A ESA, Entertainment Software Association, aponta preocupações sobre COVID-19 e o seu potencial impacto na segurança dos expositores e participantes.

A pandemia COVID-19 afeta a realização da E3 pelo terceiro ano consecutivo e, novamente, será um evento a decorrer somente online.
A ESA, entidade organizadora da E3 declarou que “devido aos riscos contínuos à saúde em torno do COVID-19 e o seu potencial impacto na segurança dos expositores e participantes, a E3 não será realizada presencialmente em 2022. Mesmo assim, estamos entusiasmados com o futuro da E3 e esperamos anunciar mais detalhes em breve.”
A ESA cancelou a E3 em 2020 quando a pandemia assolou os EUA e em 2021 o evento decorreu somente online. Este ano, apesar dos planos iniciais para realizar um evento presencial, a variante Omicron veio forçar uma mudança de abordagem.
O aumento de casos COVID está a forçar o cancelamento ou alteração de eventos por todo o mundo. A ESA está, claramente, a ser bastante cautelosa, mas mais ainda devido às fortes críticas dirigidas à organização da CES 2022 que insistiu em realizar um evento presencial, o que levou a que vários dos principais participantes a cancelassem a sua presença.
Embora ainda faltem vários meses para a realização da E3 e o pico de infeções atual possa já ter passado nesse período, a organização está no processo de inscrição de empresas para ocupar espaços de exposição, já que são necessários vários meses para as empresas desenvolverem recursos para a sua participação neste tipo de eventos. A E3, em tempos “normais”, atrai mais de 50000 pessoas da indústria e 15000 fãs ao Centro de Convenções de Los Angeles durante todo o mês de junho.