Tal como esperado, após o anúncio formal da fusão da OnePlus com a Oppo, começam a surgir algumas novidades resultantes desta união. A OnePlus anunciou agora que irá fundir o seu sistema operativo móvel, OxygenOS, com o SO da Oppo, ColorOS.
Ambos os sistemas operativos continuarão a existir, mas não exatamente da mesma forma. O OxygenSO será distribuído para smartphones OnePlus globalmente, exceto na China. Na China, tanto os smartphones OnePlus como os da Oppo terão instalado o ColorOS. Provavelmente, o único aspeto em que irão diferenciar-se, pelo menos a médio/longo prazo, será o nome.
A OnePlus refere que esta alteração irá permitir à empresa a garantia de providenciar atualizações Android mais frequentes. Assim, a empresa define o ciclo de vida de atualizações para os seus smartphones desta forma:
- Os smartphones topo de gama, como as séries T e R, recebem três grandes atualizações Android e quatro anos de atualizações de segurança
- Os smartphones Nord e Nord CE recebem duas grandes atualizações Android e três anos de atualizações de segurança
- Os smartphones Nord N recebem uma grande atualização Android e três anos de atualizações de segurança
Este compromisso de atualizações limitam-se ao OnePlus 8 e smartphones superiores, o que quer dizer que não irá abranger smartphones anteriores.
Esta é a primeira alteração resultante da fusão da OnePlus com a Oppo e, para já, bastante positiva. Será, provavelmente, a primeira de muitas novidades.