Qualcomm Anuncia Novos Processadores Mobile

A Qualcomm anunciou quatro novos processadores que deveremos começar a ver nos dispositivos mobile em breve: Snapdragon 480 Plus, Snapdragon 680, Snapdragon 695 e Snapdragon 778G Plus.

A Qualcomm anunciou quatro novos processadores para smartphone para atualizar a sua linha de média gama. Os processadores Snapdragon 480 Plus, 680, 695 e 778G Plus visam o mercado de smartphones mais acessíveis, onde tem vindo a perder terreno desde o ano passado, perdendo até o primeiro lugar para a sua concorrente MediaTek.

Este anúncio surge cerca de um mês antes do seu evento Snapdragon Summit onde deverá ser então revelado o seu próximo processador Snapdragon topo de gama, assim como outras tecnologias para os processadores de 2022.

De acordo com a Counterpoint Research, a Qualcomm detém uma participação de mercado de 32%, enquanto a MediaTek detém 43%. Apesar disto, o valor das vendas da Qualcomm é superior, dado que os lucros da MediaTek advêm maioritariamente de processadores entrada de gama, enquanto a Qualcomm se foca mais nos modelos topo de gama.

A Counterpoint Research afirma ainda que a série MediaTek Dimensity 700 está a ser bem sucedida na média gama 5G. Esta série está presente em vários smartphones de sucesso, como o Samsung Galaxy A32 e modelos de outras marcas, como Xiaomi, Poco, Realme e Oppo, marcas estas que são parceiras fundamentais também da Qualcomm.

À exceção de alguns países, como os EUA, a grande maioria adota smartphones de entrada e média gama, razão pela qual a MediaTek está a conquistar uma parte cada vez maior do mercado.

Relativamente aos novos processadores anunciados pela Qualcomm, o novo Snapdragon 480 Plus é bastante similar ao modelo anterior, o Snapdragon 480, mas com maior velocidade de relógio (2.0GHz passa para 2.2GHz) e atualização do Bluetooth (5.1 para 5.2). Mantém-se o mesmo número de núcleos, os mesmos 8nm e mesmo modem.

O processador Snapdragon 695, substituto do Snapdragon 690, passa de 8nm para 6nm, o que traz melhorias na eficiência energética e aqui, a Qualcomm afirma que há uma melhoria de 15% na velocidade do CPU e 30% no GPU.

No caso do Snapdragon 778G+ temos também uma melhoria apenas na velocidade de relógio relativamente ao 778G, passa de 24GHz para 2.5GHz.

O Snapdragon 680 passa de 11nm para 6nm, a velocidade de relógio aumenta de 2GHz para 2.4GHz e passa a suportar três câmaras, em vez de duas. É também um processador sem suporte 5G, o que o destina a mercados como África ou Índia onde o 4G é dominante.

Segundo a Qualcomm, os primeiros smartphones com estes processadores chegarão ao mercado nos próximos meses.

ARTIGOS RECENTES

Black Friday PCDIGA 2021

Havia um preço que te separava…até hoje! Os maiores descontos desta Black Friday estão na tua PCDIGA, não percas tempo!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *