Placas Gráficas Recebem Novo Conector de 600W

Placas gráficas vão incluir um novo conector de 12 pinos.

As placas gráficas exigem cada vez mais energia e chegamos ao ponto em que um conector de 8 pinos já não é suficiente e, em alguns casos, chegam a ser necessários três destes conectores. Agora, estes conectores vão ser substituídos por um conector compacto de 12 pinos com capacidade energética até quatro vezes superior ao de 8 pinos.

Segundo o site TechSpot, foi concebido um novo conector de energia de alta densidade como parte do standard PCIe 5.0. A sua nomenclatura é 12VHPWR e pode fornecer até 600W de potência através do conector de 12 pinos.

O novo conector será utilizador para o novo standard “High Power Connector” (H+) definido pela PCI SIG para o standard 5.0. O conector 12VHPWR utiliza um design mais compacto com apenas 3mm de espaçamento entre pinos, em vez do atual espaçamento de 4.2, o que quer dizer que será apenas ligeiramente mais largo que o atual conector de 8 pinos. O site Igor’s Lab indica que a adoção deste novo conector irá “simplificar significativamente o layout da board e design mecânico” assim como irá implicar uma gestão mais prática e reduzida de cabos nos PCs.

Apesar de não ter sido ainda confirmado, a placa gráfica com maior probabilidade de ser expedida com o 12VHPWR é a GeForce RTX 3090 Ti. Esta gráfica poderá ter um consumo energético até 450W, algo perfeitamente ao alcance deste novo conector. 

Aqueles que aguardam pelas placas gráficas que irão substituir a série-30 terão que contar também com a substituição da motherboard por um modelo que suporte PCIe 5.0, assim como a fonte de alimentação por outra mais potente com o standard 12VHPWR.

ARTIGOS RECENTES

Black Friday PCDIGA 2021

Havia um preço que te separava…até hoje! Os maiores descontos desta Black Friday estão na tua PCDIGA, não percas tempo!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *