Samsung Apresenta o Seu Mais Pequeno Sensor de 200MP Para Smartphone

Permitirá câmaras de smartphone mais estreitas e de alta resolução com focagem automática melhorada.

A Samsung Electronics revelou o ISOCELL HP3, o seu mais recente sensor de câmara de 200 megapixels que ajudará os fabricantes a manterem os seus smartphones premium estreitos. Apesar de apresentar alguns dos mais pequenos pixéis, o sensor inclui tecnologia como a capacidade de autofocus em cada pixel, a capacidade de brilho para uma melhor capacidade de baixa luminosidade e ISO multi-ganho para um alcance dinâmico máximo.

O sensor HP3 tem 1/1,4 polegadas de tamanho, bastante grande para um smartphone, mas extremamente pequeno para um sensor de 200 megapixels. A Samsung afirma que tem os mais pequenos pixéis da indústria a 0,56 microns, 20% mais pequenos do que os 0,64 microns pixéis do ISOCELL HP1 lançado no ano passado. No entanto, isto não é muito exacto, uma vez que o fabricante chinês Omnivision revelou em Fevereiro um sensor de 200 megapixels com o mesmo tamanho de 0,56 microns pixéis.

Ainda assim, o sensor da Samsung tem alguns bons truques técnicos. Cada pixel tem capacidade de deteção autofocus e a tecnologia “Super QPD” utiliza uma única lente em quatro pixels que permite uma focagem automática mais rápida e mais precisa. Pode também armazenar quatro pixels de 0,56 mícron num sensor maior de 1,12 mícron de 50 megapixels para uma melhor capacidade de baixa luminosidade, ou mesmo combinar 16 pixels num sensor de 2,24 mícron de tamanho. Isto ainda é consideravelmente menor do que a maioria dos pixels do sensor da câmara (o sensor A7R IV de 61 megapixels com full-frame da Sony tem 3,76 microns pixels), mas deve permitir uma capacidade de disparo decente com baixa luminosidade.

Para além das fotografias em alta resolução, permite um vídeo de 8K a 30fps e 4K a 120fps, utilizando quase toda a largura do sensor. Finalmente, oferece uma profundidade de cor de 14 bits (4 triliões de cores), quadruplicando a profundidade de 12 bits da maioria dos sensores smartphone. A produção em massa está programada para começar este ano, e provavelmente veremos smartphones de 200 megapixel com este sensor em 2023.

ARTIGOS RECENTES

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *