Próxima Geração de Armazenamento Móvel da Samsung Promete Mais Desempenho nos Smartphones & Vida Útil Mais Longa da Bateria

A última versão do Universal Flash Storage, UFS 4.0, suportará capacidades até 1TB.

A Samsung apresentou hoje o UFS 4.0, que é uma nova versão de armazenamento flash móvel que promete melhorar significativamente o desempenho e a resistência dos próximos smartphones.

Geralmente, falamos somente da capacidade de armazenamento dos smartphones, mas raramente alguém fala sobre o tipo de armazenamento. No passado, a maioria dos smartphones usavam um armazenamento lento eMMC, uma solução NAND semelhante a ter um cartão SD incorporado. Em 2016, o Samsung Galaxy S6 tornou-se o primeiro dispositivo a utilizar armazenamento Flash Universal (UFS), aumentando as velocidades de leitura e escrita de 250MB/s e 125MB/s para 350MB/s e 150MB/s, respectivamente. Desde então, o armazenamento tornou-se exponencialmente mais rápido.

Com a sua chegada dois anos após o lançamento do UFS 3.1, o UFS 4.0 permitirá aos smartphones atingir velocidades de até 23,2Gbps por faixa, o dobro do padrão anterior. A Samsung, numa série de publicações no Twitter, afirma que a quantidade de largura de banda é ideal para smartphones 5G que precisam de processar enormes quantidades de dados. Usando a 7ª geração V-NAND (3D NAND) e um controlador proprietário, o armazenamento UFS 4.0 pode atingir velocidades de leitura até 4.200MB/s e velocidades de escrita até 2.800MB/s.

Não só devemos esperar um desempenho substancialmente mais rápido da próxima geração de smartphones, como a tecnologia UFS 4.0 deve também prolongar os tempos de funcionamento. A Samsung diz que a nova versão de armazenamento irá proporcionar uma velocidade de leitura sequencial de 6,0MB/s por mA, ou uma melhoria de 46% em relação à geração anterior, um salto que deverá dar aos smartphones alguma duração extra da bateria até ao final do dia.

A Samsung diz que o UFS 4.0 virá num formato compacto, 11 x 13 x 1 milímetro e suportará até 1TB de armazenamento. Esperemos que isto signifique que os smartphones Android igualem o iPhone 13 Pro e comecem a ser expedidos com até 512GB e 1TB de armazenamento integrado – especialmente agora que a slot de expansão microSD está praticamente extinta.

A produção em massa do UFS 4.0 terá início no terceiro trimestre deste ano, assim, poderemos vê-lo em smartphones de ponta lançados no final do ano, embora possa muito bem estrear-se na série Galaxy S23, que provavelmente chegará em finais de fevereiro de 2023. A Samsung diz que está atualmente “a colaborar com fabricantes de smartphones e dispositivos de consumo a nível mundial” e “a trabalhar vigorosamente para promover um ecossistema para o UFS 4.0 para impulsionar o mercado de soluções de armazenamento móvel de alto desempenho”.

ARTIGOS RECENTES

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *