Como Escolher o Forno Ideal?

O forno é um eletrodoméstico essencial em qualquer cozinha, e muitas vezes, faz parte do fogão já que costuma ser colocado imediatamente abaixo. Já lá vai o tempo em que se usavam fornos a gás que eram muito mais perigosos e requeriam mais trabalho para acender. Atualmente, o forno elétrico facilita-nos o dia a dia, na medida em que existem alguns modelos inteligentes que permitem, entre várias funcionalidades, controlar o tempo de cozedura dos alimentos.

Aproveita para cozinhar pratos saborosos

Apropriados para famílias pequenas ou numerosas, os fornos são cada vez mais eficientes energeticamente e económicos. Permitem fazer pratos especiais, bolos ou até mesmo pizas. Basta selecionar a temperatura desejada, o tipo de aquecimento e ligar o equipamento. Escolher este eletrodoméstico não é uma tarefa fácil e, por isso, neste artigo poderás conhecer os vários tipos de modelos disponíveis e descobrir qual o mais indicado para as tuas necessidades.

Quais os fatores a considerar num Forno?

Um bom forno tem um eletrodoméstico de grande durabilidade e, por esse motivo, é algo que deve ser escolhido com cautela. Antes de mais deverá adaptar-se às tuas necessidades culinárias e poderão ainda incluir especificações smart. Os melhores fornos aquecem de forma rápida até chegarem à temperatura pretendida e espalham o calor uniformemente por todo o equipamento.

1. Classe Energética

Qualquer um dos modelos disponibiliza toda a informação necessária para a sua compra. Na etiqueta energética, podes encontrar vários detalhes. Fica a conhecer especificamente na imagem seguinte.

Etiqueta energética de um forno

A informação energética disponível é a seguinte: o ícon do forno significa que é elétrico. Imediatamente abaixo, está presente a classe de eficiência energética desse modelo. A imagem do forno aberto refere o volume útil do compartimento em litros, já ao lado indica o consumo de energia por ciclo, em KWh/ciclo, nos modos de aquecimento convencional e de circulação forçada (caso disponível). Antes de escolheres, é fundamental teres em conta esta informação essencial, que poderá implicar uma poupança significativa na fatura da luz.

2. Dimensão

A capacidade do forno pode variar de 51 a 76 litros, sendo que, em média, costuma ter 64 litros. O layout e a posição das prateleiras também fazem uma grande diferença, visto que um modelo com maiores dimensões pode ter menos espaço disponível para cozinhar do que um mais pequeno. 

Dimensões médias de um forno

Outro aspeto fudamental a considerar é o espaço disponível que tens na tua cozinha. Imagens como a anterior ajudam a ter uma ideia mais concreta das medidas do eletrodoméstico  e, através destes dados, poderás comparar com o espaço disponível. 

3. Performance

Uma outra caraterística a analisar antes de comprar um forno é a ventoinha no interior. A maioria dos modelos elétricos tem uma ventoinha deste tipo para circular o calor de maneira mais uniforme. Desta forma, a temperatura é consistente em todo o equipamento. O ar é aquecido por elementos elétricos na parte superior e/ou inferior com uma ventoinha na parte traseira. Neste tipo de eletrodomésticos, há a opção de ligar ou desligar a ventoinha, dependendo do que queres cozinhar. Além disto, há ainda um conjunto de dicas que podes adotar para melhorar a performance deste equipamento.

Dicas para Melhorar a Performance

LONGOS TEMPOS DE PRÉ-AQUECIMENTO
Abrir a porta do forno durante o pré-aquecimento fará com que demore mais. Além disto, é necessário ter em conta os seguintes fatores:

  • As prateleiras não utilizadas não devem ser deixadas dentro do eletrodoméstico;
  • Não é aconselhado forrar o fundo do equipamento com papel alumínio, visto que pode  bloquear o fluxo de ar;
  • Pode ser instalado em 208 V, em vez de 240 V.

DESEMPENHO DE COZEDURA
Se o que estás a cozinhar não fica com o aspeto que desejas, o problema pode estar no recipiente utilizado. O material, a forma e a cor do recipiente que vai ao forno, afetam o aspeto final dos pratos cozinhados.

FORNO MULTIFUNCIONAL
Este modelo é uma combinação de ventoinha e forno convencional, proporcionando a máxima versatilidade. Cada função pode ser usada de forma separada ou em conjunto, dependendo do tipo de alimento que queres cozinhar. Alguns modelos dispõem de uma grelha que pode ser usada com a ventoinha, dando um efeito semelhante ao churrasco.

Tipos de Forno

 Existem quatro modelos que apresentam diferentes métodos de cozedura – convencional, conveção, microondas e combinados. Os fornos convencionais geralmente têm dois elementos de aquecimento e os fornos de conveção têm uma ventoinha que circula o calor para um cozinhar mais rápido e uniforme. Os fornos-microondas usam radiação para cozinhar os alimentos e os combinados têm a conveniência de combinar a conveção com micro-ondas numa única unidade. Para além destas características, existem dois principais tipos de fornos: os de encastre e os mini-fornos. 

Fornos de Encastre

Escolhe o Forno Ideal

Forno de encastre ou Mini-forno, escolhe a melhor opção. Depois de teres conhecimento de todas estas dicas, já tens tudo o que precisas para de saber para escolheres o teu modelo. Contudo, o mais importante é que escolhas uma opção que esteja dentro do teu orçamento e, ao mesmo tempo, atenda as necessidades do teu dia a dia. Encontra no nosso site o modelo mais indicado para ti.

ARTIGOS RECENTES

Xiaomi Sugere Nova Mi TV OLED

A Xiaomi tem abordado a possibilidade de estar a desenvolver um novo modelo de Mi TV, desta vez com ecrã OLED. Não foram partilhados quaisquer detalhes, mas um utilizador (tipster) sugere que pode tratar-se da próxima geração de televisores OLED. 

Os Novos Recursos Que Chegam Com o iOS 15

Ainda há relativamente pouco tempo foi anunciado o iOS 14.5, que trouxe várias novidades, e a Apple já anunciou nova versão do seu sistema operativo móvel, o iOS 15.

Kingston Substitui HyperX Por Fury

Depois da HP ter adquirido a HyperX (a divisão de periféricos gaming), a Kingston, que manteve posse da divisão de memórias, altera o nome da HyperX para Fury.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *