A Microsoft prepara-se para enviar lembretes aos utilizadores do Windows 8.1 que o suporte terminará a 10 de janeiro de 2023. O gigante do software começará a enviar notificações aos dispositivos Windows 8.1 existentes no próximo mês, como primeiro lembrete que conduzirá ao corte do suporte de janeiro de 2023.

As notificações serão semelhantes às que a Microsoft utilizou no passado para lembrar aos utilizadores do Windows 7 as datas de fim do suporte. O suporte do Windows 8.1 foi inicialmente posto em prática pela Microsoft em 2016, mas a atualização do Windows 8.1 cessará totalmente em janeiro de 2023. A Microsoft não irá oferecer um programa de atualização de segurança alargada (ESU) para o Windows 8.1, pelo que as empresas não poderão pagar por patches de segurança adicionais e terão de atualizar ou aceitar o risco de executar software sem atualizações de segurança.

O Windows 8.1 foi, em grande parte, um grande êxito para a recepção do Windows 8. O Windows 8 introduziu uma nova visão centrada no toque para o futuro da Microsoft, mas abandonou o tradicional ambiente de trabalho e o botão Start de uma forma tão grande que muitos utilizadores de PC o rejeitaram. O sistema operativo mobile-first não se alinhou com o que os utilizadores queriam, e o Windows 8.1 trouxe de volta o botão Start numa admissão da Microsoft de que tinha estragado tudo.
Apesar das melhorias de actualização do Windows 8.1, a era do Windows 8 será uma Microsoft e muitos dos seus clientes estarão ansiosos por esquecer. A Microsoft tentou modernizar o Windows face à concorrência do iPad, e acabou por alienar muitos dos seus clientes leais. O Windows 10 chegou em 2015 e retrocedeu muitas das mudanças mais ousadas do Windows 8, e o Windows 11 foi ainda mais longe ao remover o Windows Phone-like Live Tiles do menu Start e ao reformular muitas das relíquias antigas que existem no Windows há décadas.

Os utilizadores do Windows 8.1 terão agora de decidir se devem actualizar o seu sistema operativo ou comprar um novo PC. A maioria das máquinas Windows 8.1 nem sequer suportará o Windows 11, admite a Microsoft, devido aos seus rigorosos requisitos de CPU. “A maioria dos dispositivos Windows 8.1 ou Windows 8 não cumprirá os requisitos de hardware para actualizar para o Windows 11, como alternativa, os PCs compatíveis com Windows 8 e 8.1 podem ser actualizados para o Windows 10 através da compra e instalação de uma versão completa do software”, explica a Microsoft numa nota de apoio.
Isto deixa o Windows 10 como o provável caminho de actualização, que continuará a ser suportado até 14 de Outubro de 2025. As máquinas Windows 8.1 não deixarão de funcionar magicamente a 10 de Janeiro de 2023, mas sem actualizações de software e correcções de segurança, é um risco gigantesco continuar a executar o SO no próximo ano. O site de suporte da Microsoft tem um monte de FAQs e artigos para ajudar os utilizadores do Windows 8.1 a actualizar ou mover ficheiros para uma nova máquina.