Colunas de Som: Bluetooth, WiFi e Portáteis

Na década de 90 era moda passear com a aparelhagem ao ombro e dar música nas ruas, esta tendência voltou em força na nossa atualidade, mas agora com colunas de som tão leves que nos surpreendem. Levar a música para onde quer que vamos é um luxo, colunas de som portáteis e leves vieram revolucionar o mercado deste tipo de equipamentos. 

Mais que Moda é um Essencial

Hoje em dia este pequeno acessório é tão fundamental como um telemóvel, emparelha-se via Bluetooth com os nossos dispositivos móveis e permite ouvir o áudio que quisermos, desde música, a podcasts ou até mesmo para amplificar o áudio do smartphone.  As opções são imensas e cada um é livre de escolher aquilo que quer ouvir com bom som. As colunas volumosas e pesadas já passaram à história. Agora, com estes dispositivos tão pequenos e portáteis é possível ter bom som a qualquer hora e em qualquer lugar, sem necessitar de uma tomada elétrica por perto.

Quais as SubCategorias de Colunas de Som?

O mercado de colunas de som está claramente em expansão e cada marca esforça-se para criar aparelhos cada vez mais pequenos e poderosos, mas principalmente sem fios. A revolução nas colunas de som já chegou ao ponto de existirem colunas de bolso, isso mesmo, colunas poderosas que cabem até no bolso! Há 20 anos isto seria impensável! As colunas de som dividem-se em vários tipos e diferentes modos de emparelhagem (bluetooth, wi-fi, etc). Fica a conhecer aqui todos os modelos que temos disponíveis na tua PCDIGA e escolhe o que se adapta melhor às tuas necessidades.

1. Colunas Bluetooth
Coluna Portátil JBL GO 3 Bluetooth Preta

Talvez as mais frequentes e conhecidas, permitem conexão através do sistema Bluetooth (disponível na maioria dos smartphones da atualidade). Pela sua facilidade ligação, não necessitam instalação de software no teu smartphone, são os mais procurados. Ou seja, basta emparelhares a coluna ao teu smartphone e está pronto para produzir as tuas músicas preferidas! Algumas colunas têm como extra os botões que permitem aumentar ou baixar o volume diretamente na coluna, bem como a iluminação RGB colorida e personalizável que dá um toque festivo à coluna. As colunas JBL são umas das mais utilizadas no momento.

2. Colunas Wi-Fi

Além da ligação através de Bluetooth, existem colunas Wi-Fi, isto é, que se conectam e emperalham através de Wi-Fi. Alguns desses exemplos: Apple AirPlay, DLNA, DTS Play-Fi, Heos e Sonos. O Wi-Fi suporta mais largura de banda do que o Bluetooth, portanto, pode suportar áudio de alta qualidade. Além disso, também pode ser integrado à rede doméstica, que permite o áudio de qualquer dispositivo conectado ao Wi-Fi, sem precisar de emparelhar. Se pretendes conectar a tua coluna via Wi-fi, deves verificar nas especificações se a coluna dispõe desta característica. 

3. Colunas Para Tv
Soundbar Sharp HT-SBW800 5.1.2 Wireless Dolby Atmos 570W Bluetooth Preta

A gama de colunas portáteis é muito vasta e, por isso, já inclui colunas para ampliar o som da tua televisão. Os sistemas de som mais utilizados para este fim são as soundbars, no nosso site podes consultar uma grande variedade de colunas para tv. Vê filmes como se estivesses no cinema e desfruta de um áudio irrepreensível. Aproveita o tempo em casa para te pores a par de todas as séries em atraso e vê os filmes mais recentes. 

Qual a Melhor Coluna Portátil?

Com tanta oferta é difícil escolher a melhor coluna portátil. Há muitas marcas disponíveis no mercado, contudo, as mais famosas de momento são as colunas JBL, colunas Marshall, colunas Bose e colunas Sony. Estas marcas já nos habituaram aos seus produtos de qualidade e não deixam de surpreender com colunas portáteis com transmissão de som de alta fidelidade. Antes de comprares a tua coluna, fica a conhecer algumas das 6 características importantes a considerar. 

  1. Bluetooth 4 ou 5 – o Bluetooth versão 5.0 atinge o máximo em 120 metros, enquanto a versão 4.2 atinge o máximo em cerca de 30 metros. O Bluetooth 5 atinge velocidades de 2 Mbps e é compatível com uma série de dispositivos domésticos inteligentes, enquanto a versão 4.1 atinge apenas o limite de 1 Mbps.
  2. Prova de Água –  A classificação IP determina o nível de resistência à água da coluna portátil. Um dispositivo IPX7 sobrevive a uma chuva torrencial e quedas fortes. Já o IP68 permite que a coluna fique até 1,5 m de profundidade da água até 30 minutos.
  3. Smart – Algumas colunas conectam-se com assistentes virtuais,  como Amazon Alexa, Google Assistant e Siri. Por exemplo, com o Alexa Voice Assistant integrado, a coluna pode responder às tuas perguntas e reproduzir as tuas músicas favoritas.
  4. Multi-Room – Permite emparelhar vários altifalantes para obter um maior som. A vantagem de usar Bluetooth em vez de wi-fi é que não precisas de uma conexão com a Internet, o sistema continuará a funcionar mesmo se a banda larga falhar. 
  5. Entrada Aux – Algumas colunas Bluetooth têm entrada de um áudio. Isto permite conectar a um smartphone mais antigo, por exemplo, ou a uma televisão. 
  6. aptX HD – É importante para quem ouve áudio de alta resolução. O codec de áudio que suporta streaming de áudio de 24 bits via Bluetooth e reduz a distorção.

Colunas de Som: Ainda tens dúvidas?

Analisadas todas estas especificações, já podes descobrir qual a melhor coluna portátil para ti e fazer a melhor compra. Recordamos que se tiveres alguma dúvida, poderás sempre deixar um comentário e tentaremos responder com a maior brevidade possível. Aproveita as nossas promoções em colunas portáteis e descobre o modelo ideal para ti. 

ARTIGOS RECENTES

Smartwatch Xiaomi

Qual o Melhor Smartwatch Xiaomi?

A oferta é imensa e qualidade não falta. Neste artigo espreitamos a enorme oferta da marca e tentamos descobrir qual o melhor smartwatch Xiaomi.

AMD Vai Anunciar Nova Placa Gráfica

A AMD prepara-se para anunciar nova placa gráfica a 3 de março num evento online. Esta gráfica fará parte da família das Radeon RX 6000.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *