PlayStation 5 vs. Xbox Series X

A Sony divulgou as especificações da sua PlayStation 5 e há algumas diferenças consideráveis entre esta consola e a Xbox Series X da Microsoft. A PS5 vem com maior rapidez no SSD, enquanto a Xbox tem um GPU mais potente.

O lançamento de ambas as consolas está previsto para o final de 2020 e, com a revelação das especificações de cada uma, começamos agora a ter uma ideia do que estas empresas estão a preparar para os jogos de próxima geração.

A PS5 virá com um CPU AMD Zen de 8 núcleos a 3.5GHz.
A Xbox Series X terá praticamente o mesmo processador, mas com frequências de 3.8GHz.

CPU da Xbox Series X

Já no GPU, processador gráfico, as diferenças são mais substanciais. A Sony optou por um AMD RDNA 2 com capacidade de 10.28 TFLOPs e 36 CUs a 2.23GHz.
A Microsft optou por um AMD RDNA 2 com capacidade de 12 TFLOPs e 52 CUs a 1.825GHz.

A Sony está a utilizar frequências varíaveis, tanto no CPU como no GPU, algo que normalmente, se falássemos de computadores desktop, seria referido como overclock.  A empresa revelou que a consola tem um balizamento de potência que está ligado aos limites térmicos do sistema. Isso significa que o desempenho da PS5 vai variar dependendo da exigência dos jogos.

Ao disponibilizar menos CUs a uma frequência variável (e mais elevada) aos programadores, a Sony espera ser capaz de obter um desempenho melhor da PS5.
Na realidade, isto vai exigir mais trabalho por parte dos programadores para optimizarem os jogos para a consola e, na prática, apenas quando for possível testar ambas as máquinas, vamos saber qual das duas consolas apresentará melhores resultados.

Na área do armazenamento também encontramos diferenças significativas.
A Sony criou um impressionante SSD de 825GB com um desempenho de 5,5GB/s! A Xbox Series X terá um SSD NVME de 1TB mas o seu desempenho é cerca de metade do seu concorrente, 2.4GB/s.
Isto terá um grande impacto, muito provavelmente, no tempo de load dos jogos.

De acordo com a Sony, será possível expandir o armazenamento da consola com SSDs NVMe, no entanto, há algumas dúvidas em relação a esta possibilidade. Têm que possuir largura de banda similar à que a Sony implementará na PS5 e, mesmo assim, a compatibilidade poderá ser complexa, uma vez que a Sony terá que validar e certificar-se que estas unidades são rápidas o suficiente para a consola.
Já a Microsoft optou por possibilitar a expansão de armazenamento através de um produto desenvolvido por si em parceria com a Seagate, um SSD, ao estilo de um “cartão de memória”, de 1TB. Para já, desconhecem-se os seus preços e especificações.

"Cartão de memória" SSD da Xbox Series X
"Cartão de memória" SSD da Xbox Series X

Aquilo que mais queríamos saber e ver não foi revelado ainda, o design da PS5, que continua guardado a sete chaves. Do outro lado, a Microsoft já revelou o aspecto da sua consola, assim como suas exactas dimensões.

XBox Series X

Geralmente, o resultado desta batalha entre consolas não é propriamente ditado pelas suas capacidades de hardware e desempenho, mas antes pelo seu preço e, claro, pelos jogos que são lançados e exclusividade.
Basta relembrar que quando a PS4 foi lançada, a Sony adiantou-se à concorrência e baixou o preço em cerca de 100€ em relação à Xbox One. A Microsoft já comunicou que desta vez não irá cometer o mesmo erro com a Xbox Series X.

Para já vimos apenas melhorias no que diz respeito aos tempos de carregamento dos jogos, o que por si já é excelente, mas a comunidade de gamers espera avanços noutras áreas também, como, obviamente, a nível gráfico e com novos patamares de realismo.
Os próximos meses são de grande expectativa e em breve veremos, certamente, divulgação de alguns títulos de nova geração para estas consolas, assim como demonstrações do que estas máquinas são realmente capazes.

ACTUALIZAÇÃO 11/06/2020

ARTIGOS RECENTES

Qualcomm Anuncia Snapdragon 8+ Gen 1

A Qualcomm está a realizar um evento de lançamento de produtos com foco móvel onde o destaque é o anúncio do novo produto topo de gama SoC da empresa, o Snapdragon 8+ Gen 1.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *