Google Está a Desenvolver Novos Óculos de Realidade Aumentada

Os óculos parecem-se com óculos comuns, mas podem traduzir e exibir informação e remetem para a próxima geração dos famosos Google Glasses.

Os Google Glass foram publicamente apresentados há já quase uma década. No entanto, talvez por ser uma tecnologia à frente do seu tempo e o mercado não estar preparado para a sua adoção, pouco ou nada ouvimos falar sobre este dispositivo ao longo dos últimos anos. Agora, a Google parece determinada em criar a próxima geração desta tecnologia.

Apesar do abrandamento nas informações sobre o dispositivo, esperava-se que o Google estivesse continuamente a desenvolver óculos RA e recentemente a empresa anunciou efectivamente, na conferência de E/S do Google deste ano., um protótipo de óculos que está já a desenvolver.

Os óculos parecem centrar-se em características úteis, tais como a tradução linguística. A Google adquiriu o fabricante de óculos inteligentes North em 2020, e o seu trabalho com o Google Glass foi pioneiro em óculos inteligentes há quase uma década.

A revelação da Google sobre os seus óculos foi breve, mas os contínuos avanços da empresa nas ferramentas de RA através dos seus smartphones, pesquisa e Lens parecem prontos para serem transferidos para os seus óculos, também. Mas não há um indicador claro de quando estes óculos poderão estar disponíveis para comprar.

A Google tem estado activa em RV e RA durante anos. Embora nenhuma empresa tenha óculos inteligentes em uso quotidiano normal, a Google parece que vai tentar novamente.

Uma das partes mais interessantes da sua nova iniciativa de óculos é o foco na utilidade. A capacidade de ser compreendido, ou de compreender, é de facto útil. Estes óculos não estão a focar-se-se em dinossauros flutuantes ou experiências mágicas; estão a tentar ajudar. As recentes ambições da Meta com os óculos inteligentes também visam a utilidade, mas a experiência e as ferramentas da Google parecem adequar-se bem ao desafio.

Como o CEO do Google Sundar Pichai refere num artigo de blog, estes protótipos de óculos estão focados em disponibilizar a linguagem numa experiência de visualização. O trabalho do Google com RA será provavelmente incremental, mas também parece que está a abordar serviços primeiro. Nesse sentido, estes óculos já parecem muito diferentes dos mais mágicos headsets de RV que o Daydream eram. 

Atualmente, há um grande esforço por parte de gigantes da tecnologia, como a Sony, Google, Meta e até mesmo da Apple, em criar uma ligação entre o mundo real e o mundo virtual através de tecnologia que combine ambos os mundos da forma mais real e credível. É verdade que existem já alguns dispositivos impressionantes, mas ainda relativamente longe de tornar esta experiência tão impressionante como o pretendido.

ARTIGOS RECENTES

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *