A recente notícia sobre a intenção da Comissão Europeia em tornar o protocolo USB-C padrão em todos os dispositivos eletrónicos, incluindo iPhones, continua a dar que falar.
Um estudante de robótica modificou um iPhone X para suportar uma ligação USB-C e colocou-o à venda no eBay. O iPhone está a atrair licitações completamente astronómicas!
A primeira licitação começou nos 3.500 dólares na passada terça-feira, no entanto, o preço escalou rapidamente com licitações a atingirem os 50.000$ nas 28 horas seguintes. Agora, a licitação mais alta está nos 100.000$ desde quinta-feira!
O iPhone X foi modificado por Ken Pillonel, um estudante de mestrado em Robótica do Instituto Federal Suíço de Tecnologia. No mês passado, Ken colocou um vídeo do seu iPhone modificado no YouTube onde podemos ver a ligação USB-C a funcionar perfeitamente, tanto com cabos como carregadores.
Ken escreveu num artigo de blog: “quero apenas um iPhone com porta USB-C. Porquê? Porque tudo o que tenho possui USB type-C, por isso seria muito bom converter um iPhone também. Um carregador e um cabo para recarregar tudo”.
Entretanto, Ken colocou outro vídeo de 13 minutos com mais detalhes onde explica os passos que seguiu para encaixar a porta USB-C no iPhone X. O processo exigiu bastante pesquisa, formas de abrir os componentes e obter as peças da China para conseguir criar o seu próprio conector USB-C capaz de encaixar num iPhone.
Ken teve que utilizar uma broca para alargar a porta Lightning do iPhone. O resultado é um iPhone capaz de recarregar e transferir informação através de USB-C. Ken decidiu colocar o dispositivo à venda com o objetivo de agregar fundos para comprar equipamento especializado e construir outros projetos.
O leilão só termina daqui a uma semana, por isso, a licitação final poderá ser ainda mais elevada. Ken adverte que, ainda que o dispositivo funcione, trata-se de um protótipo e não deverá ser utilizado como um smartphone do dia-a-dia.
O primeiro iPhone com porta USB-C surge depois da Comissão Europeia ter apresentado uma proposta com o objetivo de tornar homogénea a tecnologia de portas de carregamento. Com isto, o protocolo USB-C tornar-se-á obrigatório em todos os dispositivos eletrónicos comercializados na União Europeia. Esta notícia parece ter reunido uma opinião bastante favorável por parte de muitos utilizadores por todo o mundo. O valor da atual da licitação por um iPhone com porta USB-C parece comprovar o enorme interesse em ver concretizada esta modificação.








