Como Escolher Uma Máquina de Barbear?

Indeciso sobre a máquina de barbear mais adequada às tuas necessidades? Nós ajudamos a escolher.

As modas são cíclicas, não só no que diz respeito à roupa, mas também no estilo dos cortes de cabelo e, neste caso, à barba. Se olharmos para a História, facilmente vemos períodos em que o uso de barba nos homens era um fator de estilo e, por vezes, até de estatuto. Noutros períodos o uso de barba era visto como falta de cuidado na higiene ou desleixo, principalmente no mundo laboral. Felizmente, atualmente, o uso de barba é totalmente aceite transversalmente em praticamente todas as culturas e em todos os contextos, mas claro que uma barba cuidada é sempre indispensável!

Há quem prefira usar a barba longa e praticamente sem aparar, há quem opte por usar barba de 3, 4 ou 5 dias e aparar ocasionalmente para manter esse estilo, e há quem prefira simplesmente manter a barba o mais aparada possível. Para estes, uma boa máquina de barbear é indispensável.

E como escolher uma boa máquina de barbear? 

  1. Orçamento

A definição de um orçamento deve ser sempre o ponto de partida de qualquer compra. O preço das máquinas de barbear pode variar entre dezenas e largas centenas de euros. Antes de comprar, é importante considerar alguns aspetos cruciais  que nos podem ajudar a definir o orçamento:

  • Longevidade – uma máquina mais acessível, geralmente, manifesta o baixo custo na qualidade dos materiais e isso sente-se de imediato no seu peso/robustez e, a médio longo prazo, na sua durabilidade;
  • Acessórios – é também importante verificar o número de acessórios incluídos e, principalmente, o custo de manutenção da máquina no que concerne a lâminas de substituição e outras peças de desgaste;
  1. Linear ou Rotativa

As máquinas de barbear dividem-se, basicamente, nestas duas categorias. Uma máquina de barbear linear possui uma folha metálica fina que envolve a lâmina. Ao mover a máquina pela nossa face, esta folha metálica desliza através dos contornos enquanto as lâminas cortam o pelo através da folha metálica perfurada. Este tipo de máquina é ideal para quem gosta de um barbear o mais rente possível. É uma boa escolha também para quem tem pele sensível e é suscetível a pele inflamada após barbear. A máquina de barbear linear oferece um barbear mais suave para a pele.

Máquina de Barbear Braun Series 5 50-M1200s Wet & Dry Preta

Uma máquina de barbear rotativa tem, geralmente, três ou quatro cabeças arredondadas que aparam a barba em movimentos circulares enquanto deslizamos a máquina pela nossa face. As lâminas estão por baixo das cabeças rotativas e são mais indicadas para quem não quer cortar a barba diariamente e gosta de aparar apenas uma ou duas vezes por semana. Apresentam também um bom resultado, no entanto, para obtermos aquele corte mais rente, vai exigir mais pressão e passagens da máquina que, como resultado, se vai tornar menos meiga na pele.

Máquina de Barbear Philips Shaver Series 5000 S5589-30
  1. Com ou Sem Fios

Praticamente todas as máquinas atuais funcionam com bateria, o que se torna bastante prático, no entanto, se a máquina não possuir função de alimentação direta, caso a bateria esteja descarregada, podemos ter que esperar pelo menos 30 minutos até conseguirmos utilizá-la. Portanto, aqui a questão não será tanto “com ou sem fio”, mas sim “com alimentação direta ou somente bateria”. A verdade é que a alimentação direta é uma opção cada vez mais rara e muitas máquinas possuem, em alternativa, opção de carga rápida em poucos minutos que possibilita energia suficiente para um barbear completo.

  1. Multifunções ou Não?

É comum vermos máquinas com uma enorme variedade de acessórios que nos permitem barbear, cortar e/ou aparar cabelo, cortar pelos indesejados (nariz e orelhas) e aparar pelos do resto do corpo (peito, pernas, etc). 
Se observarmos as opções disponíveis no mercado, rapidamente percebemos que as melhores máquinas de barbear, além de apresentarem um preço um pouco mais elevado, não incluem grandes acessórios, isto porque são máquinas especializadas na sua função, barbear. 

 

 Se a tua necessidade passa por obter o melhor barbear possível, aposta numa máquina especializada e de qualidade. Algumas destas máquinas trazem também uma estação automática de limpeza, lubrificação e secagem, ou seja, faz toda a manutenção por nós. 

Máquina de Barbear Braun Series S8 8460c

Se necessitas apenas de aparar a barba ocasionalmente, então uma multifunções pode ser a solução ideal para ti. Podes perfeitamente adquirir separadamente, e por um preço bastante acessível, um aparador de barba, cabelo e pelos com vários acessórios. Dentro destas máquinas multifuncionais, convém também optar por uma marca de referência para obteres qualidade e durabilidade.

Aparador Braun All-in-one Trimmer 10 em 1 MGK7221 com Gillette Fusion5 ProGlide
  1. Húmido ou Seco?

Todas as máquinas de barbear permitem cortar a seco, mas nem todas permitem um barbear com espuma, gel ou até mesmo debaixo do chuveiro. Um barbear a seco é mais rápido, mas menos suave. Se passarmos um gel de barbear ou se humedecermos a pele primeiro, é um facto que o barbear se torna bem mais suave. Ao comprares, verifica se a máquina é Wet & Dry, caso queiras optar pelo funcionamento híbrido.

No final, o que realmente importa é a preferência pessoal de cada um. Como em tudo na vida, a melhor maneira de garantir uma experiência satisfatória e confortável e, ao mesmo tempo, um dispositivo do qual possamos desfrutar por muitos anos é escolher produtos de qualidade, usá-los de forma adequada e não subestimar os cuidados de limpeza e manutenção.

ARTIGOS RECENTES

Nothing Anuncia Parceria com a PCDIGA

Nothing phone mais próximo de lançar com parceiros-chave no Reino Unido, Europa e Índia. A empresa de tecnologia de consumo Nothing confirmou hoje a

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *