A Sony revelou um novo controlador VR para a PlayStation 5 com gatilhos adaptáveis, feedback tátil e rastreamento dos dedos.

Em fevereiro, a Sony revelou que estava a desenvolver um novo sistema VR para a PlayStation 5, embora sem adiantar grandes detalhes. Supreendentemente, até porque não esperávamos novidades menos de um mês após esta declaração, a Sony revelou o novo controlador VR para a PS5.
A Novidade foi publicada no blog da PlayStation onde Nishino explica o funcionamento do novo controlador: “terá como base a inovação que introduzimos com o DualSense, que veio mudar a forma como “sentimos” os jogos na PS5 ao desbloquear uma nova maneira de explorar o nosso sentido do tacto. Agora, estamos a trazer essa inovação para os jogos VR”.
Este novo controlador tem um formato redondo que permite um grande nível de liberdade enquanto o utilizador o segura e maneja de uma forma muito natural. O seu formato combinado com um peso equilibrado deverá permitir longas sessões de VR sem sentir fadiga nas mãos. Tal como no DualSense, a Sony utilizada gatilhos adaptáveis, tanto no controlador esquerdo como direito, além do feedback táctil para uma maior sensação de imersão.

Além do controlador, espera-se também um novo headset, no entanto, este não foi ainda revelado, mas a Sony confirmou que irá rastrear os novos controladores através de um anel existente na parte inferior para este efeito.
A Sony focou-se em permitir que gestos mais naturais possam ser visualizados em ambientes virtuais, por isso, os controladores são capazes de rastrear o movimento do polegar, indicador e dedo médio sem que seja necessário pressionar qualquer botão.
Relativamente ao posicionamento dos botões, Nishino explica a separação: o controlador esquerdo possui um stick analógico, os botões triângulo e quadrado, um botão “grip” (L1), gatilho (L2), e botão “Create”. O controlador direito possui um stick analógico, os botões círculo e X, botão “grip” (R1), gatilho (R2), e botão “Options”. O botão “grip” pode ser utilizado para apanhar objetos no jogo, por exemplo”.
A Sony prepara-se para enviar protótipos destes novos controladores para os programadores de jogos para que possam criar jogos que tirem total partido dos novos recursos e, claro, para que estejam disponíveis assim que sejam lançados para o mercado.
Considerando que a Sony está realmente a trabalhar a toda a velocidade no sistema VR da PS5, é possível que vejamos o headset em breve.