Aspiradores: Vertical ou Robot? Qual Escolher?

Um aspirador vertical substitui um aspirador robot e vice-versa? Aqui explicamos as diferenças entre ambos e as vantagens de cada um.

Aprofundamos anteriormente as vantagens e desvantagens de cada um destes aspiradores, verticais e robots, mas aqui vamos procurar perceber se um substitui o outro ou se, em vez disso, se complementam.

Vantagens dos aspiradores verticais:
Vantagens dos aspiradores robot:

Percebemos rapidamente que partilham algumas das vantagens, como o seu tamanho compacto e sentido prático, no entanto, as semelhanças ficam por aqui.

Um aspirador vertical necessita sempre da nossa intervenção, não possui funções automáticas, e permite uma utilização em vários contextos, como o chão de uma casa, os estofos de uma viatura, mobiliário, entre muitos outros. É uma ferramenta de limpeza multiusos bastante prática.

aspirador robot possui a tão apreciada função automática de limpeza. É ideal para ativarmos quando saímos de casa e, enquanto estamos fora, o robot trata de aspirar o chão de toda a casa. Contudo, é necessário criar as condições adequadas para permitir um funcionamento sem percalços, como eliminar obstáculos do chão, pois o robot vai identificar objetos e contornar, podendo evitar a limpeza daquela zona. Os cantos são também um problema, pois devido ao formato destes aspiradores (redondo) não conseguem alcançar estas zonas. Além disso, os tapetes podem ser também uma barreira, muitos aspiradores robots não conseguem subir um tapete.

Da mesma forma que um aspirador vertical não substitui um aspirador tradicional, como explicamos neste artigo, um aspirador robot também não substitui um aspirador vertical nem vice-versa. Todos se complementam.

Um aspirador robot vai ajudar a manter o chão da casa limpo. É ótimo para aspirar migalhas, cabelos e principalmente os pelos dos nossos animais domésticos, no entanto, sabemos que os pelos dos animais espalham-se não só pelo chão, mas pelo sofá, móveis, etc. E aqui entra o aspirador vertical ou tradicional.

Por ordem de exigência de capacidade e potência de limpeza, definimos desta forma os vários tipos de aspiradores que aqui referimos:

  • Limpeza profunda: aspirador tradicional – tem potência de aspiração mais elevada, chega a todos os cantos, mas é mais pesado e exige uma tomada por perto
Aspirador Tradicional
  • Limpeza pontual e para momentos específicos: aspirador vertical – é bastante leve, versátil, funciona a bateria e permite limpar rapidamente no momento em que é necessário, está sempre pronto a utilizar.
Aspirador Vertical
  • Manutenção e limpeza contínua: aspirador robot – faz uma limpeza passiva no sentido em que não é necessária a nossa intervenção, basta ligar antes de sair de casa. Excelente para manter o chão limpo, ou seja, ajuda a manter limpo o chão que aspiramos mais a fundo com uma das outras duas soluções que já referimos.

Aspirador Robot

Os aspiradores, independentemente do modelo, são equipamentos de limpeza extremamente úteis e indispensáveis em qualquer lar. A conclusão que retiramos daqui é que a escolha certa depende muito das necessidades de cada pessoa ou lar. 

Podemos também afirmar que não um estilo de aspirador que se sobreponha aos outros, mas são antes complementares entre si. Um aspirador tradicional disponibiliza, em modo geral, mais potência e, consequentemente, melhores resultados de aspiração, mas não deixa de ser inconveniente em alguns momentos. Por exemplo, no caso de querermos limpar algumas migalhas ou terra caída de um vaso, torna-se pouco prático ter que ir buscar o aspirador à despensa, ligar o fio à tomada e desenrolar o tubo de aspiração para uma aspiração rápida e ter que voltar a arrumar tudo. Um aspirador sem fios, ou aspirador de mão torna-se muito mais prático neste tipo de situações.

Por outro lado, temos os aspiradores robot. Não substituem os outros modelos de aspiradores, mas fazem um bom trabalho em manter a casa limpa enquanto estamos fora, por exemplo.

ARTIGOS RECENTES

Design de iPhone 14 Pro Max Revelado em Maquete

A apenas cerca de quatro meses do lançamento do iPhone 14, as notícias sobre a nova série de iPhones surgem diariamente e aumentam o nível de antecipação e entusiasmo dos fãs da Apple. O YouTuber Unbox Therapy revelou uma maquete CAD de um iPhone 14 Pro Max.

Nothing Anuncia Parceria com a PCDIGA

Nothing phone mais próximo de lançar com parceiros-chave no Reino Unido, Europa e Índia. A empresa de tecnologia de consumo Nothing confirmou hoje a

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *