades estão previstas somente a partir do segundo trimestre de 2022!

ARTIGOS RECENTES

Steam Deck: Easy Anti-Cheat & Game Saves

Boas notícias para Steam Deck: a Valve e a Epic Games estão a facilitar a adaptação de jogos que dependem do Easy Anti-Cheat para a Steam Deck e será possível também passar da consola para o PC, e vice-versa, sem perder o progresso nos jogos.

Surgem Novas Imagens do Samsung Galaxy S22 Ultra

Com a aproximação do anúncio do lançamento da série de smartphones topo de gama da Samsung, surgem cada vez mais imagens reveladores do seu design. Desta vez, descobrimos que o S22 Ultra poderá chegar em 4 cores.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *