PCI Express 7 Será Oito Vezes Mais Rápido do que PCI Express 5

A norma será lançada em 2025 com velocidades de 512 GB/s.

O comité do PCI-SIG revelou a mais recente norma PCI Express 7.0 com velocidades impressionantes. Preparado para ser lançado em 2025 e, provavelmente, chegará às prateleiras apenas em 2027, a norma PCIe 7 oferecerá até 512 GB/s de velocidade, 8 vezes superior à das mais recentes velocidades PCI Express 5.0.

As velocidades bi-direccionais de 512 GB/s estarão disponíveis em ligações x16, mas serão consideravelmente reduzidas no mundo real devido à eficiência da codificação overhead e header. Ainda assim, é o dobro da norma PCI 6.0 que deverá chegar até ao final do ano. O PCI-SIG, que está actualmente a realizar a sua conferência anual de desenvolvedores, disse que está à frente do seu objetivo de duplicar as velocidades do PCI Express de três em três anos.

PCI-SIG

Toda esta velocidade depende do dispositivo e dos fabricantes dos processadores. Os processadores Alder Lake de 12ª geração da Intel lançados em Janeiro de 2022 suportam PCIe 5.0, mas os processadores Ryzen 7000 Zen 4 da AMD com suporte de PCIe 5.0 só chegarão neste Outono. Os primeiros SSDs PCIe 5.0 para consumidores só agora chegaram com velocidades de leitura até 13GB/s.

Outras características principais incluem uma maior eficiência energética, baixa latência e compatibilidade com as gerações anteriores. No entanto, as PCIe 7.0 exigirão circuitos mais curtos para alcançar essas velocidades, pelo que as motherboards poderão ser mais caras, uma vez que provavelmente exigirão componentes extra e PCBs mais espessos.

Pelo lado positivo, mesmo as faixas x1 PCIe 7.0 serão tão rápidas como as velocidades PCIe 4.0 x16 (32 GB/s), pelo que o armazenamento e outros dispositivos poderiam ser mais pequenos e absorver menos recursos. Por outras palavras, poderia ter quatro slots de unidade NVME SSD com cada um usando apenas 1 faixa PCIe e todos seriam duas vezes mais rápidos do que uma slot PCIe5 x4 NVMe.

ARTIGOS RECENTES

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *